Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O Pesquisar Gustavo Porfírio
2
"O pesquisador que não souber o que está procurando não compreenderá o que encontrar“
Claude Bernard
3
Objetivos desta aula: O que é pesquisa? Quais as motivações que podem levar a pesquisar? O que a pesquisa pode aprimorar no aluno? Qual objetivo de fazer IC? O que o planejamento da pesquisa? Quais as etapas de uma pesquisa?
4
1. Pesquisa O que é conhecimento?
5
1. Pesquisa Aceitar como verdade
Autoridade de quem responde Maneira contemplativa Seria o conhecimento científico uma verdade absoluta? O que é conhecimento científico? Qual o seu principal princípio? Reprodutibilidade
6
1. Pesquisa O que é uma pesquisa científica?
Um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novo conhecimento e/ou corroborar ou refutar um conhecimento pré-existente (Clark, 2001); Um processo de fazer uma pergunta, ou uma série de perguntas relacionadas, e então iniciar procedimentos sistemáticos para obter respostas válidas para esta questão Clark OAC, Castro AA. A pesquisa. In: Castro AA, editor. Planejamento da pesquisa. São Paulo: AAC; Disponível em URL:
7
1. Pesquisa Qualquer pesquisa encontrará respostas válidas? (qualquer pesquisa será útil?) Rigor Metodológico Rigor é atitude e não conhecimento!
8
2. Por que pesquisar? Seis motivos que levam os alunos a fazer pesquisa no curso de graduação : Para impressionar os colegas, principalmente de sexo oposto; Para receber algum dinheiro com bolsa de iniciação científica ou similar; para se aproximar do professor e garantir a vaga na pós-graduação ou na residência para conhecer melhor uma determinada doença ou tópico específico
9
2. Por que pesquisar? Seis motivos que levam os alunos a fazer pesquisa no curso de graduação: 5. Para engordar o currículo 6. Para aprender sobre o método científico e como realizar uma pesquisa Qual o motivo correto? Há motivo correto?
10
2. Por que pesquisar? Fatores com influência negativa:
Medo de imitação Medo do instrumento de avaliação Medo de simplicidade Medo da pesquisa ser imperfeita Medo de trabalho
11
3. Por que fazer iniciação científica?
Para tornar o aluno um pesquisador? DEPENDE! Pode acelerar o desenvolvimento dos alunos até o doutorado Vantagens em fazer IC Avaliação crítica Capacidade de produzir conhecimento
12
4. Por que planejar? Alcançar a resposta da pergunta da pesquisa da melhor forma possível ... melhor forma possível – não implica em maneira mais fácil Base do planejamento
13
4. Por que planejar? Itens do planejamento Idéia Brilhante
Plano de intenção Revisão da literatura Teste de instrumentos e procedimentos Projeto de pesquisa
14
5. Ética desde o planejamento
Quem são os autores da pesquisa??? Como será o ordenamento dos autores??? Critérios Ordenar o nome por ordem alfabética é critério? Pode ser utilizado qualquer critério considerando suas características Por participação na pesquisa!
15
6. Etapas da Pesquisa
16
É hora de colocar a mão na massa!!
Responda em 7 minutos: 1) O que é pesquisa? 2) Quais as motivações que podem levar a pesquisar? 3) Que característica a pesquisa pode aprimorar e desenvolver no aluno? 4) A IC serve apenas para criar pesquisadores? 5) O que o planejamento da pesquisa? 6) Quais as etapas de uma pesquisa?
18
5 minutos para descanso
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.