Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Estabelecendo limites e regras
(In) disciplina: Estabelecendo limites e regras Por: Priscila Pereira Boy- Assessora pedagógica
2
Quem sou eu? Priscila Pereira Boy Formação:
Formação: Pedagoga, Mestre em Ciência da Educação. MBA Executivo Internacional em Marketing, pela FGV ; Pós graduação Antropologia filosófica e docência do ensino superior; Pós graduação em elaboração de Projetos Sociais e Culturais e captação de recursos (PUC); Pós graduação em gestão de pessoas e equipes(SEBRAE); Atuação profissional: Consultora Educacional na rede pública e privada; Assessora pedagógica do SSEE Voluntariado: Assessora pedagógica no Projeto Proteger Brasil Palestrante no Projeto “Escola da vida.”
3
Publicações:
4
INSTITUIÇÕES EM CONFLITO
O B S E R V A T Ó R I O D O U N I V E R S O E S C O L A R 4 Os problemas de (In)disciplina encontrados na maioria das escolas , na sua opinião, devem ser atribuídos a: % A família é ausente A família não impõem limites As famílias estão desestruturadas e com desregramentos Há falta de diálogo Os pais são o exemplo dos filhos É a família que determina o caráter A família é superprotetora Outros 53,9% 26,5% 20,3% 6,1% 4,4% 0,8%
5
Na sua opinião, qual deve ser a principal função da família na educação dos filhos?
% Participar da vida deles Ensinar os valores básicos (pedir licença, obrigado, etc Apoiar a educação escolar Manter diálogo com os jovens Dar educação Formar o caráter Impor limites Ensinar respeito ao próximo Educar para a vida Dar formação moral Orientar 19,0% 13,5% 12,6% 10,5% 9,5% 9,0% 8,5% 8,0% 7,5%
6
Família e escola: algumas diferenciações
Educação formal e informal Papel paterno/materno e docente Socalização primária e secundária
7
Quebra do contrato social da autoridade, dos limites e regras.
Indisciplina Quebra do contrato social da autoridade, dos limites e regras. As situações de indisciplina são aquelas que põem em cheque a autoridade dos pais ou professores ou figuras constituídas como tal.
8
Verificados nos alunos; (blog 100 nexo)
A origem dos comportamentos ditos indisciplinares pode estar em diversos fatores: Questões relacionadas ao professor principalmente na sala de aula; Verificados nos alunos; (blog 100 nexo) gerados no processo pedagógico escolar ( opções metodológicas); Alheios ao contexto escolar. (respostas na postagem do face) Centrados nas famílias dos alunos.
9
Como a família pode ajudar?
10
Estabelecer limites nas dimensões:
Cognitiva Física Sócio afetiva
11
Dimensão Cognitiva Envolvimento com a vida escolar dos filhos
Horário para estudar Incentivar e fazer leituras Cuidado com a hiperestimulação do cérebro (TV, games, computador, etc)
12
Dimensão física Alimentação Sono Higiene pessoal Atividades físicas
13
Dimensão socioafetiva
Estabelecimento de limites e regras Desenvolvimento da auto estima Regras x combinados Monitoramento das companhias Seja exemplo
14
Sua família não é perfeita....mas pode ser feliz!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.