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Bacharelado em Ciência da Computação, Mecatrônica

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Apresentação em tema: "Bacharelado em Ciência da Computação, Mecatrônica"— Transcrição da apresentação:

1 Bacharelado em Ciência da Computação, Mecatrônica
Métodos de Pesquisa Bacharelado em Ciência da Computação, Mecatrônica

2 1. A PESQUISA COMO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
A ciência é uma atividade tipicamente humana de busca sistemática do conhecimento da natureza e dos seus fenômenos. Observação; Descrição; Experimentação; Teorização.

3 1. A PESQUISA COMO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Dependendo do objeto de pesquisa: A experimentação (tentativa de reproduzir em laboratório, de modo controlado, os fenômenos) poderá não existir; Modelo teórico, explicativo dos fenômenos naturais ou sociais. A experimentação pode ser mais ou menos rigorosa, dependendo dos recursos que se dispõe, inclusive o conhecimento teórico pré-existente.

4 A pesquisa como produção de conhecimento
Leitura Texto de Severino

5 A Pesquisa: Conceitos e Definições
O que é pesquisa? “Pesquisar, significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.” (Silva e Menezes, 2001) “Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência.” (Ruiz, 1991) “A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.” (Gil apud Silva e Menezes, 2001) “Pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos.” (Andrade, 2001)

6 Conceito de pesquisa A pesquisa é o exercício ou a prática da busca do conhecimento: Básica; Aplicada.

7 A Pesquisa: Conceitos e Definições
Finalidades (Andrade, 2001): Pesquisa pura (básica): satisfação do desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicação prática prevista Pesquisa aplicada: os conhecimentos adquiridos são utilizados para aplicação prática voltados para a solução de problemas concretos da vida moderna

8 Quanto à Natureza Pesquisa Básica. Pesquisa Teórica.
Pesquisa Empírica. Pesquisa Aplicada.

9 Tipos de Pesquisa Quanto à Natreza
Pesquisa teórica – dedicada a estudar teorias Pesquisa metodológica – se ocupa dos modos de fazer ciência Pesquisa empírica – dedicada a codificar a face mensurável da realidade social Pesquisa prática – voltada para intervir na realidade social (pesquisa-ação)

10 Tipos de Pesquisa Quanto aos objetivos Pesquisa exploratória
Proporcionar maior familiaridade com o problema Levantamento bibliográfico ou entrevistas Pesquisa bibliográfica ou estudo de caso Pesquisa descritiva Fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem interferência do pesquisador Uso de técnicas padronizadas de coleta de dados (questionário e observação sistemática) Pesquisa explicativa Identificar fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos Ciências naturais – método experimental; ciências sociais – método observacional

11 Quanto aos objetivos NÍVEIS CONHECIMENTO OBJETIVOS MODALIDADES
EXPLORATÓRIA COMO Conhecer mais e melhor um problem a Elaborar hipóteses Aprimorar idéias Descobrir intuições Levantamentos bibliográficos Entrevistas Estudos de caso DESCRITIVA O QUÊ Descrever características de população ou fenômeno Estabelecer relações entre variáveis Estudos etnográficos (opiniões, atitudes, crenças...) EXPLICATIVA POR QUÊ Identificar variáveis que determinam a ocorrência de um Explicar a razão do Investigar relações de causa e efeito Experimental

12 Tipos de Pesquisa Meios de coleta e análise de dados
Quanto aos procedimentos Pesquisa de campo – observação e coleta de dados diretamente no local da ocorrência dos fatos Pesquisa de fonte de papel – pesquisa bibliográfica e documental Quanto ao objeto Pesquisa bibliográfica – elaborada a partir de material já publicado (livros, artigos de periódicos, etc.) Pesquisa de laboratório – pesquisador procura refazer as condições de um fenômeno a ser estudado, para observá-lo sob controle Pesquisa de campo Construção de um modelo da realidade Formas de observá-la Campo da pesquisa Formas de acesso a esse campo Participantes Meios de coleta e análise de dados

13 Tipos de pesquisa

14 Quanto aos procedimentos
Pesquisa experimental Manipula diretamente as variáveis relacionadas ao objeto de estudo.

15 O que são variáveis? Variáveis são características que são medidas, controladas ou manipuladas em uma pesquisa. Dependentes; Independentes.

