A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de projetos de aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de projetos de aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de projetos de aprendizagem

2 O que são projetos de aprendizagem?
São investigações de temas escolhidos pelos alunos através de dúvidas provisórias. Os alunos são agrupados em equipes de interesse comum e orientados por um professor Concepção de aprendizagem Papel do professor Uso da tecnologia digital

3 Cartas escritas por crianças:
“Deus, quem desenha as linhas em volta dos países?” “Eu aposto que é muito difícil pra ti amar todas as pessoas do mundo. Na nossa família só tem quatro pessoas e eu nunca consigo!” “Querido Deus, quando crescer eu quero ser igualzinho ao meu pai, mas não com tanto cabelo no meu corpo!” “Querido Deus, de todas as pessoas que trabalharam pra ti eu gosto mais é de Noé e David.” “Deus, talvez Caim e Abel não se matassem se eles tivessem seu próprio quarto. Isso acontece com o meu irmão!”

4 Etapas da elaboração dos PA
no Projeto Amora a. preparação: as atividades de iniciação científica b. escolha de temas: a formulação da pergunta inicial c. desenvolvimento da pesquisa: a busca e a seleção de informações d. recursos tecnológicos: a wiki e. apresentação final: o fórum de projetos

5 A intervenção dos orientadores
Para quê intervir? Para oportunizar ao aluno: - a construção de conceitos sem a delimitação de disciplinas; - o estabelecimento de relações entre os conhecimentos; - a expressão do pensamento; - o registro e a publicação das descobertas; - o compartilhamento de idéias com outros sujeitos; e - o desenvolvimento da autoria, da autonomia e da cooperação.

6 Tipos de perguntas de intervenção:
Perguntas exploratórias: são aquelas que permitem ao professor conhecer o que o aluno já sabe sobre o assunto que está pesquisando, identificando os conceitos ou noções envolvidos na temática escolhida. Perguntas explicativas: visam auxiliar o aluno na compreensão dos dados coletados e na explicitação do que realmente está descobrindo. Questões de contraposição: questões que geram conflitos cognitivos, colocando em dúvida as idéias prévias dos Alunos. É uma forma de permitir a desestruturação e a ressignificação de argumentos e posicionamentos a cerca dos conceitos e conteúdos envolvidos nos temas pesquisados .

7 Qual é, então, a função do professor?
“Quando o aprendiz é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, emergindo de sua história de vida, de seus interesses, seus valores e condições pessoais, passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas. Quem consegue formular com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções de sua atividade.”(Fagundes, Aprendizes do Futuro: As inovações começaram!)

8 Mapas Conceituais nos PAs
Objetivo: Explicitar as relações estabelecidas pelo aluno entre os conceitos emergentes dos projetos de aprendizagem.

9 Wikis:


Carregar ppt "Metodologia de projetos de aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google