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ENGENHARIA DE SOFTWARE

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Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE SOFTWARE"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE SOFTWARE
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA aup AGILE UNIFIED PROCESS ENGENHARIA DE SOFTWARE 2010/11

2 Origem Versão simplificada do RUP
Aplicação de técnicas agile para aumento de produtividade TDD (Test Driven Development) AMDD (Agile Model Driven Development) Agile Change Management Database Refactoring

3 Princípios As pessoas sabem o que fazem Simplicidade Agilidade
Foco em actividades de alto valor Independência Adaptação a casos específicos

4 Descrição Geral Incremental e iterativo Guiado por testes
Simplificação de artefactos

5 Fases Inception (Origem) Elaboration (Concepção)
Definição do âmbito, planeamento prazo e custos, gestão de risco, viabilidade, identificação de recursos. Elaboration (Concepção) Modelação da arquitectura do sistema. Construction (Construção) Construção incremental do sistema, testes e sua documentação. Transition (Transição) Testes ao sistema pelo Cliente, adaptação do ambiente de destino e entrega do produto final.

6 Disciplinas Model Implementation Test Deployment
Perceber o negócio, o domínio do problema e identificar uma solução Implementation Codificar a solução incluindo testes unitários Test Garantir qualidade procurando defeitos e confirmar cumprimento dos requisitos Deployment Planear o processo de entrege do software ao Cliente executá-lo. Configuration Management Gerir e estruturar a informação gerada pela equipa Project Management Garantir o prazo e custo do projecto e gerir a equipa e tarefas Environment Obtenção de recursos necessários à equipa

7 Milestones Origem Construção Concepção Transição
Definição do âmbito, planeamento prazo e custos gestão de risco viabilidade, identificação de recursos Construção Modelação da arquitectura do sistema Concepção Construção incremental do sistema Testes Documentação. Transição Testes ao sistema pelo Cliente, Adaptação do ambiente de destino Entrega do produto final. Ciclo de Objectivos Aceitação do âmbito Definição inicial de Requisitos Aceitação dos custos e prazos Aceitação do Risco Aceitação do Processo Viabilidade do Projecto Planificação do Projecto Conformidade com o Portfolio Ciclo de Arquitectura Estabilização da visão Estabilização da Arquitectura Compreensão dos riscos Viabilidade do Projecto Planificação do Projecto Conformidade com a empresa Capacidade Inicial de Operação Estabilização do sistema Stakeholders preparados Aceitação do Risco Aceitação dos custos e estimativas Planificação do Projecto Conformidade com a empresa Entregas do Produto Aceitação por parte do Negócio Operações Suporte Aceitação dos custos e estimativas

8 Descrição Geral – Roles
Model Implementation Test Deployment Configuration Management Project Management Environment Agile DBA n Agile Modeler Anyone Configuration Manager Deployer Developer Process Enginer Project Manager Reviewer Stakeholder Technical Writer Test Manager Tester Tool Specialist

9 Descrição Geral – Deliverables
Sistema Código Fonte Conjunto de Testes de Regressão “Scripts” de Instalação Documentação do Sistema Notas Soltas Modelo de Requisitos Design Model

10 Descrição Geral – Orientação
Normas de Escrita de Código Regras internas Modelação User Interfaces

11 Domínios de aplicação AUP

12 Descrição Geral – Revisão Critica
Riscos são identificados mais cedo Arquitectura funcional do sistema antes de construção Menos documentação gerada do que no RUP Genérico (requer adaptação antes de utilização) Requer muita documentação quando comparado com o XP

13 Duvidas ?

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