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Gestão da Qualidade e Produtividade (Aula 9 –Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO gustavopeao@yahoo.com.br.

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1 Gestão da Qualidade e Produtividade (Aula 9 –Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho de 2014

2 GERENCIAMENTO DA ROTINA
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade GERENCIAMENTO DA ROTINA

3 Gerenciamento da Rotina
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade Gerenciamento da Rotina  Metodologia de Gestão da Qualidade baseada na Sistematização e Verificação dos Processos Organizacionais  O uso das técnicas de Gerenciamento de Rotina facilita a identificação do papel de cada pessoa, ou seja, suas responsabilidades e obrigações individuais dentro da Organização.

4 Implantação da Metodologia de Gerenciamento da Rotina
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade Implantação da Metodologia de Gerenciamento da Rotina Perguntas que o Gestor deve se fazer? Os processos sob a minha gestão estão padronizados? A minha atuação garante a obediência e melhoria contínua dos processos sob a minha gestão?

5 Implantação da Metodologia de Gerenciamento da Rotina
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade Implantação da Metodologia de Gerenciamento da Rotina Perguntas que o Gestor deve se fazer? Quando as falhas/erros ocorrem nos processos sob minha gestão a minha atuação visa garantir que não haja reincidência buscando e eliminado as causas fundamentais?

6 Visão do Processo de Gerenciamento da Rotina
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade Visão do Processo de Gerenciamento da Rotina ROTINAS MELHORIAS BUSCA CONSTANTE DE MELHORIAS INCREMENTAIS, AINDA QUE PEQUENAS. GARANTIA DA OBEDIÊNCIA AOS PADRÕES; ATUAÇÃO SOBRE AS CAUSAS FUNDAMENTAIS DOS PROBLEMAS. PREVISIBILIDADE COMPETITIVIDADE

7 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE

8 “As Sete Novas Ferramentas” Sete Ferramentas Gerenciais da Qualidade
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade “As Sete Novas Ferramentas” Sete Ferramentas Gerenciais da Qualidade São Ferramentas de Planejamento e Gestão aplicadas para o “problem finding” (Identificação e Resolução de Problemas ou Circunstâncias) Possibilitam o mapeamento de Problemas ou Circunstâncias Relevantes ao processo de gestão e o consequente planejamento de ações para melhoria de processos/produtos/serviços

9 “As Sete Novas Ferramentas” Sete Ferramentas Gerenciais da Qualidade
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade “As Sete Novas Ferramentas” Sete Ferramentas Gerenciais da Qualidade São Ferramentas que permitem a Análise de Dados Quantitativos (“números”) e Qualitativos (“palavras”) Possibilitam o mapeamento de Problemas ou Circunstâncias Relevantes ao processo de gestão e o consequente planejamento de ações para melhoria de processos/produtos/serviços

10 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Diagrama de Afinidade Sintetizar, classificar e estruturar ideias pouco definidas Diagrama de Relações Descobrir e analisar inter-relações de causa e efeito Diagrama em Árvore Detalhar situações desde os aspectos gerais até aspectos específicos Diagrama em matriz Correlacionar dados de forma lógica

11 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Técnicas de Priorização/Redução Direcionar e focalizar análises para tomada de decisão PDPC – Processo Decision Program Chart – Árvore de Decisão Identificar, avaliar e planejar alternativas de atuação para resolução de problemas Diagrama de Rede de Atividades/Diagrama de Flechas Gerenciar prazos, prioridades e recursos disponíveis

12 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Diagrama de Afinidade Sintetizar, classificar e estruturar ideias pouco definidas O Diagrama de Afinidade auxiliar na organização de um grande número de dados dispersos em grupos definidos a partir de padrões de afinidade. Utilização da Criatividade e da Lógica

13 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Diagrama de Afinidade Sintetizar, classificar e estruturar ideias pouco definidas A formação de grupos “afins” possibilita o estudo e análise posteriores de relações de causa e efeito. Exemplo: Os clientes podem ser reagrupados em função dos tipos de produtos/serviços que adquirem, ou de localização geográfica, ou por potencial de venda, ou por lucratividade, etc.

