Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Prof. José Antônio Meister meister@pucrs.br
OS VALORES NA EDUCAÇÃO Prof. José Antônio Meister
2
Questionam os papéis que assumem,
Uma peça de teatro onde os alunos criam diálogos e encenam refletindo relações humanas. Questionam os papéis que assumem, identificando-se com o personagem que representam.
3
Por que escolheram o tema ?
O objetivo é criar um clima de confiança no grupo.
4
Apresentação de personagem, acontecimentos, bibliografia, etc.
O trabalho com modelos Apresentação de personagem, acontecimentos, bibliografia, etc.
5
Preparar algumas perguntas, como por exemplo:
??? ??? Preparar algumas perguntas, como por exemplo: Quem é o personagem? Já ouviu falar dele? O que lhe chama a atenção? Por quê?
6
Construção conceitual:
Em que situações é importante ter o valor do personagem? Quem está mais interessante no triunfo do valor? É sempre bom esse valor?
7
Se você tivesse esse valor, o que faria?
??? ??? Se você tivesse esse valor, o que faria? Qual o valor oposto? Se tal valor não estivesse presente, qual imperaria? O que aconteceria se alguém não tivesse esse valor?
8
Ao final deve-se buscar sempre uma explicação do:
significado, benefícios, vantagens concretas, problemas quando se busca excessivamente esse valor.
9
Não se transmitem valores, mas os descobrimos à medida em que os relacionamos uns com os outros.
10
Dois temas deste ano nos chamam a atenção:
ANO INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO CAMPANHA DA FRATERNIDADE VIDA SIM, DROGAS NÃO.
11
O objetivo final é o cultivo pessoal, para que haja plena realização.
Sua existência e realização só ocorrem com os outros.
12
OS VALORES NA EDUCAÇÃO E NO EDUCADOR MARISTA
13
São convites à transcendência da individualidade, para a unidade.
14
Não existe melhor termo para designar o ser humano do que PESSOA.
Ainda que tenda ao infinito ele é finito
15
somos imagem e semelhança de Deus.
Como cristãos não podemos esquecer nosso ponto de partida para o entendimento do ser humano: somos imagem e semelhança de Deus.
16
ter liberdade, vontade própria e inteligência.
Ser imagem é: ter liberdade, vontade própria e inteligência.
17
Como pessoas, somos uma obra de arte.
A maior obra de arte.
18
O modelo adequado, que inspira o ser humano e o leva a infinitude, encontramos inscrito no cultivo de nossa humanidade.
19
Os valores são fenômenos originários porque despertam o sentimento.
O máximo de um valor não se tem porque se diminuem distâncias, mas porque se realiza uma ação criadora.
20
As idéias criativas são janelas abertas a novos
horizontes e também a novos mundos. E quando encontram grandes valores, são recursos...
21
A experiência de sentido integral se realiza quando a mensagem é de riqueza infinita e estabelece relações fecundas.
22
O grande objetivo da educação nos valores é que as pessoas cresçam, que andem em liberdade sabendo conduzir-se.
23
Isso é tarefa para toda a vida.
Não conseguimos isso com um passe de mágica. Como educadores devemos plantar.
24
Recordemos a parábola do semeador
LUCAS 8,4ss
25
A consciência de que trabalhamos com pessoas é muito importante, pois semeamos.
26
Nossa tarefa é semear. Deus cuida!
27
PROFESSOR CONVIDADO Mauro Rotenberg Professor da Faculdade de Física da PUCRS Mestre em Educação Professor de Biodança
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.