A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPORTAMENTOS AUTO-DESTRUTIVOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPORTAMENTOS AUTO-DESTRUTIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTOS AUTO-DESTRUTIVOS
Apresentação: Conceição Sousa Grupo de estudos do Trauma

2 COMPORTAMENTOS AUTO-DESTRUTIVOS (Self-Injurious Behaviors)
Os comportamentos auto-destrutivos definem-se como aqueles que envolvem o acto intencional de infligir dano ao tecido. Inclui a destruição directa e deliberada do tecido corporal sem tentativa de suicídio. Cortar, queimar, provocar feridas, morder, arranhar, bater (Pacientes Psiquiátricos). Auto imolação (pegar fogo a si próprio), auto castração ou auto lesão as zonas genitais ou a face (Pacientes psicóticos ou com graves perturbações de desenvolvimento ou de genética).

3 A maior incidência deste tipo de comportamentos ocorre em pacientes psiquiátricos, prisioneiros e estudantes universitários. Em termos de população clínica, a prevalência deste tipo de comportamento ocorre nos indivíduos com:  “Personalidade borderline”  Perturbação de Pós-Stress Traumático  Desordens dissociativas  Depressão Cerca de 4% da população geral apresenta este tipo de comportamento e o seu início ocorre tipicamente na adolescência ou no começo da idade adulta. Este tipo de comportamento é um dos melhores preditores quanto a tentativas futuras de suicídio.

4 Quais as razões que levam as pessoas a iniciarem e manterem este tipo de comportamento ?
 Evitar e escapar dos estados emocionais e pensamentos não agradáveis;  Auto punição em relação a alguma transgressão considerada ou devido a percepção e uma característica não desejada do Self;  Poder vivenciar sentimentos ou aliviar sentimentos de dissociação, entorpecimento e tédio;  Comunicar algo a outras pessoas.

5 Referência Bibliográfica:
……………. In G. Reyes, J.D.Elhai, J.D. Ford, The Encyclopedia of Psychological Trauma (pp. ). New Jersey: Wiley Apresentação: Conceição Sousa - Grupo de Estudos do Trauma


Carregar ppt "COMPORTAMENTOS AUTO-DESTRUTIVOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google