14 Fonte: Bauer (2009)

15 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Diagrama de Relações Descobrir e analisar inter-relações de causa e efeito O Diagrama de Relações é utilizado para avaliar as relações lógicas de causa e efeito das variáveis existentes em torno de um problema. Utiliza um “pensamento multidirecional”, permitindo que sejam explorados possíveis “círculos de causalidade” entre as variáveis atuantes em torno de um problema

16 Fonte: Leão (2012)

17 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Diagrama em Árvore Detalhar situações desde os aspectos gerais até aspectos específicos O Diagrama de Árvores possibilita que se enxergue em detalhes todos os caminhos e ações que precisam ser percorridos até que se resolva um problema ou se atinja um determinado objetivo. O Diagrama de Árvores constrói uma sequência lógica de detalhamento das ações.

18 Fonte: Almeida (2006)

19 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Diagrama em matriz Correlacionar dados de forma lógica A Construção de uma matriz que relacione as diversas variáveis envolvidas em um problema. A representação gráfica da matriz permite uma compreensão rápida e clara dos relacionamentos existentes entre as variáveis de um problema e o quanto essas relações interferem na situação em análise.

20 Fonte: Leão (2012)

21 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE Técnicas de Priorização/Redução
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Técnicas de Priorização/Redução Direcionar e focalizar análises para tomada de decisão As Técnicas de Priorização/Redução são TÉCNICAS QUANTITATIVAS utilizadas quando há a necessidade de selecionar dentre várias alternativas, aquela (s) que podem contribuir de modo efetivo para a resolução do problema. Permitem que as ações para resolução do problema sejam menos dispersas e descoordenadas.

22 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE Técnicas de Priorização/Redução
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Técnicas de Priorização/Redução Direcionar e focalizar análises para tomada de decisão A definição das melhores alternativas pode ocorrer através de uma sessão de Brainstorming ou da aplicação da Técnica Nominal de Grupo.

23 Fonte: Bauer (2009)

24 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE Técnicas de Priorização/Redução
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Técnicas de Priorização/Redução Direcionar e focalizar análises para tomada de decisão A Ferramenta GUT (Gravidade-Urgência-Tendência) é uma técnica de priorização

25 Fonte: Bauer (2009)

26 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE PDPC – Processo Decision Program Chart – Árvore de Decisão Identificar, avaliar e planejar alternativas de atuação para resolução de problemas A Árvore de Decisão é uma ferramenta que permite a exibição dos possíveis eventos e contingências que podem ocorrer durante a implementação de um plano de ação ou projeto.

27 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE PDPC – Processo Decision Program Chart – Árvore de Decisão Identificar, avaliar e planejar alternativas de atuação para resolução de problemas Com a Árvore de Decisão é possível identificar e avaliar “caminhos alternativos” para resolução de problemas que ocorrem ao longo de um processo.

28 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE PDPC – Processo Decision Program Chart – Árvore de Decisão Identificar, avaliar e planejar alternativas de atuação para resolução de problemas A Árvore de Decisão permite que se encontrem ações alternativas que possibilitem a prevenção da ocorrência de desvios mais graves (críticos) e a atuação em caso de ocorrência de problemas.

29 Fonte: Bauer (2009)

30 Fonte: Bauer (2009)

31 Fonte: Bauer (2009)

32 Fonte: Bauer (2009)

33 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE
Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Diagrama de Rede de Atividades/Diagrama de Flechas Gerenciar prazos, prioridades e recursos disponíveis O Diagrama de Rede de Atividades permite exibir e avaliar a distribuição das atividades organizacionais ao longo do tempo em função de uma dada atividade e seus desdobramentos ou em função de um conjunto de atividades.

34 Fonte: Leão (2012)

35 Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma

36 “Problema é o resultado indesejável de um trabalho.”
Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma MASP MASP  Metodologia de Análise e Solução de Problemas “Problema é o resultado indesejável de um trabalho.” Toda Organização tem problemas que as impedem de obter melhor qualidade e produtividade em seus produtos e serviços

37 MASP “Sintomas” da existência de problemas: - Baixa produtividade
Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma MASP MASP  Metodologia de Análise e Solução de Problemas “Sintomas” da existência de problemas: - Baixa produtividade - Baixa qualidade dos produtos e serviços - Menor posição competitiva no mercado

38 MASP “Sintomas” da existência de problemas: - Baixa produtividade
Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma MASP MASP  Metodologia de Análise e Solução de Problemas “Sintomas” da existência de problemas: - Baixa produtividade - Baixa qualidade dos produtos e serviços - Menor posição competitiva no mercado

