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Metodologia Científica Tese: Um estudo exploratório sobre tipologia e sistema de informação de marketing Amanda Cruz R.A. 15430 Ânjel Diniz R.A. 20682.

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1 Metodologia Científica Tese: Um estudo exploratório sobre tipologia e sistema de informação de marketing Amanda Cruz R.A Ânjel Diniz R.A Camila Bellini R.A Dayana Lima R.A Karen Aveiro R.A Thais Monteiro R.A Nylo Rodrigues R.A Vinicius Moraes R.A

2 Método Descritivo. Descreve as características de população ou fenômenos de grupos. Utiliza coleta de dados através de questionários e observações em campo. Visa descobrir relações entre informações. Descreve um processo de estudo, levantamento de opiniões, atitudes e crenças.

3 Pesquisa de Análise de Conteúdo.
É o procedimento usado na pesquisa qualitativa para analisar as informações obtidas. Permite analisar as motivações, atitudes, valores, crenças, tendências e desvendar ideologias que podem existir em dispositivos legais, princípios e diretrizes, que à simples vista, não se apresentam com a devida clareza.

4 Como se faz? 1 Pré–análise determinando os documentos que constituirão o “corpus” a ser analisado. 2 Exploração do material para construir categorias temáticas. 3 Tratamento dos resultados, inferências e interpretações, ou seja, reflexão e intuição com embasamento nos materiais. Confronto entre o conhecimento acumulado e o adquirido.

5 Tema e Problema Um estudo exploratório sobre tipologia e sistema de informação de marketing. Qual a influência da utilização do sistema de informação de marketing por meio de seus subsistemas: a pesquisa de marketing, a inteligência de marketing, a contabilidade interna e o sistema analítico?

6 Metodologia 1- Tipo de Pesquisa - trabalho exploratório e descritivo, feito com o intuito de caracterizar o problema inicial e analisar o mercado; - Observação dos fatos e como eles decorrem; - Pesquisa bibliográfica: familiarização com o problema; - Método quantitativo: responder as questões dos objetivos.

7 2- Questões – uso de questionários para verificar o grau de uso dos modelos do sistema de informação de marketing. Perguntas fechadas: permitem maior aprofundamento nas análises estatísticas. Divididas em 5 categorias: desde caracterização da empresa à classificação da busca e uso das informações quanto à atitude.

8 3- População e amostra - dados importantes para a realização da pesquisa.
Pesquisa realizada por amostra Nomes das empresas obtidas em lista telefônica, cadastral entre outros. A composição amostral foi de 110% com margem de erro de 6%.

9 4- Coleta de dados, fontes de informações e forma de abordagens – obtenção de dados através de observação e experimento Desenvolvimento de questionários Divididos em 5 categorias em busca de informações , obtidas por meio de contato pessoal. Fontes de informações: gestores de marketing Objetivo: avaliar aplicações de marketing e nível de informação dentro da organização.

10 5- Tratamento estatísticos e análise- resultados das pesquisas são armazenadas e processadas no programa SPSS ( Pacote Estatístico das Ciências Sociais). SPSS: oferece suporte para a tomada de decisões, organiza os dados e apresenta de maneira estatística. Técnicas de análise multivariada.

11 6- Limitações do método de estudo de campo – o porte da organização limita as informações.
A não entrevista de todas as empresas influencia de acordo com a gravidade. O trabalho não teve muita qualidade por motivo financeiro.

12 Conclusão Todo trabalho que exige pesquisa de campo exige também condição financeira, pessoal para entrevistas e muitas outras questões. Mas, se um trabalho tem muita entrevista, questionário, foco para todos os detalhes acaba sendo cansativo e repetitivo; matando assim toda a essência. Cláudio procurou fazer o melhor trabalho com informações mais exatas possíveis, até que seu financeiro não permitiu uma melhor continuação.

13 Referências Bibliográficas
BARDIN L. Análise de conteúdo. 70º ed. Lisboa: p. CHIUSOLI, C. (2005). Um estudo exploratório sobre tipologia e sistema de informação de marketing. ( ). 256 p. ESTnet. Disponível em: < Acessado em 21 de Novembro de 2010.

14 _______, MPC – Métodos Análise de Conteúdo – [ppt] Disponível em: < >. Acessado em 21 de Novembro de 2010. _____,Metodologia Descritiva.Disponível em: < Acessado em 23 de Novembro de 2010.


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