A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Especialização em Gestão de IES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Especialização em Gestão de IES"— Transcrição da apresentação:

1

2 Curso de Especialização em Gestão de IES
Instituição ou ções Criatividade e Inovação em Instituições de Ensino Superior - IES Aníbal Viegas

3 OBJETIVOS: Objetivo Geral: Desenvolver uma nova atitude nos gestores de IES que buscam promover o uso da criatividade juntamente com sua equipe, na obtenção de soluções inovadoras que agreguem valor as suas unidades de IES

4 Objetivos Específicos:
1.Repensar os modelos mentais, convidando a uma revisão de posturas, comportamentos e atitudes na maneira como se relaciona com o seu trabalho e com o mundo. 2.Identificar os bloqueios do pensamento criativo.

5 Objetivos Específicos:
3.Identificar habilidades pessoais a serem utilizadas para desenvolver o processo criativo individual e do grupo. 4.Identificar a força criativa pessoal e a visão criativa que ajudarão o indivíduo a atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

6 Objetivos Específicos:
5. Desenvolver uma nova percepção e uma atitude mais flexível em relação a sua atividade profissional, ao ambiente de trabalho e à IES. 6. Exercitar um conjunto de técnicas de geração de idéias, solução de problemas, administração de conflitos e identificação de oportunidades.

7

8

9 PARTICIPE !!!

10 “Criatividade envolve quebrar os padrões estabelecidos para olhar as coisas de uma maneira diferente.” De Bono

11 Hábitos Piloto automático Economizar energia
Não ter que pensar no que fazer todos os dias. Zona do conforto Vamos fugir baby desse lugar.....a idéia do Escape criativo , de buscar sair daquilo que esta definido....dar exemplo do filme Feitiço do Tempo

12 Edward deBono’s Mental Valleys Model for Thinking
Streams of thinking Valleys

13 Purposeful channel Random jump

14 Qual foi a última vez que você fez algo pela
primeira vez ?

15 Você tem 5 anos de experiência ou
cinco vezes um ano de experiência ?

16 Mudança . . . “Na vida, mudança é inevitavel.
nos negócios, mudança é vital.” - Warren Bennis/ “Leadership”

17 Curva “S” padrão de inovação
Esforço Performance Descontinuidade Nova Tecnologia A B C A technology cycle begins with the “birth” of a new technology and ends when that technology reaches its limits and “dies” as it is replaced by a newer, substantially better technology. Early in a technology cycle, there is still much to learn and progress is slow, as depicted by point A on the S-curve. The flat slope indicates that increased effort (i.e., money, research and development) brings only small improvements in technological performance. Intel’s technology cycles have followed this pattern. Fortunately, as the technology matures, researchers figure out how to get better performance from the new technology. This is represented by point B of the S-curve. The steeper slope indicates that small amounts of effort will result in significant increases in performance. At point C, the flat slope again indicates that further efforts to develop this particular technology will result in only small increases in performance. More importantly, however, point C indicates that the performance limits of that particular technology are being reached. In other words, additional significant improvements in performance are highly unlikely. After a technology has reached its limits at the top of the S-curve, significant improvements in performance usually come from radical new designs or new performance-enhancing materials. In Figure 10.1, that new technology is represented by the second S-curve. The changeover or discontinuity between the new and old technologies is represented by the dotted line. At first, the new and old technologies will likely co-exist. Eventually, however, the new technology will replace the old technology. When that happens, the old technology cycle will be complete and a new one will have started.

18

19 PARTICIPE !!!

20 O Medo do Novo O Novo é, em princípio, assustador.

21

22 Romanos,

23 Curva “S” padrão de inovação
Esforço Performance Descontinuidade Nova Tecnologia A B C A technology cycle begins with the “birth” of a new technology and ends when that technology reaches its limits and “dies” as it is replaced by a newer, substantially better technology. Early in a technology cycle, there is still much to learn and progress is slow, as depicted by point A on the S-curve. The flat slope indicates that increased effort (i.e., money, research and development) brings only small improvements in technological performance. Intel’s technology cycles have followed this pattern. Fortunately, as the technology matures, researchers figure out how to get better performance from the new technology. This is represented by point B of the S-curve. The steeper slope indicates that small amounts of effort will result in significant increases in performance. At point C, the flat slope again indicates that further efforts to develop this particular technology will result in only small increases in performance. More importantly, however, point C indicates that the performance limits of that particular technology are being reached. In other words, additional significant improvements in performance are highly unlikely. After a technology has reached its limits at the top of the S-curve, significant improvements in performance usually come from radical new designs or new performance-enhancing materials. In Figure 10.1, that new technology is represented by the second S-curve. The changeover or discontinuity between the new and old technologies is represented by the dotted line. At first, the new and old technologies will likely co-exist. Eventually, however, the new technology will replace the old technology. When that happens, the old technology cycle will be complete and a new one will have started.

