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DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

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Apresentação em tema: "DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick Taylor, Frank Gilbreth, Lilian Gilbreth, Henry Gant, Henry Ford

2 QUESTÕES Doc. # 1 Revisão

3 Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação
UMA ORGANIZAÇÃO PODE SER DEFINIDA COMO UMA COMBINAÇÃO INTENCIONAL DE PESSOAS E DE TECNOLOGIA PARA ATINGIR UM DETERMINADO OBJECTIVO V F

4 Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação
Podemos classificar as ORGANIZAÇÕES em quatro tipos: a) Produtivo; b) Socializante; c) Investigação; d) Político. V F

5 FAÇA CORRESPONDER OS NÚMEROS E AS ALÍNEAS DOS DOIS QUADROS
Rede de relações espontânea b) Planear, organizar, dirigir e controlar c) Grupos oficiais numa organização Administrar 2. Organização formal 3. Organização informal

6 Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação
EXISTEM TRÊS COMPETÊNCIAS DURÁVEIS DO ADMINISTRADOR (Segundo Chiavenato, 2004) QUE SÃO: Conhecimento, Perspectiva e Atitude V F

7 Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação
AS SEIS VARIÁVEIS DA TGA (GERAL DA ADMINISTRAÇÃO) SÃO AS SEGUINTES: a) Pessoas; b) Estrutura; c) Ambiente; d) Tecnologia; e) Tarefas; f) Organização V F

8 QUESTÕES Doc. # 1 Pré-teste

9 Preencha o espaço em branco
A PESSOA QUE FICOU CONHECIDA COMO “O PAI DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA” CHAMAVA-SE ___________________

10 FAÇA CORRESPONDER OS NÚMEROS E AS ALÍNEAS DOS DOIS QUADROS
Teoria da administração científica b) Teoria da burocracia c) Teoria clássica Henry Fayol 2. Frederick Taylor 3. Max Weber

11 Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação
O FENÓMENO QUE PROVOCOU O APARECIMENTO DA GRANDE EMPRESA E DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO OCORREU NO FINAL DO SÉC. XVIII E ESTENDEU-SE AO LONGO DO SÉC. XIX E INÍCIO DO SÉC. XX. V F

12 Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação
A preocupação em criar uma Ciência da Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com a ênfase nas tarefas. V F

13 Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação
Numa 1ª fase, Taylor voltou-se para a racionalização do trabalho (análise do trabalho operário, estudo dos tempos e movimentos, fragmentação de tarefas e especialização do trabalhador). V F

14 ? ACHAM ISTO ANORMAL OU ESPERADO?
A INVESTIGAÇÃO DE ROBIN LEIDNAR (1993) REVELOU QUE OS EMPREGADOS DO McDONALD´S NÃO DIZEM QUE ESTÃO DESCONTENTES COM O SEU TRABALHO. ACHAM ISTO ANORMAL OU ESPERADO? SUGIRAM UMA EXPLICAÇÃO PARA ESTE RESULTADO…

15 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Busca da “melhor maneira” por meio de “Métodos Científicos” Estudo dos tempos e movimentos Estabelecimento de padrões de produção Administração e engenheiros estabelecem padrões. Operários executam

16 “I HAVE BEEN IMPRESSED WITH THE URGENCY OF DOING
“I HAVE BEEN IMPRESSED WITH THE URGENCY OF DOING. KNOWING IS NOT ENOUGH; WE MUST APPLY. BEING WILLING IS NOT ENOUGH; WE MUST DO.” Leonardo da Vinci

17 ? “YOU ARE NOT SUPPOSED TO THINK. THERE ARE OTHER PEOPLE PAID FOR THINKING AROUND HERE.” Frederick Taylor

18 5 Princípios simples Transfira-se toda a responsabilidade da organização do trabalho do trabalhador para o administrador Usem-se métodos científicos para determinar o meio mais eficiente para fazer um trabalho Seleccione-se a melhor pessoa para fazer o trabalho delineado Treine-se o trabalhador para fazer o trabalho eficientemente Controle-se o desempenho do trabalhador para que os objectivos sejam conseguidos

19 PLANO ORIGENS DA TEORIA CLÁSSICA QUEM FOI TAYLOR?
LIVRO “Shop Management” (1903) TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE TRABALHO LIVRO “Princípios da administração científica” (1911) CARACTERISTÍCAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA CRÍTICAS À ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E A ESCOLA

20 A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO É RELATIVAMENTE RECENTE E SURGIU COM O APARECIMENTO DA GRANDE EMPRESA.
O FENÓMENO QUE PROVOCOU O APARECIMENTODA GRANDE EMPRESA E DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO OCORREU NO FINAL DO SÉC. XVIII E ESTENDEU-SE AO LONGO DO SÉC. XIX E INÍCIO DO SÉC. XX. ESSE FENÓMENO QUE TROUXE RÁPIDAS E PROFUNDAS MUDANÇAS ECONÓMICAS, SOCIAIS E POLÍTICAS, CHAMOU-SE REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

21 IMPACTO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Aparecimento das fábricas e das empresas industriais Substituição do artesão pelo operário especializado Crescimento das cidades e a necessidade da administração pública Surgimento dos sindicatos como organização proletária Consolidação da administração como área do conhecimento Início da Era Industrial que se prolonga até à última década do séc. XX.

