A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas 06 e 07 – PECULIARIDADES DOS ESPAÇOS DE RECREAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas 06 e 07 – PECULIARIDADES DOS ESPAÇOS DE RECREAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 Aulas 06 e 07 – PECULIARIDADES DOS ESPAÇOS DE RECREAÇÃO
TÉCNICAS DE RECREAÇÃO Aulas 06 e 07 – PECULIARIDADES DOS ESPAÇOS DE RECREAÇÃO

2 AVALIAÇÃO PERGUNTAS SOBRE A ENTREVISTA COM PATCH ADAMS:
QUEM É PATCH ADAMS E QUAL O SEU GRANDE LEGADO? ELE FICOU RICO COM SUA PROPOSTA INOVADORA? POR QUE? QUAL A OPINIÃO DO VERDADEIRO PATCH ADAMS SOBRE O FILME HOMÔNIMO?

3 ESCOLAS A recreação na escola é, talvez, o mais antigo trabalho de recreação profissional conhecido. Os professores de sala ou de educação física tradicionalmente desenvolvem atividades com finalidades de melhoria psicomotora e sociocultural dos alunos. Contudo, tem se tornado cada vez mais frequente o uso da recreação de modo mais amplo, inclusive fora do tempo e de espaço formais de aula. Neste caso, há tanto atividades “produtivas” como as que são “lúdicas por si só”.

4 ESCOLAS A recreação na escola acontece em 02 momentos.
Durante a aula e fora do horário de aula. O Calendário Escolar proporciona eventos em que se podem desenvolver atividades e técnicas recreativas. As atividades mais comuns são festas, gincanas, matroginástica, programas de férias, festivais de dança ou música, concursos e outros. Fora da escola tem-se os acampamentos, acantonamentos, visitas técnicas e estudos do meio.

5 ESCOLAS Os programas de férias são atividades feitas durante o recesso escolar. A escola abre suas portas para os alunos e familiares, promovendo atividades eminentemente lúdicas. O intuito é entretê-las e gerar um vínculo afetivo com o ambiente. Podem ser feitas atividades artísticas, físicas, culturais e sociais.

6 HOTÉIS Existem algumas categorias específicas: PRAIA
Atividades na praia, mar, piscina e arenas esportivas de areia. Maior incidência de jovens, exigindo atividades de muita movimentação e sociabilidade. A dinâmica das atividades é média.

7 HOTÉIS CAMPO OU FAZENDA Grandes áreas livres disponíveis
Contato com a natureza e elementos da ruralidade (tranquilidade, rusticidade, lentidão) Há a predominância de famílias e casais. A dinâmica das atividades é baixa.

8 HOTÉIS HOTEL SEMI-URBANOS (ESTRUTURA DE EVENTOS EM DESTINAÇÕES TURÍSTICAS) Espaço disponível é menor. As atividades são mais indoor ou exigem que o hóspede saia da área do hotel para realizá-las. Há todos os tipos de faixas etárias, inclusive terceira idade. A dinâmica das atividades é predominantemente calma.

9 HOTÉIS RESORTS Espaço criado para o lazer e recreação (piscinas com toboáguas, biribol, quadra, salões de jogos, de festas, de carteado, esportes de aventura, bosques, etc) Pré-disposição dos hóspedes para atividades recreativas. Equipe de recreação altamente qualificada. Nível de exigência e renda dos hóspedes é alto. A dinâmica das atividades é altíssima.

10 HOTÉIS Há ainda outras modalidades de hospedagem: Spas Lodges
Navios de Cruzeiro (Capítulo a parte) Acantonamentos (Capítulo a parte)

11 HOTÉIS O SERVIÇO DE RECREAÇÃO
Agrega valor à experiência de hospedagem (complemento da oferta) Em alguns casos, é um dos diferenciais do hotel, sendo decisivo para a escolha daquele estabelecimento. Um dos problemas mais comuns é o fato da gerência supor que todos os hóspedes devam participar da Programação Recreativa, para recuperar o “investimento” na estrutura de lazer. A participação dos hóspedes, no entanto, deve ser estimulada pela equipe de recreadores e não obrigada.