24

25 Raízes Não adiante você reconhecer um processo caso voce esteja preso a hábitos, costumes, rituais, conceitos, que lhe mantém preso. Mãos, braços e pernas. O desconforto. O ter que perceber , tomar consciencias do nossos comportamentos habituais para podermos sair escapar deles. Saber que temos comportamentos preferenciais, e que temos opção de mudar que quando quisermos. Ir para o aeroporto pela orla ou pela pararela, e caso necessário combinar.Einstein tinha vários ternos iguais para não ter que pensar o que vestir. O hábitos são importantes na nossa vida, mas as vezes temos que fugir deles para poder ver o novo.

26 É resistente, não procura explorar novas oportunidades
Sintomas É resistente, não procura explorar novas oportunidades

27 Defende sem pensar a sua posição, seu status quo
Sintomas Defende sem pensar a sua posição, seu status quo

28 Age ou toma decisões baseado em falsos pressupostos
Sintomas Age ou toma decisões baseado em falsos pressupostos

29 Olha os problemas e desafios de um única maneira.
Sintomas Olha os problemas e desafios de um única maneira.

30 Sintomas Usa coisas que já funcionaram no passado sem verificar sua validade no presente: “sucesso, soluções e remédios tem prazo de validade”

31 O Medo do Novo O Novo é, em princípio, assustador.

32

33

34

35

36

37

38

39 8

40 8

41 Por que eu não pensei nisso antes ?

42

43 Existem horas que temos que aproveitar confortavelmente o que já estabelecido, o que já está pronto. Mas, existem momentos que é necessário trocarmos de carro e buscarmos novos caminhos , novas forma de fazer as coisas. Temos que ser explorador de novos campos, temos que abrir novas trilhas do pensar, perceber a realidade de um nova forma. Muitas vezes os caminhos estabelecidos não nos levam mais aonde queremos chegar, ou sempre nos levam para o mesmo lugar. É necessário pensar com tração nas quatro. Assim fazem as pessoas que criam novos caminhos de negócios – como o fast food – mac, como fez o jetblue nos estados unidos que criou uma maneira de voar mais barato,

44 Exercício

45

46

47

48 Criatividade envolve quebrar os padrões estabelecidos para olhar as coisas de uma maneira diferente.

49

50 Olhar o mundo de uma nova maneira

51

52 Flexibilidade

53 Criatividade

54 Criar mudanças que sejam
produtivas, que gerem resultados.

55 Desafio Fazer o processo criativo algo fácil de entender e usar. Entender e aplicar a criatividade que você tem. Criar um ambiente que estimule a criatividade. Utilizar técnicas e adotar atitudes que permitam a aplicação do nosso potencial criativo.

56

57

58

59 OPORTUNIDADE

60

61 Buscar Alternativas

62

63 Síndrome da inspiração
Muitos ficam esperando a inspiração surgir. Todas as técnicas parte do principio que voce deve suar a camisa , tem que começa de algum lugar, ter algum estimulo. É muito comum falar que a pessoa estar sem inspiração. Fui vitima disso também. Mas uma anologia muito interessante é a malhação. É como um pescador ficasse esperando um peixe pedir para ele jogar a isca. Em criatividade tem uma coisa chamada incubação , que vamos ver na frente , que o tempo que não se faz nada, mas normalmente isto é feito depois de uma grande periodo de esforço consciente. Mas não fazer nada e ficar esperando que uma idéia caia do Céu e algo complicado. A minha experiência com art ( pouca experiência) percebi o que o melhor que pode ocorrer é começar, é começar com um estimulo qualquer, uma idéia , um movimento, uma imagem, mesmo que o resultado não se pareça em nada com aquilo que você começou a fazer mas é valido. A criatividade é muitas vezes consequência do movimento , muitas das pessoas que criaram algo realmente inovador , muitos quando começaram sem ter a menor idéia do que estavam fazendo ( no caso de pintores) e outros estavam tentando realizar algo ( como é caso do Edson que estava trabalhando na lampada e descobriu a valvula, o que estavam trabalhando em um remedio para coração e chegaram no viagara e assim sucessivamente). No trabalho é muito comum quando se quer fazer um relatório ou escrever um e não se sabe o que deve ser exatamente dito, e quando começamos as ideias vão aparecendo. Com um grupo de teatro amador que acompanho os trabalhos eu observo que o resultado são muito melhores quando as pessoas começam a fazer , se ficarem muito tempo discutindo e tentando acerta desde o inicio o processo fica complicado. Se ficar esperando um idéia piora ainda. Criar é igual a trair e coçar é só começar.

