A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cursos de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cursos de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 Cursos de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
e Planejamento, Implementação e Gestão de EAD Aula Inaugural

2 SUMÁRIO Universidade Aberta do Brasil (UAB) LANTE – UFF O aluno na EAD
Apresentação dos Cursos NTEM e PIGEAD Disciplinas / Módulos Critérios de Aprovação Disciplinas oferecidas Ambiente Virtual Moodle Assuntos Gerais

3 Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Projeto criado pelo MEC, em 2005, para a implantação de um sistema nacional de educação superior, formado por instituições públicas.

4 O projeto UAB vislumbra atender com ensino superior público de qualidade os Municípios brasileiros que não têm oferta suficiente de cursos para atender a todos os cidadãos.

5 Pólos UAB 5

6 Educação a Distância (EAD)
Comunicação de múltiplas vias Modalidade alternativa para superar limites de tempo e de espaço Possibilidades ampliadas pelo uso da tecnologia

7 Referenciais da EAD Aprender a conhecer Aprender a fazer Aprender a ser Aprender ao longo da vida (aprender a aprender)

8 Deixa de ser concebida como mera transferência de informações
Educação Deixa de ser concebida como mera transferência de informações Passa a ser norteada pela contextualização de conhecimentos úteis ao aluno

9 O que se espera do aluno que estuda a distância
Estar motivado Ser organizado Saber estudar de forma independente e autônoma Saber pesquisar conteúdos complementares em outras fontes

10 O que se espera do aluno que estuda a distância
Ter iniciativa para apresentar idéias, questionamentos e sugestões Saber trabalhar em grupo Ser disciplinado, a fim de cumprir os objetivos que estabeleceu para si mesmo

11 Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (NTEM)
Objetivos do Curso Apresentar recursos e técnicas para o ensino da Matemática sob um ponto de vista motivador e atual Introduzir novas tecnologias, em apoio ao processo pedagógico, para o ensino da Matemática nos níveis fundamental e médio

12 Núcleo Obrigatório (NTEM)
Informática Educativa I História da Matemática através de Problemas Informática no Ensino da Matemática I Metodologia do Trabalho Científico

13 Núcleo Optativo (NTEM)
Informática Educativa II Informática no Ensino da Matemática II Argumentação e Conceito de Prova em Matemática Tópicos em Álgebra Tópicos de Aritmética, Álgebra e Geometria para o Ensino Médio Tópicos em Ensino da Geometria Tópicos em Educação Matemática Tópicos em Geometria Tópicos de Cálculo Diferencial e Integral

14 Qualificação para Tutoria (NTEM)
Disciplina Eletiva: Sistema de Tutoria em Cursos a Distância

15 Requisitos para Conclusão (NTEM)
Núcleo Obrigatório: 4 disciplinas Núcleo Optativo: 4 disciplinas Trabalho Final de Curso Tempo Máximo: 2 anos

16 Disciplinas oferecidas
De outubro a dezembro de 2008: Informática Educativa I História da Matemática através de Problemas De fevereiro a abril de 2009: Informática no Ensino da Matemática I Tópicos em Ensino de Geometria Tópicos em Cálculo Diferencial e Integral

17 Ementa de Informática Educativa I
História da Informática Educativa Teorias Pedagógicas: fundamentos dos processos de ensino-aprendizagem Softwares educacionais: tutoriais, exercício e prática, ambientes abertos, jogos Feira de exibição de software Avaliação da qualidade de software educacional

18 Ementa de História da Matemática através de Problemas
Problemas famosos: Trisseção do ângulo, duplicação do cubo e quadratura do círculo O quinto postulado da Geometria Euclidiana Problemas de tangentes a curvas Resolução de equações algébricas O dilema de Pitágoras

19 Ementa de História da Matemática através de Problemas
Teoria das proporções de Eudoxo Construção dos números reais Teoria dos conjuntos e os números transfinitos de Cantor Números e codificação de mensagens

20 Planejamento, Implementação e Gestão em EAD (PIGEAD)
Objetivos do curso Possibilitar a formação do profissional de EaD, docente ou técnico; Viabilizar o acesso aos conteúdos básicos inerentes à área, bem como a discutir de questões pertinentes a essa realidade, em todos os seus níveis de execução.

