A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento do consumidor (CC)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento do consumidor (CC)"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento do consumidor (CC)
SITE: 2012/3 Prof. Danilo: apresentação Plano de ensino: leitura Conteúdo (plano) Avaliações (plano) Participação da turma (plano) Frequência (plano) Bibliografia (plano, slides) Slides (aulas) Quadro Dinâmicas Cases Lista de (entrega) 100 . Zero Notas Comportamento do Consumidor-Prof. Danilo

2 Comportamento do consumidor (CC)
Bibliografia LIMEIRA, T. M. V. Comportamento do consumidor brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2008. Preço médio: R$ 82,00 CC e a gestão de marketing A pesquisa de marketing e o estudo do consumidor A segmentação dos consumidores O consumidor como indivíduo O consumidor e o indivíduo O consumidor e a propaganda A criança e o consumo O jovem e o consumo A mulher e o consumo O consumidor emergente O idoso e o consumo O cliente organizacional e satisfação pós-compra Comportamento do Consumidor-Prof. Danilo

3 Comportamento do consumidor (CC)
Bibliografia BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. Preço médio: R$ 106,00 CC e pesquisa do consumidor CC e estratégia de negócios Processo de decisão de compra do consumidor Processos pré-compra Compra Processos pós-compra Determinantes individuais do CC Motivação do consumidor Conhecimento do consumidor Intenções, crenças e sentimentos do consumidor Influências ambientais no CC Influências familiares e domiciliares Influências de grupos e pessoais Comportamento do Consumidor-Prof. Danilo

4 Comportamento do consumidor (CC)
Bibliografia SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. Preço médio: R$ 146,00 Os consumidores no mercado Os consumidores como indivíduos Os consumidores como tomadores de decisão Os consumidores e as subculturas Os consumidores e a cultura Comportamento do Consumidor-Prof. Danilo

5 Site Prof. Danilo SITE: www.danilodeoliveirasampaio.com
ACESSO RESTRITO DISCIPLINAS (menu superior do site) SENHA: tacc2011 Comportamento do Consumidor-Prof. Danilo

6 Comportamento do Consumidor-Prof. Danilo
Como é o seu dia? ...nas férias... ...no fim de semana... De manhã? ...durante a semana... De tarde? De noite? Comportamento do Consumidor-Prof. Danilo

7 Comportamento do Consumidor-Prof. Danilo
Como é o seu dia? De manhã? ...durante a semana... Durante a manhã antes e durante o café da manhã você: Qual é a marca do seu pijama/camisola/bermuda/etc. Acorda pelo despertador? Qual a marca (SONY; CCE; TOSHIBA...) O despertador está em qual estação de Rádio FM? (Cidade? Globo?) Está na hora de escovar os dentes com creme...COLGATE? SORRISO? Prepara um café... TRÊS CORAÇÕES, TOKO, ..... Prepara um pão de sal da padaria DA ESQUINA, do BAHAMAS,.... Coloca no pão de sal um pouco de manteiga COTOCHÉS, DORIANA,... Comportamento do Consumidor-Prof. Danilo

8 O CC enquanto estratégia de marketing:
O CC ajuda a analisar o aumento de influência do consumidor: - Eleição: Quem vai comandar o Brasil? Juiz de Fora? O CC educa e protege os consumidores: Código de defesa do consumidor surgiu para proteger os consumidores Os consumidores possuem associações que o protegem O CC ajuda a formular políticas públicas: O BC eleva os juros, e qual será a ação do consumidor? Como os aposentados reagem à indiferença? Como os estudantes reagem por uma educação melhor? Comportamento do Consumidor-Prof. Danilo

9 Quem determina o que os consumidores podem comprar?
Cadeia de fornecimento ao varejo ou retail supply chain: Todas as organizações envolvidas no produto desde a sua idéia até o consumo final: Produtores Atacadistas Varejistas Consumidores Organizações facilitadoras como bancos, empresas de logística, etc. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR É UMA CIÊNCIA APLICADA QUE SE UTILIZA DE CONHECIMENTOS DA ECONOMIA, PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, ESTATÍSTICA, ENTRE OUTRAS. (BLACKWELL; MINIARD; ENGEL, 2005, p 22) Comportamento do Consumidor-Prof. Danilo

10 ATITUDES TROCAS AFETO COGNIÇÃO COMPORTAMENTO AMBIENTE Definições de CC
“Comportamento do consumidor é a interação entre afeto e cognição, comportamento e ambiente por meio da qual os seres humanos conduzem na vida atitudes relacionadas à troca”. Mesmo conceito da American Marketing Association - AMA. Peter e Olson (2009, p. 5) Universidade de Wisconsin e Estadual da Pensilvânia AFETO ATITUDES COGNIÇÃO COMPORTAMENTO TROCAS AMBIENTE Comportamento do Consumidor-Prof. Danilo

11 Definições de CC obtêm consomem Dispõem
Blackwell, Miniard e Engel (2005, p. 6) The Ohio State University Florida International University Eastern College “Comportamento do consumidor é definido como atividades com que as pessoas se ocupam quando obtêm, consomem e dispõem de produtos e serviços”. Limeira (2008, p. 8) Fundação Getúlio Vargas/EAESP obtêm consomem Dispõem Comportamento do Consumidor-Prof. Danilo

12 Comportamento do Consumidor-Prof. Danilo
Definições de CC “Comportamento do consumidor é o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou dispõem de produtos, serviços, idéias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos”. Solomom (2002, p. 24) Auburn University Comportamento do Consumidor-Prof. Danilo


Carregar ppt "Comportamento do consumidor (CC)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google