Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Projecto Educativo de Escola
Administração e Gestão Escolar Projecto Educativo de Escola Discentes: Alexandra Silva Cátia Balsa Débora Soares Mónica Ribeiro
2
Projecto educativo de escola
Redacção do projecto
3
PORQUÊ UM PROJECTO EDUCATIVO?
É UM INSTRUMENTO, CONSAGRADO PELA LEI, QUE ESTÁ NO CENTRO DAS ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DA ESCOLA; É COLOCADA ÁS ESCOLAS POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL, COMO UMA EXIGÊNCIA, NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA O BOM FUNCIONAMENTO DA ESCOLA; É O RETRATO DA ESCOLA E DO SEU FUNCIONAMENTO.
4
PLANO DE FORMAÇÃO Novas acções pedagógicas e educativas
Projecto educativo Formação dos actores Zona de incerteza dos actores Formadores dispositivos de formação Necessidade de formação Plano de formação
5
Para quem? PROJECTO EDUCATIVO COMUNIDADE EDUCATIVA EXTERIORES Á ESCOLA
6
O PORQUÊ DE UM PROJECTO? PLATAFORMA COMUM A TODOS OS ACTORES E ENVOLVIDOS DA COMUNIDADE ESCOLAR; SERVE PARA CONSULTA E INFORMAÇÃO DAS ENTIDADES LOCAIS, E DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO; SERVE PARA SER UM DOCUMENTO DE TRABALHO E NÃO PARA SER EM SI MESMO OBJECTO DE AVALIAÇÃO
7
UMA FORMA DE COLOCAR EM PRÁTICA O PRINCÍPIO DA LIBERDADE DE ENSINO;
UM MODO DE ORIENTAR E FACILITAR A GESTÃO ESCOLAR; FORMA DE FACILITAR A CONSTANTE E COERENTE AUTO AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS, RELAÇÕES E RESULTADOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DE QUALIDADE.
8
VALORIZAR O PAPEL DA ESCOLA;
DEFINIR PRINCIPIOS DE INTERAÇÃO NO QUOTIDIANO ESCOLAR, COM ESPECIAL DESTAQUE PARA A PROBLEMÁTICA DA INDISCIPLINA E DA BAIXA ESTIMA; INCENTIVAR O EFECTIVO DE TODOS NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES A VARIOS NÍVEIS;
9
CARACTERÍSTICAS SIMPLES; FLEXÍVEL;CURTO E DE ESTRUTURA LIGEIRA;
DEVE ESTABELECER OS LAÇOS ENTRE OS OBJECTIVOS E OS MEIOS; REALISTA E MODESTO;
10
AVALIAÇÃO DO PROJECTO PERIODICAMENTE, ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO DE CADA UMA DAS ACTIVIDADES DO PLANO ANUAL; NO FINAL DE CADA ANO LECTIVO; TERMO DA RESPECTIVA VIGÊNCIA.
11
AVALIAÇÃO HOUVE MELHORAMENTO? ATINGIRAM-SE OS OBJECTIVOS FIXADOS?
OS MECANISMOS FORAM ADEQUADOS? NÃO CONTINUAR COM O PROJECTO CONTINUAR COM O PROJECTO NÃO REFORMULAR REFORMULAR
12
PROJECTO EDUCATIVO COMO
PROCESSO GLOBAL INACABADO PARTICIPATIVO MOTIVADOR DEMOCRÁTICO INTEGRADOR ENDÓGENO
13
Projecto Educativo
14
Como nasce e se desenvolve um projecto educativo
15
Percepção O projecto aparece como necessário e eficaz para melhorar uma situação.
16
diagnóstico Faz-se o diagnóstico ou análise da situação existente.
Levantamento de informações sobre o meio envolvente.
17
imaginação Imaginam-se soluções ou remediações possíveis.
18
escolha Escolhem-se as soluções em função das condições existentes.
19
programação Programam-se as diferentes etapas da acção.
20
contratualização Distribuem-se responsabilidades, implicam- se os “actores” – professores, pais e alunos.
21
desenvolvimento Aplicam-se as acções previstas.
22
avaliação Avalia-se de forma permanente e interactiva, em função dos resultados, dos objectivos, da gestão dos meios e recursos em função dos objectivos e da gestão de meios e recursos.
23
TRÊS QUESTÕES 1º - Defina “Projecto Educativo”.
2º- A quem se destina o Projecto Educativo? 3º- Sinteticamente, descreva a etapa da avaliação do Projecto Educativo?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.