22 ADMINISTRAÇÃO RESPOSTA A DUAS CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: CRESCIMENTO ACELARADO E DESORGANIZADO DAS EMPRESAS QUE PASSARAM A EXIGIR UMA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA CAPAZ DE SUBSTITUIR O EMPIRISMO E A IMPROVISAÇÃO. NECESSIDADE DE MAIOR EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE DAS EMPRESAS, PARA FAZER FACE À INTENSA CONCORRÊNCIA E COMPETIÇÃO NO MERCADO

23 FREDERICK WINSLOW TAYLOR
( ) Escola da Administração Científica: Organização do trabalho de cada operário HENRY FAYOL ( ) Escola Clássica da Administração: Organização da empresa como um todo

24 “O PAI DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA”
FREDERICK W. TAYLOR “O PAI DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA”

25 PRIMEIRO PERÍODO DE TAYLOR
Corresponde à publicação do livro Shop Management (Administração de Oficinas) em 1903 sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-time study) . Diz ele em Shop Management: Objectivo da administração: pagar salários melhores e reduzir custos de produção Empregados cientificamente seleccionados Empregados cientificamente treinados Administração precisa criar uma atmosfera de cooperaçãp com os trabalhadores

26 SEGUNDO PERÍODO DE TAYLOR
Corresponde à publicação do seu livro Princípios da Administração Cientifica (1911) quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral. Para Taylor, as indústrias da sua época sofriam de três males: Vadiagem sistemática dos operários Desconhecimento pela gerência das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho

27 ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO Frederick Taylor

28 ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT)
PARA TAYLOR, O OPERÁRIO NÃO TEM CAPACIDADE, NEM FORMAÇÃO, NEM MEIOS PARA ANALISAR CIENTIFICAMENTE O SEU TRABALHO E ESTABELECER RACIONALMENTE QUAL O MÉTODO OU PROCESSO MAIS EFICIENTE.

29 PRINCIPAIS ASPECTOS DA “ORT”
ANÁLISE DO TRABALHO E ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS ESTUDO DA FADIGA HUMANA DIVISÃO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇÃO DO OPERÁRIO DESENHO DE CARGOS E DE TAREFAS INCENTIVOS SALARIAIS E PRÉMIOS DE PRODUÇÃO

30 CONCEITO DE “HOMO ECONOMICUS”
CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO PADRONIZAÇÃO DE MÉTODOS E DE MÁQUINAS SUPERVISÃO FUNCIONAL

31 LINGOTE DE FERRO LINGOTE DE OURO (Banco da Suécia) A gusa é o produto imediato da fundição do minério de ferro com carvão e calcário num alto forno. A gusa é vertida diretamente a partir do cadinho para contentores para formar lingotes

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33 Taylor dando instruções a Schmit
“ Bem, se você for um funcionário de valor, fará exactamente o que o homem lhe disser amanhã desde bem cedo até à noite. Quando lhe disser para pegar um lingote e caminhar com ele, pegue-o e caminhe, e quando ele lhe disser para se sentar, para descansar, sente-se. Você fará isso durante todo o dia. E sem reclamações. Um funcionário de valor faz exactamente o que lhe é ordenado sem reclamar. Você entende? Quando o homem lhe disser para caminhar, caminhe – quando ele lhe disser para se sentar, sente-se sem qualquer reclamação. Venha trabalhar amanhã de manhã e antes de cair a noite eu saberei se você é ou não um funcionário de valor.”

34 Frederick Winslow Taylor
NINGUÉM OUSARÁ NEGAR QUE O INDIVÍDUO ATINGE SUA MAIOR PROSPERIDADE, ISOLADAMENTE, QUANDO ALCANÇA O MAIS ALTO GRAU DE EFICIÊNCIA, ISTO É, QUANDO DIARIAMENTE CONSEGUE O MÁXIMO RENDIMENTO. Frederick Winslow Taylor

35 “UM DOS REQUISITOS PRINCIPAIS PARA UM HOMEM SER CAPAZ DE MANOBRAR A GUSA REGULARMENTE É O DE SER TÃO ESTÚPIDO E FLEUMÁTICO QUE MAIS SE PAREÇA MENTALMENTE COM UM BOVINO DO QUE COM QUALQUER OUTRA ESPÉCIE DE ANIMAL” Frederick Taylor

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39 PRINCIPAIS CARACTERISTÍCAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
ADMINISTRAÇAO COMO CIÊNCIA A improvisação deve dar o lugar ao planeamento e o empirismo à ciência. DIVISÃO DO TRABALHO-ESPECIALIZAÇÃO “ O trabalho pode ser executado melhor e mais economicamente através da subdivisão das funções”. Assim, “ o trabalho de cada pessoa na organização deveria tanto quanto possível, se limitar à execução de uma tarefa predominante”.