21 Planejamento, Implementação e Gestão em EAD (PIGEAD)
Socializar as experiências de exercício da metodologia da Educação a distância implementadas pela UFF, em cursos de graduação e especialização no âmbito do Consórcio CEDERJ e da UAB. Capacitar professores da rede pública, profissionais atuantes nos cursos da UAB e outros profissionais que buscam se aprimorar nesta área do conhecimento.

22 Planejamento, Implementação e Gestão em EAD (PIGEAD)
Tratar das questões pertinentes aos contextos dos cursos na modalidade a distância, a saber: questões que dizem respeito aos ambientes virtuais de aprendizagem, aos aspectos teóricos relativos aos processos de ensino-aprendizagem, às mídias de comunicação utilizadas, aos processos de interação e às avaliações .

23 Curso de Especialização PIGEAD
Módulo 1 – Ambiente Virtual Moodle – Mídias de Comunicação e Fundamentos de EAD Módulo 2 – Desenvolvimento de Cursos a Distância com Foco no Aluno Módulo 3 – Produção de Material Didático Impresso e Virtual Módulo 4 – Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação Módulo 5 – Sistema de Tutoria em Cursos a Distância

24 Curso de Especialização PIGEAD
Módulo 6 – Metodologia do Trabalho Científico Módulo 7 – Gestão de Cursos a Distância Módulo 8 – Avaliação de Aprendizagem e Institucional Módulo 9 – Gestão de Pólos Regionais Trabalho Final de Curso

25 Módulo 1 – Objetivos Capacitar docentes, técnicos, tutores e gestores que irão participar dos cursos de graduação e de especialização a distância. Discutir os conteúdos básicos que embasam o planejamento, a implantação, a gestão, a tutoria e a elaboração de material didático para cursos a distância: fundamentos da EAD, mídias e ambientes virtuais de aprendizagem.

26 Módulo 1 - Equipe Coordenador Módulo Tutoria Tutor

27 Mídias e Plataformas de EAD
Módulo I - Discute os conteúdos básicos que embasam os Módulos posteriores. Fundamentos de EAD Educação a Distância Teorias de aprendizagens aplicadas à EAD Referenciais de qualidade em EAD Mídias e Plataformas de EAD Mídias para EAD Plataformas de EAD Educação a Distância Baseada na Web Aprendizagem colaborativa Projetos de EAD Produção de material didático para EAD

28 Módulo II – Metas e Objetivos
Discutir os elementos do paradigma do ensino presencial e do ensino a distância Objetivos: Apresentar os elementos importantes na construção de um projeto pedagógico com foco no aluno.

29 NF Média ponderada de N1 e N2 cujos pesos são variáveis.
Critério de Aprovação NTEM/PIGEAD Prova Presencial ou Trabalho (N1) Atividades Eletrônicas (fóruns, chats) (N2) NF Média ponderada de N1 e N cujos pesos são variáveis. NF deve ser igual ou superior a 6,0

30 MG = Média Aritmética das NF MG 7
Média Geral mínima para a obtenção do título de especialista MG = Média Aritmética das NF MG

31 Plataforma LANTE/MOODLE
Ambiente virtual de aprendizagem customizado a partir do Moodle

32 Para começar a utilizar a plataforma LANTE/MOODLE
Login: CPF (sem pontos ou traço) Senha: lante123

33

34

35

36

37

38 Tutoriais Básicos do Moodle
Tutoriais em Vídeo

39 Dúvidas ou problemas com a Plataforma Moodle?

40 Secretarias dos Cursos
Telefone (21)


Carregar ppt "Cursos de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google