A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Tecnologias Educacionais como Facilitadoras do Processo Ensino e Aprendizagem Christina Curcio Coordenadora de Tecnologias Educacionais Centro de Excelência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Tecnologias Educacionais como Facilitadoras do Processo Ensino e Aprendizagem Christina Curcio Coordenadora de Tecnologias Educacionais Centro de Excelência."— Transcrição da apresentação:

1 As Tecnologias Educacionais como Facilitadoras do Processo Ensino e Aprendizagem
Christina Curcio Coordenadora de Tecnologias Educacionais Centro de Excelência em Educação Expoente

2 As Tecnologias Educacionais como Facilitadoras do Processo Ensino e Aprendizagem
A velocidade com que as tecnologias avançam faz com que o homem assuma uma nova postura frente à realidade, e cabe à escola buscar novas formas de ensino-aprendizagem para trabalhar com uma geração de alunos que crescem em ambientes ricos em multimídia.

3 Tecnologias na Educação
A utilização da Internet e do software de autoria como recursos tecnológicos que auxiliem o aprendizado do aluno. Metodologia ou Tecnologia O papel do professor Novas Tecnologias Educacionais Internet Software de Autoria Imagine

4 Como utilizar essas novas tecnologias?
A tecnologia na educação deve ser vista como um recurso facilitador do ensino-aprendizagem.

5 O papel do professor na utilização das Tecnologias Educacionais
Professor -> Orientador e motivador da aprendizagem. Aluno -> O aluno produzindo o seu próprio conhecimento.

6 Metodologia - Roteiro de atividade - Documento modelo (templates) - Avaliação para melhoria da metodologia utilizada no uso das tecnologias.

7 Internet Ensino e aprendizagem mais flexíveis e dinâmicos no ESPAÇO, PROCESSO E TEMPO: A Aula não é só no espaço físico, mas a combinação de espaços presenciais e virtuais, com novas interações. Mais pesquisa, projetos, inter-comunicação e solução de problemas. Tempo contínuo de ensino-aprendizagem, estamos com o aluno ao vivo.

8 A utilização da Internet no Brasil
Proporção de Indivíduos que já Utilizaram um Computador Indivíduos que informaram ter usado um computador pelo menos uma vez na vida, de qualquer lugar. 2 Base: entrevistados.

9 A utilização da Internet no Brasil
Proporção de Indivíduos que usam a Internet para Buscar Informações Base: entrevistados que usaram a Internet nos últimos três meses. Projeção populacional: 42,6 milhões de pessoas, com 10 anos ou mais. Fonte: CETIC: Comitê Gestor da Internet no Brasil

10 A utilização da Internet no Brasil
Local de uso individual do computador Base: entrevistados que usaram computador nos últimos três meses. Respostas múltiplas. Projeção populacional: 50,6 milhões de pessoas, com 10 anos ou mais, segundo estimativa realizada com base na PNAD 2005. Fonte: CETIC: Comitê Gestor da Internet no Brasil

11 A utilização da Internet no Brasil
Tempo Gasto na Internet por Semana

12 Portal Escola Interativa
Contribui para o Ambiente Educacional. Combina tecnologia e educação. Voltada para: Alunos, Pais, Escolas e Professores.

13

14 Portal Escola Interativa
Sugestões de atividades, projetos, filmes e animações sobre as disciplinas, fórun, chat, testes on-line, livros de acesso gratuito.

15 Portal Escola Interativa
Apresenta regras, histórico e dicas de treino das principais modalidades esportivas, entrevistas com profissionais do esporte, atividades de recreação, curiosidades do mundo dos esportes, cursos, entrevistas e vídeos.

16 Portal Escola Interativa
As informações complementares sobre o material, como dicas, cliparts, gabaritos, dicas de atividades, áudios para as aulas de Inglês e Espanhol estão nesse canal.

17 Portal Escola Interativa

18 Portal Escola Interativa
Atividades On-Line: sugestões de encaminhamentos metodológicos para serem desenvolvidos inteiramente na web e espaço para publicação das atividades realizadas pelos alunos.

