A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O lixo pode ser luxo!.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O lixo pode ser luxo!."— Transcrição da apresentação:

1 O lixo pode ser luxo!

2 Vocês conhecem o Saci Pererê
Vocês conhecem o Saci Pererê? Ele é conhecido por gostar de fazer travessuras e enganar as pessoas. Mas eu irei contar uma história onde o Saci resolveu aprontar uma grande confusão, e tudo ao contrário do que ele queria. Ao invés de atrapalhar as pessoas, ele acabou ajudando todo mundo.

3 Um belo dia, o Saci estava andando pela floresta quando se deparou com um monte de lixo. O Saci é amigo dos animais e vive na natureza. Vocês acham que ele gostou dessa situação? É claro que não! Então, ele começou a pensar em uma maneira de ajudar a natureza. Vamos ajudar o Saci?

4 Agora que vocês já sabem um pouco sobre o que é lixo e reciclagem.
Como vocês podem ajudar o Saci? De que maneiras podemos reutilizar o lixo coletado? Embarque nessa aventura e descubra como vocês podem ajudar a natureza!

5 Agora, vocês irão aprender um pouco sobre lixo, reciclagem e coleta seletiva. Vocês irão observar como o lixo da sua casa, do seu bairro e da sua sua escola é tratado. Nosso projeto será divido em 17 etapas, sendo que o trabalho final é a elaboração de um manual sobre a reciclagem, a produção de instrumentos musicais e a apresentação da banda da nossa turma na Ciranda da Leitura.

6 Para podermos ajudar o Saci e a natureza, precisamos seguir os seguintes passos:
Fases 1 e 2 - Aprender sobre lixo, reciclagem e coleta seletiva.

7 Confira na Internet! Reciclagem
Jogo

8 Fases 3 e 4 – Estudar sobre o lixo da sua casa, do seu bairro e da sua escola.
Nessa etapa, em grupos de 4 ou 5 alunos, vocês irão fazer um passeio pela escola, observando o lixo encontrado no chão e nas lixeiras. Não esqueçam de fazer anotações! A partir das anotações, vocês irão criar tabelas e gráficos sobre o lixo encontrado na escola e apresentar para a turma. O lixo do seu bairro e da sua casa deverá ser apresentado através de anotações, desenhos e/ou fotos. Não esqueça de observar se há coleta seletiva no seu bairro e como a sua família separa o lixo.

9 Lembra do lixo que o Saci encontrou na floresta?
Fases 5, 6, 7 e 8 – Vamos ler um livro que conta uma história sobre o Saci e a reciclagem. Lembra do lixo que o Saci encontrou na floresta? Agora, vamos descobrir o que ele fez com o lixo. Quando acabarmos a leitura do livro, vocês irão apresentar um breve resumo sobre a história e dizer como vocês podem ajudar o Saci na coleta e no reaproveitamento do lixo.

10 Fases 9, 10, 11, 12 e 13 – Criação do manual sobre a reciclagem.
Nessa etapa, vocês irão se organizar em 5 grupos e será sorteado um tema para cada grupo: - A atual situação do lixo no planeta Terra e como isso afeta o meio ambiente. - O que é lixo e reciclagem? - Coleta seletiva e materiais. - Como aproveitar o material reciclável? - Pesquisa de como pedir a coleta seletiva no seu bairro, oficinas de materiais recicláveis e dicas uteis.

11 Na primeira fase, vocês irão pesquisar os temas no laboratório de informática e em casa. Juntos, vocês irão selecionar e organizar o material com o auxílio da professora em sala de aula.

12 Confira na Internet! Como o lixo afeta o meio ambiente
Lixo, reciclagem, coleta seletiva e materiais Lista de materiais recicláveis e não recicláveis

13 Como aproveitar o material reciclável
Companhia de limpeza de Niterói

14 Fases 14 e 15 – Produção de brinquedos e instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis.

15 Confira na Internet! Brinquedos de materiais recicláveis
Instrumentos musicais de materiais recicláveis

16 Fases 16 e 17 – Ensaio da banda.
Nós iremos tocar o samba enredo de 2014 da escola de samba Viradouro. O que vocês acham de aprendermos um pouco sobre esse samba e essa escola de samba? Clique aqui para ouvir o samba

17 Confira na Internet Viradouro http://www.gresuviradouro.com.br/
Samba enredo da Viradouro

18 Vá para o próximo slide para saber mais
Avaliação Vocês serão avaliados de duas maneiras: a avaliação do professor e duas auto-avaliações. Vá para o próximo slide para saber mais

19 Avaliação do professor: critérios
Desempenho durante o projeto e nas produções textuais. Organização Criatividade Participação Tarefas Escrita Adequação ao tema Excelente Bom Regular

20 Auto-avaliação Produção textual sobre o livro Escrevi tudo que queria
Enquanto escrevia, pensei na pessoa que irá ler Minha letra está legível Tive problemas de ortografia Dividi o texto em parágrafos Utilizei letras maiúsculas no início das frases Fui criativo Alcancei os objetivos da tarefa

21 Desempenho durante o projeto
Participei com interesse Pesquisei Ajudei os meus colegas Realizei todas as atividades Sim, estou muito satisfeito Não, posso melhorar

22 O que vocês acharam da nossa aventura?
Ajudamos o Saci com o lixo, aprendemos como cuidar da natureza e como reaproveitar o que jogamos fora. E agora, que tal contar tudo o que você aprendeu para os seus pais, amigos e vizinhos? Quem sabe, eles não adotam as ideias de separar o lixo e reaproveitar tudo aquilo que é reciclável. O planeta Terra é o nosso lar e devemos cuidar dele.

23 Material desenvolvido para a disciplina Prática de Ensino em Língua Inglesa I – O uso da tecnologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela aluna do curso de Letras/Língua Inglesa, Jessica Natarelli. Esse material é destinado para alunos do 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental e foi desenvolvido pela aluna, que trabalha na Fundação Municipal de Educação como professora do Ensino Fundamental I, para os seus alunos do 4° ano, turma GR4C, da Escola Municipal Professor André Trouche, situada no bairro Barreto no Município de Niterói. A webquest foi desenvolvida para o projeto interdisciplinar da turma do ano letivo de O produto final será apresentado na Ciranda da Leitura da escola. Agradecimento especial à professora Janaína Cardoso, quem me deu apoio e sugeriu ideias, e aos meus alunos, os responsáveis pela dedicação e realização desse trabalho.


Carregar ppt "O lixo pode ser luxo!."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google