Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCauã Manso Alterado mais de 10 anos atrás
1
Computadores e Internet para Ensinar e Aprender na FCT/UNL
workshop e-Campus II – usar a tecnologia e construir os conteúdos...
2
A Internet na Educação Sociedade da Informação, do Conhecimento, da Aprendizagem... Formação ao longo da vida, info-inclusão, coesão social, inovação Flexibilidade Tempo Espaço Contexto Conteúdo “Discurso” (áudio, vídeo,…)
3
As ferramentas Assíncronas Síncronas Correio electrónico
Conferência electrónica (e-conf, forum) Lista de distribuição/discussão (listserv, mailing list) Publicação web Audio e Vídeo-on-demand Síncronas Conversa textual (chat, IRC, messenger) Audio e Vídeo-conferência/difusão (videoconference, net/broadcast) Quadro (white-board) Aplicações partilhadas
4
Os ambientes integrados
BBS Compuserve, AOL Yahoo Portais
5
As TIC como extensão Desktop Internet
Procº texto (word) Apresentações (powerpoint) Simulações, gráficos (excel) Modelos (modellus) Internet Pesquisa (Google, A9, Yahoo, ...) Comunicação (forum, conversa) Publicação (por ex. Portfolio) “embedded” (embebidas, imbuídas, encaixadas)
6
As TIC como alternativa
Parcial: modelo misto (“blended”) Total: a distância/on-line
7
Uma solução em kit (s/€)
n... Listserv: mailman Forum: phpBB Chat: MSChat Messenger: ICQ, MSN, Yahoo (we)Blog: Truetype Pub Web: Frontpage express (MS-Office, Dreamweaver...) Arquivo: FTP MMedia Apps: Authorware, Director... Colaborative Apps: netmeeting Broadcast: WMedia
8
Soluções chave-na-mão
CMS/LMS OpenSource Truetype (blog) Nuke (portal CMS) Moodle (LMS) ...
9
Especificações? Interface agradável e intuitivo
Criação fácil a partir de recursos existentes Conteúdo de cursos re-utilizável de diferentes formas (inclusivé de outros sistemas como Blackboard, etc) Envolvimento dos alunos Inscrição e actividades de alunos seguras e simples Funcionalidades de gestão simples para alunos e professores
10
O Moodle Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment
Sistema de Gestão de Ensino e aprendizagem (“LMS - learning management system”) Desenvolvido a partir da abordagem educativa Apoiado na comunidade de utilizadores Martin Dougiamas, autor do Moodle
11
O Moodle Alternativa aos sistemas comerciais, distribuído gratuitamente de acordo com a licença “Open Source” Design modular facilita adaptação e múltiplas situações Criação muito fácil de conteúdos Estética agradável
12
Arquitectura do Moodle
No coração do Moodle estão as ACTIVIDADES Desenhado por um professor e também engenheiro informático, no âmbito do seu trabalho de doutoramento Pergunta-se “Como pode a Internet apoiar (...) o ensino e a aprendizagem? (...) Que estruturas da web e interfaces encorajam os participantes a envolver-se (...) numa comunidade de alunos, lendo de forma aberta, reflectindo criticamente e escrevendo construtivamente, envolvendo as suas experiências pessoais?” Adaptado Dougiamas, M. Taylor, P. C. (2003)
13
Perspectivas teóricas
“Construtivismo social e Construcionismo social Privilegiam o foco no discurso colaborativo e o desenvolvimento individual de significado através da construção e partilha de textos e de outros materiais produzidos pelos participantes Favorecem a constituição de Comunidades de Prática, com determinadas expectativas e comportamentos” Adaptado Dougiamas, M. Taylor, P. C. (2003)
14
Estilos de ensinar e aprender
O que será um e-prof? O que será um e-student? O que será um e-campus?
15
e-prof Modelo pedagógico Mais centrado nos alunos ou no professor?
Que oportunidades pretendo proporcionar aos meus alunos: memorizar, compreender, analisar, resolver problemas, criticar, ser criativo, reflectir, partilhar... Que tipo de situações quero explorar? Prof para todos, Prof para um/alguns, Intragrupo de alunos, Intergrupos de alunos... - ...
16
e-prof Autoria digital Conteúdos curriculares
Textos Imagens Animações Áudio Vídeo ... Materiais de estudo autónomo Manuais Tutoriais Fichas de trabalho
17
e-prof Dinamização Conteúdos Modalidades (forum, chat,...) Frequência
18
“Moodlização” Caracterização Ambiente de trabalho Calendário
Natureza do ambiente de trabalho Tópicos Semanal Social
19
“Moodlização” A comunidade As Ferramentas Criador Professores Alunos
Visitantes As Ferramentas Recursos Actividades
20
Gestão do Curso Modular Flexível
Diferentes materiais Alterável Permeável (integração de materiais externos) Simples – editor universal
21
Gestão do Curso Recursos Doc texto Página Web
Ficheiros transferidos para moodle Ficheiros externos
22
Gestão do Curso Actividades Referendo / Choice SCORM Conversa / Chat
Diário /Journal Fórum Glossário / Glossary Inquérito / Survey Lição / Lesson Mini-teste / Quiz Referendo / Choice SCORM Trabalho / Assignment Wiki Workshop
23
Gestão do Ensino e aprendizagem
Inscrição diversificada Informação sobre actividade dos alunos tipo “Bigbrother” (presença, acção) Possibilidade de segmentação em grupos Calendarização das actividades, dos alunos... Classificações (diferentes escalas)
24
Avaliação Portfolio Participação Testes
Uma colecção coerente de trabalhos e reflexão Participação Quantidade: frequência, duração (Stats) Qualidade: passivo, activo, pró-activo Testes
25
Mais perguntas que respostas
O que se perde? O que se ganha? O que muda? Como fazer? Quem faz? Quando fazer (e quando não fazer)?
26
Mais perguntas que respostas
Passo a passo Explorar, experimentar Usar Moodle + “extensões” Criar uma comunidade de apoio
27
Uma comunidade nascente...
28
Referências Moodle, http://moodle.org (2005-01-09)
Dougiamas, M. Taylor, P. C. (2003). “Moodle: using learning communities to create an open source course management system, EDMEDIA2003 Moodle, in Wikipedia, ( ) Course EDUC 515: Classroom Technology Tools, Walla-walla College, ( )
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.