A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

desafios atuais para a escola

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "desafios atuais para a escola"— Transcrição da apresentação:

1 desafios atuais para a escola
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: desafios atuais para a escola VERA MARIA CANDAU 2007

2 1. INCLUSÃO-EXCLUSÃO: polos contrapostos?

3 UNIVERSO SEMÂNTICO EXCLUSÃO eliminar - expulsar - abandonar
Silenciar- privar - negar INCLUSÃO envolver – implicar – inserir pertencer – participar- unir

4 Que significa incluir? Integrar na sociedade vigente?
Assimilar os referentes dominantes? Promover o acesso a determinados bens e serviços? Expandir a lógica social em que vivemos sem questioná-la?

5 PRIMEIRA AFIRMAÇÃO o binômio exclusão-inclusão está vinculado à problemática da desigualdade social, característica estrutural das sociedades capitalistas em que vivemos, e reforçada pelas políticas neoliberais. É neste contexto que a questão deve ser colocada.

6 SEGUNDA AFIRMAÇÃO A questão da desigualdade-igualdade não dá conta das diferentes dimensões da problemática da inclusão-exclusão presentes na nossa sociedade. As questões relativas à diferença e às políticas de identidade também estão a elas articuladas.

7 EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: UMA RELAÇÃO PARADOXAL
Sociedade excludente x educação inclusiva

8 Boaventura Sousa Santos
NOSSO ENFOQUE : CENTRALIDADE DA RELAÇÃO ENTRE IGUALDADE E DIFERENÇA TEMOS O DIREITO DE SER IGUAIS QUANDO A DIFERENÇA NOS INFERIORIZA E TEMOS O DIREITO A SER DIFERENTES QUANDO A IGUALDADE NOS DESCARACTERIZA Boaventura Sousa Santos

9 2. QUESTÕES PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO:
MUITAS LEITURAS

10 Inserção de pessoas com deficiência em escolas comuns

11 ampliação das oportunidades educacionais de grupos marginalizados

12 uma escola que assume. cada um dos sus alunos e. alunas com todo o seu
uma escola que assume cada um dos sus alunos e alunas com todo o seu potencial e tendo presente o seu contexto

13 “ Cada pessoa – criança, jovem ou adulto- deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem......

14 Conferência mundial de Educação para Todos
A amplitude das necessidades básicas de aprendizagem e a maneira de satisfazê-las varia segundo cada país e cada cultura e, inevitavelmente, mudam com o decorrer do tempo” Tailândia 1990 Conferência mundial de Educação para Todos

15 TENSÃO EXCLUSÃO-INCLUSÃO
PROCESSO EDUCATIVO: TENSÃO EXCLUSÃO-INCLUSÃO

16 “A diversidade na educação é ordem e caos, unidade e diferença,
inclusão e exclusão em educação são condições contraditórias da orientação moderna...... E, se a ordem é o que mais nos ocupa, a ambivalência é o que mais nos preocupa. A modernidade abordou a diversidade de duas formas básicas: assimilando tudo que é diferente a padrões unitários ou “segregando-o” em categorias fora da “normalidade” dominante’.” Gimeno Sacristán 1

17 QUESTÕES FUNDAMENTAIS:
O fracasso escolar nos incomoda? Os “outros” fazem diferença?

18 SUPERAR A CONTRAPOSIÇÃO
DESAFIO: SUPERAR A CONTRAPOSIÇÃO SITUAÇÃO – PADRÃO x ENSINO INDIVIDUALIZADO

19 “A escola sempre teve dificuldade em lidar com a pluralidade e a diferença . Tende a silenciá-las e neutralizá-las. Sente-se mais confortável com a homogeneização e a padronização. No entanto, abrir espaços para a diversidade, a diferença e para o cruzamento de culturas constitui o grande desafio que está chamada hoje a enfrentar”. Moreira e Candau


Carregar ppt "desafios atuais para a escola"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google