A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sabedoria como forma de Superdotação*

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sabedoria como forma de Superdotação*"— Transcrição da apresentação:

1 Sabedoria como forma de Superdotação*
Robert J. Sternberg Yale University *Wisdom as a form of Giftedness

2 Sobre o autor Sternberg é o autor de mais de 950 artigos, capítulos de livros, e livros. O foco central de sua pesquisa é em Inteligência, Criatividade, e Sabedoria, ele também tem estudado amor e relacionamentos íntimos tais como o ódio. Sua pesquisa tem sido conduzida em 5 diferentes continentes.

3 O que essas pessoas tem em comum?

4 Gandhi

5 Martin Luther King

6 Mother Tereza de Calcutá

7 Nelson Mandela

8 Será que o que eles tem em comum é:
Inteligência interpessoal? Inteligência social? Inteligência emocional ? Inteligência Prática ? Inteligência criativa ? “...esses tipos de inteligências podem ser usados para exclusão, ou até mesmo usados contra, o interesse de outros” (Sternberg, 2000)

9 O tipo de superdotação que pessoas como Mahatma Gandhi, Mother Thereza, Martin Luther King e Nelson Mandela tem em comum, então, parece ser o que algumas teorias modernas chamam de Sabedoria. (Sternberg, 2000)

10 Sabedoria é definida como a aplicação de Conhecimento Tácito, mediado por valores, para a realização de um objetivo de bem-comum através do equilíbrio entre múltiplos interesses que determinará a resposta emitida pelo indivíduo ao ambiente. (Sternberg, 2000)

11 Teoria do equilíbrio de interesses*
*The balance Theory of Wisdom.

12 As bases para a Sabedoria
Na abordagem proposta por Sternberg a noção de Sabedoria começa com a construção de Conhecimento Tácito sobre si mesmo, sobre outros, e sobre o ambiente. Conhecimento Tácito compreende as lições de vida que não são explicitamente ensinadas e que freqüentemente não são nem mesmo ditas. (Polanyi, 1976 conforme citado por Sternberg, 2000)

13 Interesses Considerados: - Interesse Intrapessoal;
- Interesse Interpessoal; - Interesse Extrapessoal. Reações contextuais possíveis: - Adaptação; - Promoção de mudança do meio; - Seleção de um novo meio.

14 Bem comum Na teoria Bem- comum se refere aquilo que beneficia a todos, não apenas aqueles com quem o individuo se identifica, tal como família, amigos, ou membros de um grupo. A Inteligência Prática por si só não envolve o equilíbrio de interesses, a Sabedoria SEMPRE envolve. Indivíduos superdotados em Sabedoria são grandes conselheiros.

15 Aplicação do Conhecimento Tácito e Valores
Conhecimento Tácito na base da Inteligência Prática é aplicada para equilibrar interesses , a fim de alcançar uma resposta equilibrada ao contexto, a favor do Bem- comum. Valores mediam o uso do Conhecimento Tácito no processo de equilíbrio de interesses e respostas. Embora diferentes sociedades possam possuir diferentes valores, alguns valores parecem estar presentes em um grande número de sociedades – verdade, honestidade, sinceridade, misericórdia e compaixão pelos outros.

16 O conceito de Superdotação em Sabedoria enfatiza o equilíbrio no julgamento. O que realmente importa é como o julgamento é feito e não em qual é o julgamento. Dois indivíduos podem chegar a diferentes conclusões e ainda assim serem considerados sábios. Interesses Interpessoais e Extrapessoais NUNCA desaparecem do processo na teoria, não importa quão difícil e estressante a situação seja. De acordo com a teoria, a falta de sabedoria é quando devido a conveniência o indivíduo anula os interesses alheios.

17 Processos subjacentes à Sabedoria (Metacomponentes)
Perceber a existência de um problema; Definir a origem do problema; Levantamento de informações sobre o problema; Formulação de estratégia; Localização de recursos para a solução do problema; Monitoração da solução; Avaliação da reação com respeito a solução.

18 Fontes de diferenças individuais em Sabedoria
Objetivos; Processo de equilíbrio de respostas; Processo de equilíbrio de interesses; Inteligência Prática manisfetada como Conhecimento Tácito; Valores.

19 Sete Maneiras de se desenvolver Sabedoria em crianças
Prover problemas que requerem Sabedoria; Ajudar estudantes a pensar em termos de bem-comum; Ajudar estudantes a equilibrar interesses; Prover exemplos de Sabedoria no passado e analisá-los; Ser um modelo de Sabedoria; Ajudar estudantes a pensar de forma dialética; Mostrar aos estudantes que as pessoas em geral valorizam a Sabedoria.

20 “Freqüentemente, a ênfase parece estar mais concentrada na obtenção do “sucesso” no que na obtenção da “satisfação”.” “Ensinar Sabedoria pode ajudar estudantes a conduzir uma vida tanto feliz (satisfatória) quanto produtiva” “O objetivo não é ensinar outra “matéria”... O objetivo é promover uma mudança na maneira de as pessoas pensarem e agirem nas suas vidas. ” (Sternberg, 2000)

21 Conclusões “Um alto nível de inteligência prática pode nos levar ao sucesso na vida de acordo com os padrões tradicionais, mas Sabedoria pode ser a chave para a satisfação e o contentamento na vida de acordo com os próprios padrões”(Sternberg, 2000)

22 Se existe uma chave para um mundo melhor , talvez seja esta.”
“Talvez o que realmente precisemos é voltar nossa atenção às escolas para a identificação e desenvolvimento da Superdotação em Sabedoria. Se existe uma chave para um mundo melhor , talvez seja esta.” (Sternberg, 2000)


Carregar ppt "Sabedoria como forma de Superdotação*"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google