12 HOTÉIS CITE FORMAS DE ESTÍMULO À PARTICIPAÇÃO DOS HÓSPEDES EM ATIVIDADES RECREATIVAS?

13 HOTÉIS Planejamento adequado das atividades
Realizar atividades de “Quebra-gelo” Por Faixa Etária, respeitando os limites e os interessses de cada um. Divulgando a Programação de forma ostensiva e divertida. Oferecendo brindes pela participação. Mobilizando os “líderes”, mais propensos à prática recreativa.

14 HOTÉIS CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE RECREAÇÃO
Direta: O hotel aciona diretamente uma equipe de recreadores free-lancers. Usado em estabelecimentos com alta ocupação durante todo o ano. Semi-direta: O hotel contrata apenas um ou dois coordenadores. Estes acionam sua rede de contatos, de acordo com o fluxo de hóspedes. É mais usado por hotéis com alta sazonalidade. Indireta: O hotel contrata uma empresa de recreação, sem vínculos diretos com recreadores. A empresa contrata os free-lancers ou colaboradores da mesma. Neste caso, o custo tende a ser maior.

15 HOTÉIS PLANO DE AÇÃO 40 hóspedes por recreador (média)
Pode variar dependendo do perfil do público e/ou disponibilidade de recursos, e/ou ênfase para programação recreativa. O coordenador da equipe é sempre o elo de ligação entre a gerência do hotel e a equipe de recreadores. Sua função é mais de supervisor do que de animador.

16 HOTÉIS DESGASTE A sobrecarga de trabalha é enorme.
Gera desgaste físico e psicológico. Há temporadas de mais de 02 meses de duração (natal a carnaval) São essencias folgas, após, no máximo, 06 dias seguidos de atividades. Como alguns hóspedes são habituês, é preciso reclicar-se constantemente (leque de atividades, aparência, grandes temas).

17 HOTÉIS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS Propriedade do hotel
Recreadores são responsáveis por zelar antes, durante e depois da atividade. Devem requisitar junto a gerência os equipamentos a serem usados.

18 ACAMPAMENTOS / ACANTONAMENTOS
Ambas as palavras tem dupla conotação. ACAMPAMENTO: ATITUDE: Instalar-se em barracas. Toda pessoa que estiver usando barracas como forma de acomodação está fazendo um acampamento. ESPAÇO FÍSICO: O local onde as barracas são montadas costuma ser chamado de acampamento (selvagem ou em camping).

19 ACAMPAMENTOS / ACANTONAMENTOS
ATITUDE: Quando um grupo de pessoas com características comuns se desloca para um mesmo lugar, tendo ao menos um objetivo comum e espírito lúdico como pressuposto. Não importa se acontece num hotel, sítio ou casa de praia. ESPAÇO FÍSICO: Basicamente sítios e chácaras foram adaptados e aperfeiçoados para receber o público supracitado. São características desses locais: alojamentos (chalés ou quartos); refeitório; infraestrutura básica (água, luz, esgoto); instalações esportivas e recreativas; áreas verdes; exploração comercial.

20 ACAMPAMENTOS / ACANTONAMENTOS
POR QUE NO BRASIL SE USA O TERMO ACAMPAMENTO PARA DESIGNAR OS ACANTONAMENTOS? Acantonamento, em sua origem, significa um quartel militar temporário que serve de base de apoio ou local de abrigo e alimentação da tropa. A palavra acantonamento vem do francês Canton, significando cantão ou distrito. Os acantonamentos geralmente utilizam construções provisórias. Elas podem ser utilizados como área de recuperação para tropas recém saídas de combate, preferencialmente a um acampamento, cuja infra-estrutura é mais precária

21 ACAMPAMENTOS

22 ACAMPAMENTOS

23 ACAMPAMENTOS

24 ACANTONAMENTOS Há um número crescente de acantonamentos que oferece seu espaço para fins educacionais. COMO UM ESPAÇO COMO ESTE PODE SERVIR PARA O APRENDIZADO? DÊ EXEMPLOS!

