A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estabelecendo limites e regras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estabelecendo limites e regras"— Transcrição da apresentação:

1 Estabelecendo limites e regras
(In) disciplina: Estabelecendo limites e regras Por: Priscila Pereira Boy- Assessora pedagógica

2 Quem sou eu? Priscila Pereira Boy Formação:
Formação: Pedagoga, Mestre em Ciência da Educação. MBA Executivo Internacional em Marketing, pela FGV ; Pós graduação Antropologia filosófica e docência do ensino superior; Pós graduação em elaboração de Projetos Sociais e Culturais e captação de recursos (PUC); Pós graduação em gestão de pessoas e equipes(SEBRAE); Atuação profissional: Consultora Educacional na rede pública e privada; Assessora pedagógica do SSEE Voluntariado: Assessora pedagógica no Projeto Proteger Brasil Palestrante no Projeto “Escola da vida.”

3 Publicações:

4 INSTITUIÇÕES EM CONFLITO
O B S E R V A T Ó R I O D O U N I V E R S O E S C O L A R 4 Os problemas de (In)disciplina encontrados na maioria das escolas , na sua opinião, devem ser atribuídos a: % A família é ausente A família não impõem limites As famílias estão desestruturadas e com desregramentos Há falta de diálogo Os pais são o exemplo dos filhos É a família que determina o caráter A família é superprotetora Outros 53,9% 26,5% 20,3% 6,1% 4,4% 0,8%

5 Na sua opinião, qual deve ser a principal função da família na educação dos filhos?
% Participar da vida deles Ensinar os valores básicos (pedir licença, obrigado, etc Apoiar a educação escolar Manter diálogo com os jovens Dar educação Formar o caráter Impor limites Ensinar respeito ao próximo Educar para a vida Dar formação moral Orientar 19,0% 13,5% 12,6% 10,5% 9,5% 9,0% 8,5% 8,0% 7,5%

6 Família e escola: algumas diferenciações
Educação formal e informal Papel paterno/materno e docente Socalização primária e secundária

7 Quebra do contrato social da autoridade, dos limites e regras.
Indisciplina Quebra do contrato social da autoridade, dos limites e regras. As situações de indisciplina são aquelas que põem em cheque a autoridade dos pais ou professores ou figuras constituídas como tal.

8 Verificados nos alunos; (blog 100 nexo)
A origem dos comportamentos ditos indisciplinares pode estar em diversos fatores: Questões relacionadas ao professor principalmente na sala de aula; Verificados nos alunos; (blog 100 nexo) gerados no processo pedagógico escolar ( opções metodológicas); Alheios ao contexto escolar. (respostas na postagem do face) Centrados nas famílias dos alunos.

9 Como a família pode ajudar?

10 Estabelecer limites nas dimensões:
Cognitiva Física Sócio afetiva

11 Dimensão Cognitiva Envolvimento com a vida escolar dos filhos
Horário para estudar Incentivar e fazer leituras Cuidado com a hiperestimulação do cérebro (TV, games, computador, etc)

12 Dimensão física Alimentação Sono Higiene pessoal Atividades físicas

13 Dimensão socioafetiva
Estabelecimento de limites e regras Desenvolvimento da auto estima Regras x combinados Monitoramento das companhias Seja exemplo

14 Sua família não é perfeita....mas pode ser feliz!


Carregar ppt "Estabelecendo limites e regras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google