A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao Projeto de Arquitetura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao Projeto de Arquitetura"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Projeto de Arquitetura

2 Introdução ao Projeto de Arquitetura
EMENTA Introdução ao projeto: materiais e linguagens de projeto (plástica, volumetria, teoria das cores, texturas, escalas, luz e sombras, ritmo, harmonia e composição). Noções gerais da estética aplicada ao espaço da arquitetura. Axiomática arquitetônica. O homem e o ambiente físico. Percepção espacial. A correlação forma e função no projeto. Introdução à metodologia de projeto. Exercício de projeto.

3 Introdução ao Projeto de Arquitetura
Bibliografia básica LEMOS, Carlos A. C. O que é arquitetura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense. 1994 ZEVI, Bruno; GASPAR, Maria Isabel; OLIVEIRA, Gaetan Martins de (Trads). Saber ver a arquitetura. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. NIEMEYER, Oscar. A forma na arquitetura. 4. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2005 ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1997. WONG, Wucius. Princípios da forma e do desenho. São Paulo: Martins Fontes MOHOLY-NAGY, László. Do material à arquitetura. Barcelona: G. Gili

4 Introdução ao Projeto de Arquitetura
Bibliografia complementar GUIMARÃES, Luciano. A cor com informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbología das cores. São Paulo: Ed. Anablume, 2000. MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual: contribuições para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 1997. ENGEL, Heino. Sistemas de estructuras. Barcelona: G. Gili, 2001. BARROS, Lilian R. M. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria e Goethe. São Paulo: Senac, 2006. CHING, Francis D. K. Arquitetura: forma, espaço e ordem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes KANDINSKY, Wassily. Ponto, linha, plano. São Paulo: Martins Fontes, 1970. DOCZI, Giorgy. O poder dos limites: harmonias e proporções na natureza, arte & arquitetura. São Paulo: Mercúrio, 1990.

5 Introdução ao Projeto de Arquitetura
Bibliografia complementar DONDIS, Donis A. sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. BAKER, Geoffrey H. Le Corbusier: análise da forma. Barcelona, ed. Gustavo Gilli, 1997. OSTROWER, Fayga. A sensibilidade do intelecto. Rio de Janeiro: Campus, 1998. OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1986. WONG, Wucius. Principios del diseño em color. Barcelona: Gustavo Gilli, 1999.

6 Introdução ao Projeto de Arquitetura
Avaliação Trabalhos práticos individuais ou em grupo em sala de aula Apresentação dos trabalhos práticos no final do bimestre PRESENÇA EM SALA OBRIGATÓRIA!

7 O que é o projeto de arquitetura? Para que serve?
Antes de tudo... O que é o projeto de arquitetura? Para que serve?

8 Definição de Elvan Silva:
Projeto Arquitetônico a partir de esquemas antropológicos e socioeconômicos 1) Sociedade Primitiva 2) Sociedade Intermediária 3) Sociedade Organizada 4) Sociedade Complexa

9 A ARQUITETURA NÃO PRECISA DO PROJETO PARA EXISTIR
Sociedade Primitiva A ARQUITETURA NÃO PRECISA DO PROJETO PARA EXISTIR

10 Neste caso, o projeto é totalmente dispensável e inconcebível.
Sociedade Primitiva O abrigo é produzido pelo próprio usuário, geralmente reproduzindo um modelo, sugerido ou imposto pela tradição. Neste caso, o projeto é totalmente dispensável e inconcebível.

11

12

13

14

15 Sociedade Intermediária
Aparece a figura do construtor, que substitui o usuário. Ao construtor compete conceber e executar a obra baseado em um modelo que é comum às duas partes envolvidas. O projeto é dispensável, mas pode ser utilizado para a comunicação entre as partes.

16 Sociedade Intermediária

17 Sociedade Intermediária

18 Sociedade Intermediária

19 Sociedade Organizada Maior definição das competências e responsabilidades entre o projetista e o executor. O projeto é etapa necessária, onde desempenha a função de registro e comunicação das decisões relativas à operação construtiva.

20 Sociedade Organizada

21 Sociedade Organizada

22 Sociedade Organizada

23 Sociedade Complexa Quando a tarefa de edificar adquire maior complexidade e passa a exigir a participação de elementos de diferentes formações e interesses. O projeto tem a função de documento, registro e comunicação.

24 Sociedade Complexa

25 Sociedade Complexa

26 Sociedade Complexa

27 O projeto é um instrumento / representação adotado para evitar a surpresa e o desconhecido

28 Projeto arquitetônico é uma proposta de solução para um particular problema de organização do entorno humano, através de uma determinada forma construtível, bem como a descrição desta forma e as prescrições para sua execução.

29 Projeto = criatividade + informação
Criatividade: solução do problema/ essência do projeto / forma que se expressa Informação: representação da proposta / apresentação

30 Mas... A arquitetura é essencial? Porque não moramos em casas iguais a de todo mundo?

31 Trazer: papel branco + tesoura + lápis + cola + fita adesiva
Para a próxima aula Trazer: papel branco + tesoura + lápis + cola + fita adesiva


Carregar ppt "Introdução ao Projeto de Arquitetura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google