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C Ó D I G O D E É T I C A
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Visão A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.
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MORAL e ÉTICA
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PORTANTO, NEM TODA MORAL É ÉTICA!
SER MORAL: “agir de acordo com os costumes e observar as normas coletivas” SER ÉTICO: “refletir sobre as escolhas, importando-se com os outros, procurando fazer bem aos semelhantes e responder pelo que faz” PORTANTO, NEM TODA MORAL É ÉTICA! Fonte: Henry Srour, no livro “Ética Empresarial”
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Moral Brasileira
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Ética Convenção sobre a Escravatura
Convenção Sobre os Direitos da Criança Convenções da OIT Ética Declaração Universal dos Direitos Humanos Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção Convenção contra a Tortura
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“A moral está relacionada com a tradição, costumes e leis, enquanto a ética procura fazer uma reflexão crítica a respeito da moral, colocando como premissa básica o bem comum.” Terezinha Rios
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ÉTICA EMPRESARIAL
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A RESPONSABILIDADE CORPORATIVA refere-se à FORMA DE GESTÃO que visa à SUSTENTABILIDADE da empresa e da sociedade , por meio do cuidado constante com a QUALIDADE DOS RELACIONAMENTOS com acionistas, empregados, clientes, fornecedores, comunidade e outros públicos de interesse , considerando o EQUILÍBRIO entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais.
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Gestão Responsável Engajamento com todos os seus Públicos de Interesse
SUSTENTABILIDADE Gestão Responsável Engajamento com todos os seus Públicos de Interesse Triple Bottom Line – Tripé da Sustentabilidade (Aspectos Econômicos, Sociais e Ambientais)
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Gestão Responsável SUSTENTABILIDADE
Consumidores/ Clientes Governo e Sociedade Comunidade Código de Ética Fornecedores Empresa Público Interno Concorrentes Acionistas Meio Ambiente Triple Bottom Line – Tripé da Sustentabilidade (Aspectos Econômicos, Sociais e Ambientais)
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As características das fraudadoras
Revista Exame Ganância e vaidade Estudo mostra que a razão das fraudes empresariais não está nas estruturas de governança - mas no ego dos executivos/ Por Ana Luiza Herzog As características das fraudadoras Os aspectos comuns das companhias que provocaram alguns dos principais escândalos dos últimos tempos: As estruturas de governança corporativa eram semelhantes às de suas principais concorrentes Os executivos receberam oito vezes mais opções de ações do que seus pares em outras empresas As metas anuais eram quatro vezes mais agressivas As expectativas de crescimento dos analistas para algumas dessas empresas chegavam a 55% ao ano Fonte: How Greed and Ego Can Destroy Companies/ The Dilemma of the Successful CEO by Kees Cools
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Principais causas de acomodações éticas
1. Concretizar objetivos financeiros ou empresariais fortemente ambiciosos 2. Aceitar pressões programadas 3. Ajudar a empresa para que se consiga sobreviver 4. Racionalizar, considerando que outros fazem a mesma coisa 5. Resistir a pressões competitivas 6. Salvar empregos
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Consumo de álcool e drogas Conflito de interesses 34% Roubo e furto
Percentual de trabalhadores que afirmam que estas infrações éticas são cometidas por colegas Mentir aos chefes 45% Falsificar registros 36% Consumo de álcool e drogas Conflito de interesses 34% Roubo e furto 27% Aceitação de presentes ou de pagamento de entretenimento que viole a política da companhia 26% Fonte: Ethics Resource Center/Society for Human Resource Management, 1997
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Segundo Jack Welch, CEO da GE
Identifica-se com os valores Não se identifica com os valores Não traz resultados Traz resultados II I III IV Ideais Demitidos Potenciais
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“Quando destacamos as dimensões éticas desse novo modo de fazer empresa, não o fazemos como resultado de um afã moralista. Estamos, isto sim, comprometidos com a busca de melhores resultados — que não serão alcançados sem o parâmetro de um conjunto de valores éticos.” Fonte: Diálogo e ética nas organizações - Rafael Echeverría
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ESCÂNDALOS CORPORATIVOS
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Casos de Sucesso
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Código de Ética – O QUE É ? Documento que reflete os valores da empresa, permeando as condutas dos colaboradores no cotidiano; Considera os interesses dos diferentes públicos de relacionamento; Visa à transparência nos relacionamentos; Instrumento educativo e disseminador, que orienta, mas não toma decisões Sistematizado, é um importante instrumento de gestão.
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