A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Constelação Familiar Sistêmica Palestras e Workshops.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Constelação Familiar Sistêmica Palestras e Workshops."— Transcrição da apresentação:

1 Constelação Familiar Sistêmica Palestras e Workshops

2 Conferencista: Psicólogo Jadir Lessa Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Federal Fluminense - UFF Autor dos livros: Solidão e Liberdade A construção do Poder Pessoal A Clínica como Exercício Ético dos Encontros Afetivos

3 O que é uma Constelação Familiar? Abordagem da Terapia Familiar Sistêmica criada por Bert Hellinger. Abordagem da Terapia Familiar Sistêmica criada por Bert Hellinger. Principal objetivo: investigar as relações interpessoais de determinado sistema familiar. Principal objetivo: investigar as relações interpessoais de determinado sistema familiar. Diferencia-se das outras psicoterapias por concentrar-se nos sentimentos presentes nos vínculos e não nos sentimentos individuais. Diferencia-se das outras psicoterapias por concentrar-se nos sentimentos presentes nos vínculos e não nos sentimentos individuais.

4 O que é trabalhado numa Constelação Familiar? Os acontecimentos significativos do sistema famíliar e não o que cada membro pensa, sente ou faz. Temas mais freqüentes: Dificuldades de relacionamento; Dificuldades de relacionamento; Conflitos familiares; conflito entre casais; Conflitos familiares; conflito entre casais; Separação ou exclusão de um dos familiares; Separação ou exclusão de um dos familiares; Doenças graves; problemas no parto ou na gestação; Doenças graves; problemas no parto ou na gestação; Dificuldade de lidar com perdas de parentes, pessoas queridas ou parceiros amorosos; Dificuldade de lidar com perdas de parentes, pessoas queridas ou parceiros amorosos; Injustiças, crimes, morte ou tragédias ocorridas na família e problemas financeiros. Injustiças, crimes, morte ou tragédias ocorridas na família e problemas financeiros.

5 Metodologia geral Quando se constela uma família o que mais importa é identificar e compreender a dinâmica das ordens do amor. Quando se constela uma família o que mais importa é identificar e compreender a dinâmica das ordens do amor. Uma das causas das doenças é a distorção da realidade. Uma das causas das doenças é a distorção da realidade. O constelador precisa identificar tudo o que está em ordem e descobrir aquilo que não está. O constelador precisa identificar tudo o que está em ordem e descobrir aquilo que não está. O cliente precisa acreditar que tudo ficará em ordem. O cliente precisa acreditar que tudo ficará em ordem. O que mais importa na constelação familiar é o modo de ordenamento das relações. O que mais importa na constelação familiar é o modo de ordenamento das relações.

6 Metodologia específica O método de se trabalhar uma constelação familiar é simples e eficiente: o cliente escolhe algumas pessoas, dentre os participantes presentes no grupo, para representarem os membros da sua própria família ou da situação que deseja constelar. O método de se trabalhar uma constelação familiar é simples e eficiente: o cliente escolhe algumas pessoas, dentre os participantes presentes no grupo, para representarem os membros da sua própria família ou da situação que deseja constelar. Essas pessoas assumem sua posição dentro do campo da constelação e descrevem, quando solicitadas, tudo o que sentem e percebem na condição de representantes dos referidos membros da família. Essas pessoas assumem sua posição dentro do campo da constelação e descrevem, quando solicitadas, tudo o que sentem e percebem na condição de representantes dos referidos membros da família. Durante a representação, essas pessoas estranhas, sem maiores informações sobre os constelados, reproduzem a dinâmica psicológica da família. Durante a representação, essas pessoas estranhas, sem maiores informações sobre os constelados, reproduzem a dinâmica psicológica da família. Assim o constelador vai identificando o sofrimento e o emaranhamento existente entre eles. Seu trabalho é procurar desfazer os emaranhamentos para que todos se sintam livres das culpas e dos ressentimentos e possam viver em harmonia. Assim o constelador vai identificando o sofrimento e o emaranhamento existente entre eles. Seu trabalho é procurar desfazer os emaranhamentos para que todos se sintam livres das culpas e dos ressentimentos e possam viver em harmonia.

7 Informações: Jadir Lessa (21) (21)

8 A Construção do Poder Pessoal

9 Solidão e Liberdade


Carregar ppt "Constelação Familiar Sistêmica Palestras e Workshops."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google