39 Não Qualidade: Os verdadeiros Custos
Inspeção Garantia Sucata Retrabalho Custos Tradicionais da Qualidade Rejeições (tangível) Penalidades & Danos (Facilmente Identificados) Custos da Qualidade escondidos Perda de vendas Acordos de vendas Insatisfação do cliente (Difíceis de mensurar) Tempo de ciclo longo Hora extra Entrega parcial Mais setups Viagens desnecessárias Custos de remessas extras Perda de oportunidades Excesso de inventário Desgaste com o cliente Adiamento de instalações Alterações de engenharia Perda da lealdade do cliente Moral do empregado, produtividade, retorno O iceberg encoberto é 10X maior que a parte visível...

40 Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma
MASP  Metodologia de Análise e Solução de Problemas A Metodologia MASP baseia-se na obtenção de dados que justifiquem/comprovem fatos/dados previamente levantados e que comprovadamente causam problemas de qualidade e/ou produtividade em uma Organização, com a devida proposição de soluções que contemplem ações corretivas, preventivas e preditivas em relação às causas fundamentais dos problemas.

41 O Ciclo do MASP Mudança na atitude Mudança nos resultados
Controle demonstrado no novo nível Mudança na organização Retenção dos benefícios Definição e organização do projeto Implementação da solução Declaração da missão e seleção do time Jornada de remediação Jornada de diagnóstico Identificação das causas primárias Mudança no conhecimento Controle demonstrado no novo nível

42 Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma

43 Prevenção de falhas previsíveis e potenciais
Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma FMEA Failure Mode and Effect Analysis  Análise de Modo e Efeito de Falha Método estruturado para identificação, estimativa, priorização e avaliação de riscos existentes a um produto/processo. Prevenção de falhas previsíveis e potenciais

44 Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma
Failure Mode and Effect Analysis  Análise de Modo e Efeito de Falha A Metodologia FMEA busca a identificação das variáveis críticas nas entradas (“input”) que podem afetar a qualidade das saídas (“output”) de um processo. A partir dessa identificação são estabelecidas prioridades que guiarão o esforço de coleta de dados e a avaliação dos riscos associados aos defeitos.

45 FMEA DIAGRAMA DO FMEA Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma
Fonte: Quality (2010)

46 Etapas de Aplicação do FMEA
Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma Etapas de Aplicação do FMEA 1ª Etapa: Identificação e Listagem das Falhas Possíveis 2ª Etapa: Definição das Causas e Efeitos relacionados a cada Falha Possível identificada na 1ª etapa 3ª Etapa: Com o uso de escalas numéricos estimar a probabilidade de ocorrência da falha, a severidade do efeito provocado pela ocorrência da falha e a probabilidade de detecção da falha antes que o Cliente a detecte. RPN = Número de Prioridade de Risco 4ª Etapa: Definição de Ações para Redução ou Eliminação das Causas relacionadas às Falhas (principalmente aquelas com Altos valores de RPN)

47 Exemplos de Critérios de Avaliação de Risco
Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma FMEA Exemplos de Critérios de Avaliação de Risco Fonte: Toledo (2008)

48 Exemplos de Critérios de Avaliação de Risco
Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma FMEA Exemplos de Critérios de Avaliação de Risco Fonte: Toledo (2008)

49 Exemplos de Critérios de Avaliação de Risco
Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma FMEA Exemplos de Critérios de Avaliação de Risco Fonte: Toledo (2008)

50 Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma

51 Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma
A metodologia Six-Sigma (“6 sigma”) foi criada pela Motorola para redução dos problemas de Qualidade (década de 1980). “Seis Sigmas é uma filosofia de negócios que visa a obtenção de produtos virtualmente livres de defeitos.” (Jack Welsh)

52 Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma
Fonte: USP (2008)

53 O Quanto é Bom o Desempenho de Six Sigma?
Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma Six-Sigma O Quanto é Bom o Desempenho de Six Sigma? Sigma Defeitos máximos por Milhão 1 2 3 67.000 4 6.000 5 400 6 3,4 6 5 4 3 2 1

54 Six-Sigma - IMPLANTAÇÃO
Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma Six-Sigma - IMPLANTAÇÃO

55 FIM !!!


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