19 Portal Escola Interativa
Enem: questões comentadas das últimas provas do Enem, orientações importantes para o entendimento das abordagens temáticas e uma bateria de testes inéditos para resolução on-line, com correção automática.

20 Portal Escola Interativa
Interativa Filmes: relação entre o vídeo e os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

21 Portal Escola Interativa

22 Portal Escola Interativa
Vestibular: ferramenta útil a todos os alunos do Ensino Médio, especialmente, aos da 3.ª série e do Pré-Vestibular, que batalham pela conquista de uma vaga na universidade.

23 Portal Escola Interativa
Autoria e Interação: os professores das unidades Expoente e das escolas conveniadas podem enviar artigos e projetos para publicação no Portal.

24 Portal Escola Interativa
Ainda disponibilizamos acesso a Revista Impressão Pedagógica a todos os os usuários do Portal Escola Interativa.

25 Software de Autoria Software que possibilita a criação e execução de ações interativas controladas por objetos. Ele torna a atividade desenvolvida atrativa e exige do aluno capacidade de elaboração e organização. Os professores ou alunos podem desenvolver os seus projetos sem que seja necessário ter conhecimentos de programação.

26 Software de Autoria - Imagine
Utilizando o software, é possível efetuar: desenvolvimento de projetos pedagógicos; produção de material interativo para Web; realização de trabalhos com animação; ensino e aprendizagem criativos; montagem de apresentações e portifólios; criação de jogos; trabalho cooperativo; robótica pedagógica.

27

28 Software de Autoria - Imagine
Características do Imagine: Permite intercâmbio de objetos pela rede; permite utilizar vídeos, textos, imagens e sons; incorpora ferramentas para web; gera programas independentes; gera publicações para web. inclui software gráfico LogoMotion – para manipulação e criação de imagens e geração de animações.

29 Software de Autoria - Imagine
Características do Logo que o tornam uma linguagem de programação de fácil assimilação: Os conceitos espaciais são usados para comandar a tartaruga que se movimenta em atividades gráficas, que envolvem conceito espaciais que estão presentes nos alunos a nível intuitivo. A linguagem Logo é uma linguagem procedural. aprenda quadrado para frente 40 para direita 90 para frente 40 para direita 90 para frente 40 para direita 90 para frente 40 para direita 90 fim

30 Projeto - 1ª série Após a leitura do livro “Dona Galinha e o Ovo de Páscoa”, os alunos montaram um cenário e, em seguida, criaram um diálogo entre os personagens.

31 Projeto - 2ª série Os alunos trabalharam biodiversidade em Ciências. No Imagine, criaram um cenário, relacionando os animais ao seu habitat.

32 Projeto - 3ª série Os alunos desenvolveram um projeto de Educação Financeira. Como produto final, foi criado um cd-rom, descrevendo as várias etapas realizadas.

33 Projeto - 4ª série Dentre as várias atividades desenvolvidas, os alunos criaram jogos relacionados ao tema água.

34 Roteiro de atividade O roteiro de atividade é a construção de um molde onde será organizado e formatado o conteúdo da atividade que será realizada com os alunos. - Modelos de Roteiro de Atividade - Área, Idade/Série, Softwares utilizados, Objetivo e Descrição da atividade. - Modelo - Utilização da Ferramenta (software) - Descrição de como utilizar o software para a elaboração da atividade.

35 Encontrei a informação neste livro. Onde está o botão imprimir?

36 Os computadores da escola são antigos
Os computadores da escola são antigos. Como eu posso ser competitivo no mercado de trabalho utilizando esses equipamentos obsoletos?

37 Posso conversar com você offline?

38

39 Centro de Excelência em Educação Expoente
Obrigada! Centro de Excelência em Educação Expoente


Carregar ppt "As Tecnologias Educacionais como Facilitadoras do Processo Ensino e Aprendizagem Christina Curcio Coordenadora de Tecnologias Educacionais Centro de Excelência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google