16 Interatividade O gráfico mostra a variação do consumo de cerveja com a temperatura. Qual a variável dependente? O consumo de cerveja A temperatura O preço da cerveja N.D.A.

17 Resposta Resposta a). Qual a variável dependente?
O consumo de cerveja. E a variável independente é a temperatura.

18 Quanto aos procedimentos
Pesquisa de Laboratório. Interfere artificialmente na produção do fato/ fenômeno/processo Artificializa o ambiente ou os mecanismos de percepção para que o fato/fenômeno/processo seja produzido/percebido adequadamente

19 Quanto aos procedimentos
Pesquisa Operacional. É a investigação sistemática dos processos de produção. Utiliza ferramentas estatísticas e métodos matemáticos e visa selecionar os meios para produção, comparando custos, eficiência e valores

20 Quanto aos procedimentos
Levantamento Caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas, cuja opinião se quer conhecer. Permite oconhecimento direto da realidade. Etapas: Seleção da amostra Aplicação de questionários, formulários ou entrevista Tabulação dos dados Análise com auxílio de ferramentas estatísticas

21 Quanto aos procedimentos
Pesquisa de Campo Observa o lugar natural onde ocorrem os fenômenos e utiliza diversos procedimentos de coleta como observações e entrevistas. É realizada onde acontece o fato/fenômeno/processo e coleta de dados pela observação do fato/fenômenos/ processo in natura.

22 Quanto aos procedimentos
Estudo de caso: Um caso pode ser... Uma decisão, Um programa; Um processo de implantação.

23 Quanto aos procedimentos
Pesquisa-ação Pesquisa social com base empírica na qual os pesquisadores e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

24 Quanto à natureza da informação

25 Quanto à natureza da informação
Pesquisa Quantitativa: Considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.) Apesar de criticada por reduzir as relações humanas a números exatos, é utilizada para estudar o homem e a sociedade quando é possível utilizar a mesma metodologia e o mesmo instrumental das ciências naturais.

26 Exemplo: Pesquisa Quantitativa
As pessoas gostam mais de sorvete de chocolate ou de morango? 55% das pessoas gosta de chocolate; 40% prefere morango; 5% não gosta de sorvete.

27 Técnicas Quantitativas
Questionário: É um instrumento de coleta de dados; O questionário deve seguir uma estrutura lógica, do mais simples ao mais complexo; Os questionários devem ser acompanhados de uma carta de apresentação detalhando: A finalidade do estudo; Como preencher o questionário; Se é preciso identificação pessoal; Como devolver o questionário.

28 Técnicas Quantitativas
Entrevistas: Partem do encontro entre o pesquisador e o objeto de estudo e servem para coleta de dados não documentados. Possibilitam análises qualitativas e quantitativas. O número de entrevistados depende da variabilidade da informação a obter. O roteiro da entrevista deve considerar a distribuição do tempo por assunto e a formulação de perguntas com respostas descritivas.

29 Tipos de entrevistas Entrevistas Entrevista Estruturada
Entrevistador usa um esquema de questões sobre um tema Entrevista Semi-Estruturada Há um esquema, mas o entrevistador estimula que o entrevistado fale livremente sobre assuntos que vão surgindo Entrevista Orientada O entrevistador foca sua atenção sobre uma experiência e seus efeitos Entrevista de grupo Pequenos grupos respondem simultaneamente à um grupo de questões Entrevista informal Utilizada em estudos exploratórios, pode ajudar a encaminhar a investigação, rever hipóteses. Entrevista dirigida O informante apenas escolhe uma entre várias possibilidades. embora possa se expressar com suas próprias palavras, é importante que as questões sejam fechadas. Entrevistas

30 Quanto à natureza da informação
Pesquisa Qualitativa: Considera que há um vínculo entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números; Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas; É descritiva.