64 - Esperando o homem perfeito
Esperamos por uma ideia perfeita. - Esperando o homem perfeito

65 PARTICIPE !!!

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76 Já esta comprovada a necessidade da diversidade no campo biologico, sabemos também da importancia da diversidade em outros campos , um empresa que tem diversos produtos , a pessoas que tem diversas habilidade, que conhece diversos campos do conhecimento, vai permitir o que chamamos polinização cruzada. O quanto é valorizado hoje em dia aquele momento do cafezinho ao lado da maquina com colega de outros setores que muitas vezes ajuda a resolver aquele problema que você vem se debatendo a dias. Esta atento para aquele que não concorda sempre. Nem sempre ter uma equipe que so diz amém é bom , pois não permite ver as pessoas que pensam diferente . Amir klink diz que em uma das preparações para umas das suas viagens tinha uma pessoa da equipe que sempre reclama das coisas, criticava e depois percebeu o quanto foi importante. Tendemos a massacrar aquele que não concorda com o nosso ponto de vista. Muitas vezes combinar opniões contraditórias seja uma boa saída; Aquele que nos faz questionar o presupostos, aquele faz ter duvida da nossa tamanha certeza pode nos deixar saudavelmente vulneraveis. diferenças

77 Existe uma relação entre há-há e a-há
Existe uma relação entre há-há e a-há. Humor é sinal de uma flexibilidade mental que é ingredientes essencias na criativo no aspecto cognitivo. O humor é causado por uma fuga inesperada da rota “tradicional” do pensamento.

78

79

80

81

82

83 DVD

84 DVD

85

86 DVD “Cantando na Chuva”

87

88

89

90 A leitura é uma boa fonte de imaginação
A leitura é uma boa fonte de imaginação. Quando você assiste tv, você esta economizando sua imaginação. Esta usando a imaginação dos outros. É como você fosse para a academia vê os outros malhando. Muitos dos inventos e descobertas foram fruto da imaginação, de imagens de sonhos. Einstein não cansava de falar que muitas de suas teorias vinham de imagens que lhe ocorriam e muito e muito outros relatam esta experiencia. Existem diversos estudos que dizem que o cérebro não diferencia uma experiência vividade uma experiencia imaginada. Existem diversas tecnicas de treinamento e cura usando a imaginação com recurso essencial.

91

92

93

94

95 Criatividade ? Existe um necessidade no mundo de hoje em criar. Novas soluções são necessárias. Talvez estejamos fazendo as perguntas erradas para os problemas existentes hoje. Talvez estejamos falhando em perceber que o mundo de hoje é muito diferente do mundo que conhecemos alguns anos ou simplesmente alguns dias. Mas, nós , por uma questão de sobrevivência e economia de recursos tendemos a repetir os velhos padrões , velhos comportamentos, velhas raciocionios e maneira de pensar. Se funcionou uma , duas , tres vezes , tendemos estender isso o máximo que poder se possível por toda a vida. Se fizermos algo que sempre tenhamos a mesma resposta nos condicionamos. Se algo mudar ligeiramente na nossa pergunta a resposta tende ser a mesma. Não percebemos a mudança , não percebemos. Estamos no piloto automatico.

96

97

98

99 “O analfabeto do século 21, não será aquele que não sabe ler ou escrever, será aquele que não sabe aprender, desaprender, e reaprender.” - Alvin Toffler, “Wisdom & Ignorance”

100 PARTICIPE !!!

101 PARA ACESSAR SLIDES DA AULA E ESTUDOS DIRIGIDOS:


Carregar ppt "Curso de Especialização em Gestão de IES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google