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Marketing e Comunicação

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Apresentação em tema: "Marketing e Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing e Comunicação
Eduardo Picanço, D.Sc.

2 Objetivo do encontro Fazer uma abordagem sobre o marketing como um todo, a ser aplicado em qualquer tipo de organização.

3 Faça seu marketing!

4 Marketing - Antes da Guerra; - Pós-Guerra;
- Miopia em Marketing - TEXTO; - Influência da C&T; - Marketing estratégico.

5 Vídeos comparativos

6 Marketing Estratégico: Regis McKenna
- Posicionamento de mercado; - Posicionamento do Produto; - Posicionamento da empresa.

7 Então, o que é Marketing? É um processo ...

8 Então, o que é Marketing? É o processo de planejamento e execução da criação, estabelecimento de preço, promoção e distribuição ...

9 Então, o que é Marketing? É o processo de planejamento e execução da criação, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de idéias, produtos e/ou serviços, organizações, pessoas e eventos ...

10 Então, o que é Marketing? É o processo de planejamento e execução da criação, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de idéias, produtos e/ou serviços, organizações, pessoas e eventos, com vistas a criar os intercâmbios ...

11 Então, o que é Marketing? É o processo de planejamento e execução da criação, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de idéias, produtos e/ou serviços, organizações, pessoas e eventos, com vistas a criar os intercâmbios que irão satisfazer as necessidades dos indivíduos e organizações.

12 Produto Serviço Pessoa Lugar Causa Institucional
Tipo Descrição Exemplo Produto Marketing destinado a criar trocas para produtos tangíveis Estratégias para vender os produtos da Casa e Vídeo Serviço Pessoa Lugar Causa Institucional Marketing destinado a criar trocas para produtos intangíveis Marketing destinado a criar ações favoráveis em relação a pessoas Marketing destinado a atrair pessoas para lugares Marketing destinado a criar apoio para idéias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis Marketing destinado a criar uma identidade entre empresas e o meio ambiente Estratégias da Disney para vender “sonhos” Estratégias para obter votos para Lula Estratégias para levar pessoas a passar férias na Bahia Estratégias para divulgar programas de responsabilidade social Estratégias para estimular uso de camisinha

13 MIX de Marketing

14 MIX de Promoção

15 O que é pesquisa de MKT? “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa” (Philip Kotler)

16 Tipos de informações Qual é a participação de mercado de uma marca?
Qual é o perfil demográfico, socioeconômico e psicológico do consumidor? Qual é o grau de satisfação dos usuários? Quais as razões de rejeição/ não uso do produto? Quais são os pontos fortes e os pontos fracos da organização, na percepção do usuário?

17 Tipos de pesquisa

18 Fontes de informação Primárias: você mesmo produz os dados ou informações; Secundárias: você “garimpa” informações ou dados produzidos por outros;

19 Forma de coleta de dados
- Entrevista pessoal (livre ou direcionada); - Entrevista em grupo (dinâmica); - Entrevista por telefone; - Questionário (perguntas abertas, fechadas e de ordenação); - Questionário premiado.

20 Classificação de Consumidores
Utilizado tanto em pesquisas qualitativas quanto quantitativas Classifica os respondentes segundo critérios socioeconômicos, demográficos e de estilo de vida CRITÉRIO NORMALMENTE ADOTADO: “Brasil” – ANEP ANEP: Associação Nacional das Empresas de Pesquisa Critério adotado como parâmetro para análise do poder aquisitivo do público em estudo. IMPORTÂNCIA: cruzamento das respostas obtidas nas pesquisas com a identificação dos diferentes tipos de consumidores.

21 Amostragem PROBABILÍSTICAS: Utilizam-se os conceitos de estatísticas
NÃO PROBABILÍSTICAS: Selecionadas por critérios subjetivos do pesquisador, de acordo com sua experiência e com objetivos do estudo. Podem ser: Por conveniência Por julgamento Por cota PROBABILÍSTICAS: Utilizam-se os conceitos de estatísticas Podem ser: Probabilísticas simples Probabilísticas estratificadas Probabilísticas Sistemáticas

22 Tamanho da Amostra Onde: N é o número de elementos da população
n é o tamanho da amostra E é o erro amostral tolerável (Ex.: 2% = 0,02 )

23 Exemplo Em uma empresa que contém 2000 colaboradores, deseja-se fazer uma pesquisa de satisfação. Quantos colaboradores devem ser entrevistados para tal estudo?

24 Exemplo A organização submeteu a seguinte pergunta a seus funcionários: Qual a melhor forma para aliviar as tensões do trabalho? E teve a seguinte distribuição de respostas Festa de fim de ano: 10% dos votos – 111 pessoas da amostra ou 200 do total; Intervalos regulares: 30% (amostra) ou 600 pessoas; Salas de relaxamento: 20% (amostra) ou 400 pessoas; Exercícios: 27% (amostra) ou 540 pessoas; Free time: 13% (amostra) ou 260 pessoas;

25 Tecnicamente empatados
Exemplo Com o erro de 2%, ou seja 40 pessoas. Significa que: Festa de fim de ano: 200 votos – 160 a 240; Intervalos regulares: 600 votos – 560 a 640; Salas de relaxamento: 400 votos – 360 a 440; Exercícios: 540 votos – 500 a 580; Free time: 260 votos – 220 a 300; Tecnicamente empatados


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