31 Quanto à natureza da informação
Pesquisa Bibliográfica Fontes primárias São os elementos sobre os quais está escrevendo diretamente - as matérias primas da pesquisa (livro, autor, experimento...) Fontes secundárias Livros e artigos nos quais os autores informam resultados de suas pesquisas baseadas em dados ou fontes primárias São citados como suporte para sua pesquisa Fontes terciárias Livros e artigos baseados em pesquisas secundárias, baseados nas pesquisas de outros Sintetizam e explicam a pesquisa feita em uma área Úteis para início de pesquisa, mas não são atualizadas e dão suporte fraco à pesquisa

32 Quanto à natureza da informação
Pesquisa Documental Documento “Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais e sonoros, imagens, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023, 2000)

33 Interatividade Quando um pesquisador quer abordar um assunto e apenas levantar os vários autores que escreveram sobre este assunto, sua pesquisa é: Pesquisa bibliográfica; Pesquisa exploratória; Pesquisa operacional; Pesquisa descritiva; Pesquisa ação.

34 Resposta Resposta a). Quando um pesquisador quer abordar um assunto e apenas levantar os vários autores que escreveram sobre este assunto, sua pesquisa é bibliográfica.

35 Conceito de tecnologia
A tecnologia é o estudo das técnicas. É a busca do conhecimento de como produzir e desenvolver instrumentos. Na sua origem, a tecnologia era uma atividade típica de artesãos.

36 Conceito de tecnologia

37 Conceito de desenvolvimento experimental - P&D
Desenvolvimento experimental: entende-se as diversas etapas de transformação de uma descoberta ou um invento em uma inovação, ou o aprimoramento de uma inovação tecnológica, seja esta um novo produto ou um novo processo produtivo. Etapas de transformação de uma descoberta ou um invento em uma inovação; O aprimoramento de uma inovação tecnológica.

38 Conceito de estado do conhecimento ou “estado da arte”
Estado do conhecimento é a avaliação do conhecimento em um determinado momento, seja ele referente a um campo da ciência ou a uma determinada técnica. É também denominado como "estado da arte"(state of the arts). Ciência - Descobertas ou invenções; Tecnologia- Inventos e inovações.

39 Processo de geração de conhecimento
A geração de conhecimento implica em que a atividade nas áreas de C&T e de P&D, tenham como resultado os produtos, as descobertas, invenções ou inovações.

40 Interatividade Qual a afirmação INCORRETA? A geração de conhecimento:
Significa a atividade nas áreas de C&T e de P&D que têm como resultado as descobertas, invenções ou inovações; Dá-se em laboratórios de universidades e centros de pesquisa; Na área tecnológica tem lugar nos laboratórios, oficinas, plantas-piloto e parques tecnológicos; Nunca ocorre em incubadoras de empresas de universidades e de centros de pesquisa ou em instalações de pesquisa das indústrias; Interessa de perto ao setor produtivo.

41 Resposta Resposta d). Nunca ocorre em incubadoras de empresas de universidades e de centros de pesquisa ou em instalações de pesquisa das indústrias.

42 Processo de geração de conhecimento
O desafio está em aumentar a colaboração e o relacionamento entre a área tecnológica e a científica. Até aqui em 20/08

43 Inovação A inovação é a invenção que tem condições de ser absorvida pelo setor produtivo, pode ser de produto ou de processo.

44 Inovação

45 Inovação

46 O papel da C&T na afirmação da soberania nacional
Ciência e Tecnologia não são somente elementos da cultura de um povo, mas são elementos delimitadores de um perfil moderno de um Estado nação.

47 O papel da C&T na afirmação da soberania nacional
No Brasil: Há necessidade de que conhecimentos sejam adaptados à realidade brasileira; Há necessidade de tornamos-nos menos dependentes de produtos importados; Há necessidade de sermos eficientes na geração autóctone do conhecimento.