25 ACANTONAMENTOS Os principais estabelecimentos deste tipo estão cadastrados no endereço: através da ABAE – Associação Brasileira de Acampamentos Educativos.

26 ACANTONAMENTOS

27 ACANTONAMENTOS ATIVIDADES: Arborismo; Arco e Flecha; Atividades Culturais e Artísticas; Atividades Lúdicas; Baladas Noturnas; Bóia-cross; Cachoeiras; Canoagem; Canyoning (rapel em cachoeiras); Cavalgadas; Competição entre Dormitórios; Cross Country; Escaladas; Esportivos Coletivos; Esportes de Aventura; Esportes Internacionais; Esqui Aquático; Excursões de Pernoite; Floating (passinho do Michael Jackson); Jogos e Gincanas; Labirintos; Leituras; Paraquedismo; Patinação; Rafting; Rapel; Sky Coast (simulador de voo de asa delta); Tirolesa; Trekking.

28 ACANTONAMENTOS ASSOCIADOS Acampamento Águias da Serra SP
ABAE Associação Brasileira de Acampamentos Educativos SP Acampamento Acampo Feliz SP Acampamento ACM SP Acampamento Aruanâ Camp SP Acampamento Cia do lazer PE Acampamento English Camp SP Acampamento NR1 (Nosso Recanto) MG Acampamento Paiol Grande SP Acampamento Peraltas SP Acampamento Pumas SP Acampamento Ranieri SP Acampamento Repúbllica do Lago SP Acampamento Sítio do Carroção SP Acampamento Turma dos Leões SP Acampamento Vip`s SP

29 CLUBES São poucas as associações que promovem atividades recreativas durante a semana, o que indica um maior potencial de recreação para os finais de semana. O foco de público é baseado na faixa etária: crianças e adolescentes. Porém, há exceções, como torneios esportivos, bailes e comemorações em geral, com adultos e terceira idade.

30 CLUBES Há Programas de Férias, como os que ocorrem nos Acantonamentos e/ou Escolas. A criança passa o dia todo no clube, tendo a disposição uma vasta programação recreativa. Neste período, o monitor deve se desdobrar com atividades não-convencionais e dinâmicas, de forma a manter o estímulo dos participantes. Para tanto, priorizar atividades mais longas, que envolvam a questão de sociabilidade, são boas pedidas.

31 CLUBES Algumas vezes a criança pernoita no clube (sede urbana ou campestre), acomodando-se em alojamentos adaptados. Há ainda, viagens e excursões programadas pelos clubes. Neste caso, o profissional de lazer e turismo que atua com a recreação terá mais facilidade em elaborar roteiros e atividades lúdicas, vinculadas aos atrativos visitados.

32 CLUBES Os recreadores geralmente são funcionários do clube.
Porém, mesmo os terceirizados costumam ter vínculo com o clube e seus hóspedes, realizando a atividade corriqueiramente. Apenas eventos maiores demandam um número maior de recreadores.

33 CLUBES

34 FESTAS O QUE É? Reunião de pessoas para fim de divertimento, solenidade, comemoração ou celebração de acontecimento. As pessoas vão às festas por interesses semelhantes ou diferentes. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE FESTAS?

35 FESTAS Folclóricas, religiosas, familiares, cívicas, escolares, empresariais, classistas, de clubes, comerciais, de datas especiais, etc. A principal característica da festa é o IMAGINÁRIO. Isso faz com que seus participantes adotem posturas diferentes de seu cotidiano. Fazem parte do despertar do imaginário a elaboração da fantasia, a simulação do belo, a representação social, a indumentária, a gestualidade, a postura física, a linguagem, etc.

36 FESTAS Podem ser classificadas em pequenas e grandes.
PEQUENAS: número menos de pessoas, grupo mais fechado, com interesses mais comuns. GRANDES: grupos abertos, participantes não se relacionam na sua totalidade.