40 CONCEITO DO “HOMO ECONOMICUS”
SUPERVISÃO FUNCIONAL É a aplicação da divisão do trabalho e da especialização ao nível dos supervisores e chefes. CONCEITO DO “HOMO ECONOMICUS” A administração Científica deve estudar as capacidades físicas do trabalhador, através dos estudos de tempos e movimentos, mas com uma abordagem económica, considerando o homem motivado pelo medo da fome e pela busca do dinheiro.

41 ÊNFASE NA EFICIÊNCIA É preciso determinar a única maneira certa de se executar um trabalho (the best way); descoberta e adoptada, essa única maneira maximizará a eficiência do trabalho. PRINCÍPIO DE EXCEPÇÃO Taylor adoptou um sistema de controlo operacional bastante simples e que se baseava não no desempenho médio, mas na verificação das excepções ou desvios dos padrões.

42 CRÍTICAS À ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
MECANICISMO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA SUPERESPECIALIZAÇÃO DO OPERÁRIO VISÃO MICROSCÓPICA DO HOMEM ABORDAGEM IMCOMPLETA DA ORGANIZAÇÃO LIMITAÇÃO DO CAMPO DE APLICAÇÃO ABORDAGEM DE SISTEMA FECHADO

43 ? VOCÊ VIAJOU PARA TRÁS, NO TEMPO, E TEVE OPORTUNIDADE DE SE ENCONTAR COM FREDERICK TAYLOR… EM QUE TRÊS ASPECTOS LHE DAVA OS PARABÉNS? EM QUE TRÊS ASPECTOS O CRITICAVA?

44 MOVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Concepção da organização Relações Admin.- Empregados Sistema de incentivos Concepção da Natureza Humana Resultados Organização Formal Identidade da Interesses Incentivos Monetários Homo Economicus Máximos

45 RESUMO A AC – iniciada por Taylor e seus seguidores – constitui a 1ª teoria administrativa. A preocupação em criar uma Ciência da Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com a ênfase nas tarefas. Numa 1ª fase, Taylor voltou-se para a racionalização do trabalho (análise do trabalho operário, estudo dos tempos e movimentos, fragmentação de tarefas e especialização do trabalhador).

46 Numa 2ª fase, Taylor centrou-se na definição de princípios de administração aplicáveis a todas as situações da empresa. Apesar de tudo, inúmeras críticas são feitas à AC: mecanicismo (teoria da máquina); superespecialização que robotiza o operário; visão microscópica do homem tomado isoladamente e como apêndice da maquinaria industrial; ausência de qualquer comprovação científica de suas afirmações e princípios; abordagem incompleta envolvendo apenas a organização formal; limitação do campo de aplicação à fábrica; abordagem prescritiva, normativa e típica de sistema fechado.

47 UM PASSO PIONEIRO E IRREVERSÍVEL…
Tais limitações e restrições não invalidam o facto de que a AC foi o primeiro passo em busca de uma TEORIA ADMINISTRATIVA. UM PASSO PIONEIRO E IRREVERSÍVEL…

48 O TAYLORISMO E A ESCOLA

49 A TEORIA DA AC E A ESCOLA Calendário escolar (tempos de trabalho e de descanso rigidamente estabelecidos) Programas definidos até à minúcia Organização das aulas com os seus múltiplos “instrutores” Planificação das aulas Preocupação constante dos professores em instruir e educar os alunos Ligação entre instrução e controlo

50 SÁTIRAS AO MÉTODO TAYLORISTA

51 “… HOJE EM DIA É MODA MENOSPREZAR Taylor E DESACREDITAR A SUA PSICOLOGIA ANTIQUADA, MAS ELE FOI O PRIMEIRO HOMEM DE QUE SE TEM NOTÍCIA QUE NÃO ACEITOU O TRABALHO COMO FAVAS CONTADAS, MAS O EXAMINOU E ESTUDOU A FUNDO. A MANEIRA COMO ABORDOU O TRABALHO CONTINUA SENDO A FUNÇÃO BÁSICA…” Peter Drucker

52 TEORIA DOS DOIS FACTORES FREDERICK HERZBERG
Factores motivadores (Conteúdo) O trabalho em si Responsabilidade Progresso Crescimento Realização Reconhecimento Factores higiénicos (Contexto) Estilo de supervisão Políticas administrativas e empresariais Segurança no cargo Condições físicas de trabalho Salário Status Durante os anos 60 e 70 – QWL (Quality of Working Life) movement

53 TEORIA DOS DOIS FACTORES
Factores motivadores – Aspectos de trabalho que conduzem a altos níveis de satisfação no trabalho, motivação e desempenho. Também conhecidos como factores de conteúdo Factores higiénicos – Aspectos de trabalho que removem insatisfação no trabalho mas não contribuem para a motivação e desempenho. Também conhecidos somo factores de contexto

54 TEORIA DOS DOIS FACTORES
Herzberg considera que os factores higiénicos são capazes de reduzir ou anular a insatisfação mas não conseguem conduzir à motivação das pessoas. Apenas contribuem para a prevenção de problemas e por isso se chamam higiénicos, isto é, profiláticos. Herzberg concluiu que, pelo contrário, os factores motivacionais podem contribuir para elevados níveis de satisfação e, assim, resultar em motivação das pessoas.


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