48 O papel da C&T na afirmação da soberania nacional
Menor dependência da importação de conhecimentos; Gerar oportunidades de investimentos; Explorar as vantagens de comércio internacional; Depender menos da pesquisa realizada fora das fronteiras do Brasil; Evitar manter um elevado grau de vulnerabilidade da economia.

49 O papel da C&T na afirmação da soberania nacional
O Brasil tem forte potencial para a geração de conhecimento, mas ainda carece de um mecanismo que faça com que este conhecimento alcance o setor produtivo.

50 O papel da C&T na afirmação da soberania nacional

51 O papel da C&T na afirmação da soberania nacional

52 O papel da C&T na afirmação da soberania nacional

53 Interatividade C&T devem ser desenvolvidas no país:
Para adaptar o conhecimento à realidade brasileira; Para possibilitar sermos menos dependentes de produtos importados; Para gerar conhecimento autóctone; Todas as anteriores.

54 Resposta Resposta d. C&T devem ser desenvolvidas no país para adaptar o conhecimento à realidade brasileira, para possibilitar sermos menos dependentes de produtos importados e, também, para gerar conhecimento autóctone.

55 Etapas da Pesquisa Científica

56 Etapas da Pesquisa Científica
Escolha do tema Revisão de literatura Justificativa Formulação do problema Determinação de objetivos Metodologia Coleta de dados Tabulação dos dados Análise e discussão dos resultados Conclusão da análise dos resultados Redação e apresentação do trabalho científico

57 Etapas da Pesquisa Científica
Escolha do tema O que vou pesquisar? Um aspecto ou uma área de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver Assunto interessante para o pesquisador Originalidade não é pré-requisito Fontes de assuntos: vivência diária, questões polêmicas, reflexão, leituras, conversações, debates, discussões Revisão de literatura Quem já pesquisou algo semelhante? Busca de trabalhos semelhantes ou idênticos Pesquisas e publicações na área

58 Etapas da Pesquisa Científica
Justificativa Por que estudar esse tema? Vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar Importância pessoal ou cultural Deve ser convincente Deve ser algo factível de pesquisar. Formulação do problema Que respostas estou disposto a responder? Definir claramente o problema Delimitá-lo em termos de tempo e espaço Determinação de objetivos O que pretendo alcançar com a pesquisa? Objetivo geral – qual o propósito da pesquisa? Objetivos específicos – abertura do objetivo geral em outros menores (possíveis capítulos)

59 Etapas da Pesquisa Científica
6. Processo de formulação das Hipóteses As suposições propostas como respostas plausíveis para o problema de pesquisa são as hipóteses. Um mesmo problema pode ter muitas hipóteses. As hipóteses irão orientar o planejamento dos procedimentos metodológicos.

60 Etapas da Pesquisa Científica
7. Metodologia Como se procederá a pesquisa? Caminhos para se chegar aos objetivos propostos Qual o tipo de pesquisa? Qual o universo da pesquisa? Será utilizado a amostragem? Quais os instrumentos de coleta de dados? Como foram construídos os instrumentos de pesquisa? Qual a forma que será usada para a tabulação de dados? Como interpretará e analisará os dados e informações? Explicitar a metodologia de pesquisas de campo ou de laboratório é bastante importante Pesquisa bibliográfica – leitura como material primordial Indicar como pretende acessar suas fontes de consulta, fichá-las, lê-las e resumi-las, construir seu texto, etc.

61 Etapas da Pesquisa Científica
8. Coleta de dados Como será o processo de coleta de dados? Como? Através de que meios? Por quem? Quando? Onde? Paciência 9. Tabulação dos dados Como organizar os dados obtidos? Recursos: índices, cálculos estatísticos, tabelas, quadros e gráficos 10. Análise e discussão dos resultados Como os dados coletados serão analisados? Confirmar ou refutar hipótese anunciada 11. Conclusão da análise dos resultados Sintetizar os resultados obtidos Evidenciar as conquistas alcançadas com o estudo Indicar as limitações e as reconsiderações