37 FESTAS POR QUE O RECREADOR É CONTRATADO PARA TRABALHAR EM UMA FESTA?
Contratante necessita de auto-afirmação social; Contratante necessita de auto-afirmação econômica Comodismo Falta de tempo Falta de criatividade Modismos

38 FESTAS No caso de festas infantis, quase sempre celebrações de aniversários, deve-se atentar para outros 02 aspectos: TEMA DA FESTA: se ela baseia-se em algum fato ou personagem da época, pois tornara-se mais atrativa se houver adaptação das ATIVIDADES, DECORAÇÃO, VESTIMENTAS, LINGUAGEM, ETC. PREFERÊNCIAS DO DONO DA FESTA: para ter certeza de satisfazer seus anseios e não insistir em pontos desagradáveis ao contratante. PROBLEMA 1: QUEM É O DONO DA FESTA? OS PAIS OU A CRIANÇA ANIVERSARIANTE? PROBLEMA 2: COMO MONTAR UMA PROGRAMAÇÃO RECREATIVA PARA UM CLIENTE QUE NÃO SABE DIREITO O QUE QUER?

39 FESTAS Ao planejarmos a recreação numa festa, devemos fazer o check-list de: Cronograma de Atividades Materiais utilizados Recursos humanos necessários Espaços onde as atividades serão desenvolvidas

40 FESTAS Em uma festa grande, os cuidados com a organização são ainda mais complexos, uma vez que deve-se buscar atender as expectativas de diferentes públicos. A partir da RECEPÇÃO, é preciso chamar a atenção dos participantes para o local onde a festa ocorrerá, mostrando que estarão acontecendo atividades recreativas e que este é um dos pontos altos da festa. A entrada do espaço utilizado deve estar especialmente DECORADO, com elementos de animação na porta, tal qual bandinha de música, recepcionistas, animadores, bichinhos fantasiados.

41 FESTAS Em seguida, um conjunto formado por uma boa aparelhagem de som e um bom animador ao microfone darão vida à festa. Animando e informando os participantes sobre tudo o que está disponível para sua diversão. Música ao fundo é de extrema importância. Quanto mais dançantes, divertidas, lúdicas e variadas, melhor (pense em um repertório semelhante a um baile de formatura).

42 FESTAS As atividades devem acontecer em diversos pontos, explorando interesses diferentes, ocorrendo paralelamente. Pode-se dividir as atividades por estações, observando-se as faixas etárias ou o perfil dos participantes (ou qualquer outra característica que os una). Exemplos: jogos, brincadeiras, concursos, competições, gincanas, artes plásticas (ex. escultura em balão, pintura de rosto), shows de mágica, palhaços, malabaristas, dança, cantores.

43 FESTAS É importante intercalar atividades em que o participantes estará no papel de espectador e de protagonista das atividades recreativas. O ideal é que a festa culmine em um ápice, encerrando-se com uma dinâmica de impacto. A seguir, processa-se a entrega de prêmios e brindes, caso existam. Por fim, nunca comece a festa com atividades que exijam um número exato de participantes, pois a quantidade de convidados presentes é variável neste momento.

44 FESTAS ATIVIDADE: Separem-se em grupos e planejem o roteiro de uma festa infantil, considerando os contextos apresentados a seguir

45 FESTAS TEMAS FILMES DE DESENHOS ANIMADOS FUTEBOL BARBIE SUPER-HERÓIS
ESPAÇO SIDERAL CARROS

46 ÔNIBUS Sendo o ônibus o meio de transporte mais usado no deslocamento para ambientes recreativos, é freqüente o trabalho de recreação neste espaço. O maior contratempo é a falta de espaço. Mas há outros impeditivos potenciais: posição do recreador, condição da estrada, ausência de microfone. Porém, a proximidade entre as pessoas (elas não podem “fugir”) e saber o número exato de participantes (muitas vezes, conhecendo-os bem), ajudam na realização de atividades. As mais comuns são cantorias, jogos de adivinhação, atividades culturais, desafios e outros.

47 ÔNIBUS CADA GRUPO DEVE PROPOR UMA ATIVIDADE PARA ÔNIBUS, JUSTIFICANDO SUA REALIZAÇÃO NESTE ESPAÇO E COMENTANDO AS PECULIARIDADES PARA EXECUTÁ-LA.


Carregar ppt "Aulas 06 e 07 – PECULIARIDADES DOS ESPAÇOS DE RECREAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google