62 Etapas da Pesquisa Científica
11. Conclusão da análise dos resultados (cont.) Apontar a relação entre fatos verificados e teoria Contribuição da pesquisa para o meio acadêmico, empresarial ou desenvolvimento da ciência e tecnologia 12. Redação e apresentação do trabalho científico Redigir relatório de pesquisa: monografia, dissertação ou tese Segundo normas pré-estabelecidas

63 Até aqui em27/08/2013 O Primeiro Projeto de Pesquisa
Elaboração de um projeto provisório Orientar toda a pesquisa e documentação posteriores Elementos do projeto: Tema Delimitação do tema Revisão de literatura Justificativa Objetivo geral Objetivos específicos Metodologia Escolha do tema Revisão de literatura Justificativa Formulação do problema Determinação de objetivos Metodologia Coleta de dados Tabulação dos dados Análise e discussão dos resultados Conclusão da análise dos resultados Redação e apresentação do trabalho científico

64 Exemplo 2 Tema – Sistemas workflow
Delimitação do tema – Técnicas de modelagem de workflow (fluxo de trabalho) aplicadas a um gerenciador de documentos Revisão de literatura AALST, W.M.P. Modelling and analysing workflow using a Petri-net based approach. Eindhoven: Eindhoven University of Technology, Relatório de Pesquisa. BARROS, R.M. Alocação de Atividades em um Sistema de Gerência de Workflow Dissertação de Mestrado. CPGCC/UFRGS, Porto Alegre. CASATI, F.; CERI, S.; PERCINI, B.; POZZI, G. Conceptual Modeling of Workflows. In Proceedings of The Object-Oriented and Entity-Relationship Conference, Gold Coast/Austrália: 1995. GEORGAKOPOULOS, Dimitrios; HORNICK, Mark; SHETH, Amit: An Overview of Workflow Management: from process modeling to workflow automation infrastructure. In: Distributed and Parallel Databases, 3, 1995 – págs – Kluwer Academic Publishers – Boston, 1995.

65 Exemplo 2 JOOSTEN, S. Trigger Modelling for Workflow Analysis. In: CON'94: WORKFLOW MANAGEMENT, CHALLENGES, PARADIGMS AND PRODUCTS, Viena. Proceedings. Viena: [s.n.], 1994. NICOLAO, M. Modelagem de Workflow utilizando um Modelo de Dados Temporal Orientado a Objetos com Papéis Dissertação de Mestrado. CPGCC/UFRGS, Porto Alegre. WAINER, J.; BARTHELMES, P. Workflow Systems: a few definitions and a few suggestions. ACM Conference in Organizational Computer Systems, San Jose, CA, Anais. WORKFLOW MANAGEMENT COALITION: The Workflow Reference Model; Workflow Management Coalition – Winchester - Hampshire – UK – Disponível em < Acesso em: 04 abril 2003. Justificativa – Trata-se de um assunto extremamente atual, que tem chamado a atenção de empresas que querem melhor controlar seus processos

66 Exemplo 2 Objetivo geral – Realizar a modelagem de um gerenciador de documentos utilizando conceitos de workflow Objetivos específicos Definir workflow e suas características Estudar as formas de modelagem Definir qual a técnica mais apropriada para este trabalho Metodologia Utilização de pesquisa bibliográfica Fazer levantamento bibliográfico Fichar bibliografia Aplicar questionários e fazer entrevistas com usuários que utilizam os documentos a serem gerenciados Aplicar técnica de modelagem escolhida ao sistema de gerenciamento de documentos

67 Bibliografia ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2001. BASTOS, Cleverson; KELLER, Vicente. Aprendendo a Aprender – Introdução à Metodologia Científica. 16 ed. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1991. MÁTTAR NETO, J.A. Metodologia Científica na Era da Informática. São Paulo: Saraiva, 2002. MEDEIROS, F. A. S. Metodologia do Trabalho Científico. Manaus: Cesf, Apostila. RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência de estudos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991. SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3 ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001.

68 Origem desse Material Profas. Elaine Harada e Tayana Conte
Metodologia Científica na Ciência da Computação Bacharelado em Ciência da Computação DCC/UFAM


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