A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Competitividade das Empresas e Relações Económicas com o Exterior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Competitividade das Empresas e Relações Económicas com o Exterior"— Transcrição da apresentação:

1 Competitividade das Empresas e Relações Económicas com o Exterior

2

3 Metodologia - Selecção dos factores de competitividade a analisar (de acordo com o quadro de Pereira(2005) - Análise dos seguintes factores de competitividade: Inovação Marketing Internacionalização Fiscalidade

4 - Análise de empresas dos seguintes sectores de actividade:
- Análise de empresas dos seguintes sectores de actividade: ● Telecomunicações ● Energia ● Comércio a Retalho ● Bancário - Relação entre as empresas de cada sector de actividade, tendo em conta os factores de competitividade seleccionados.

5 Inovação O que é a Inovação? O que é o I&D?
Qual a estratégia portuguesa neste âmbito?

6 O Conceito de Inovação Processo de acréscimo permanente de novos elementos aos produtos ou serviços existentes. A capacidade de ter e aplicar ideias de forma a potenciar o desenvolvimento do negócio. A capacidade de observar o que nos rodeia e copiar “construtivamente”.

7 I&D A investigação e desenvolvimento aplicada aos
negócios divide-se em duas vertentes: - A própria empresa tem condições materiais e humanas para procurar novas formas de se desenvolver tecnologicamente. - A empresa aposta nesta vertente através do apoio a planos de I&D, normalmente associados a universidades e institutos.

8 Estratégia Portuguesa
Plano Tecnológico – Estratégia do governo português para relançar a economia portuguesa, através da inovação. Principais Objectivos: - Dinamizar o Investimento Empresarial. - Melhorar as condições de desenvolvimento das PME´s. - Estabelecer boas relações com o exterior. - Promover planos de I&D.

9 Marketing O que é o Marketing? O que é a óptica de Marketing?
Em que consistem as estratégias de Marketing?

10 Marketing - Basicamente, o conceito de Marketing é: conjunto de estratégias e acções que dotam o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor. - Tem se vindo a expandir cada vez mais, contribuindo em muito para o sucesso de uma empresa. - Visa, acima de tudo, divulgar o nome da empresa, de forma a despertar a atenção e o interesse dos consumidores.

11 Óptica de Marketing - De acordo com as políticas de Marketing, a chave para garantir o sucesso é: - Identificar as necessidades e preferências dos mercados alvo; - Satisfazer essas necessidades melhor do que a concorrência.

12 Com o intuito de atingir estes objectivos, o marketing tem como funções:
- Elaborar um Planeamento de estratégias; - Realizar estudos de mercado; - Garantir que a venda e a distribuição sejam feitas de forma eficaz; - Assegurar a promoção e a publicidade; - Promover o desenvolvimento de novos produtos.

13 Estratégias de Marketing
Ao nível de Marketing, as empresas, por norma, tomam as seguintes iniciativas: - campanhas publicitárias (através dos meios de comunicação social); - Patrocínios (eventos culturais, desportivos) - Apoio a causas sociais, ambientais, entre outras, que sejam do interesse da sociedade em geral.

14 Internacionalização Qual é a importância da Internacionalização?
Que condições precisa uma empresa de satisfazer para se expandir com sucesso? As empresas portuguesas no contexto de internacionalização.

15 Importância da Internacionalização
A internacionalização ( aposta em mercados externos) permite às empresas: - Ter mais facilidade em obter matérias-primas; - Ter acesso a um mercado mais alargado, com um número maior de possíveis consumidores; - Obter factores de produção a um preço mais baixo.

16 Condições para a Internacionalização
Para se expandir com sucesso, uma empresa necessita de: - Fazer estudos de mercado para determinar o local ideal para se expandir; - Analisar os seus resultados líquidos e compará-los com empresas do mesmo sector sedeadas no mercado de expansão para avaliar as hipóteses de ser bem sucedida nesse mesmo mercado; - Produzir algo que seja inédito no mercado alvo ou que, tendo as mesmas características, seja produzido pela empresa a preços mais baixos dos praticados nesse mercado.

17 Internacionalização das empresas portuguesas
As empresas portuguesas, no campo da internacionalização, caracterizam-se por: - não terem dimensão suficiente , salvo raras excepções, para garantir uma expansão eficaz, que tenha boas possibilidades de ser bem sucedida; - apostarem, essencialmente, nos mercados com os quais têm mais ligações, como os dos países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e os países da UE.

18 A EDP, a Portugal Telecom, entre outras, são exemplos de empresas portuguesas que conseguiram ter sucesso em mercados externos e que, por isso, devem servir de exemplo para outras empresas nacionais.

19 Fiscalidade Importância da Fiscalidade. A Fiscalidade na UE.

20 Importância da Fiscalidade
A competitividade fiscal, no âmbito da UE ou de outro mercado comum, é um factor decisivo para que as empresas tenham as mesmas possibilidades de competir, visto que quem pague menos impostos fica em vantagem relativamente a quem pague mais. No contexto do actual mercado liberalizado, para isto acontecer basta que as empresas se situem em países diferentes, o que fará com que a mesma actividade, com os mesmos actos de gestão possa apresentar resultados diferentes, porque a matéria tributável em cada país também difere.

21 A Fiscalidade na UE A UE tem vindo a fazer esforços para reduzir as disparidades das politicas fiscais dos diferentes estados-membros. Só assim poderá melhorar a concorrência e fazer com que os Estados não interfiram no mercado, para que todas as empresas tenham as mesmas possibilidades de competir num mercado liberalizado que abrange muitos países.

22 Banca

23 Millenium BCP

24 Marketing Campanha "Jovens com Asas", destinada a um público jovem na compra de casa, carro, etc. Campanha "Novos Clientes" destinada a cativar novos clientes através de sorteios de carros e outros benefícios. Campanha de adesão a um dos cartões de crédito do grupo com oferta de bilhetes nos cinemas Lusomundo. Patrocinador principal de um dos maiores festivais de música do país, o Rock in Rio Lisboa. Inovação BCP foi eleito, pelo 6º ano consecutivo, como empresa do sector bancário com o melhor site online. BCP cria sistema inovador que inutiliza as notas com tinta vermelha, em tentativas de assalto a Caixas Multibanco. Internacionalização BCP está presente em diversos países europeus: Polónia, Grécia, Turquia, França e Luxemburgo. BCP continua a desenvolver a sua rede de balcões em países com laços históricos com Portugal: Angola e Moçambique. BCP está presente em mercados com forte presença da comunidade portuguesa: EUA e Canadá.

25 Grupo Santander

26 Marketing Isenção do pagamento das comissões dos principais serviços bancários a cerca de metade dos clientes, com o objectivo de os consolidar e de atrair cerca de 200 mil novos clientes. Patrocínio de grandes eventos, com visibilidade a nível mundial, tais como: Taça Uefa (futebol), McLaren-Mercedes - Alonso (Fórmula 1), American´s Cup (Vela). Inovação Criação dos Extractos Digitais, permitindo ao cliente receber o extracto com mais rapidez, em suporte digital que permite o seu armazenamento em pc ou cd´s e ao mesmo tempo que protege o ambiente. Criação do Mobile Banking, que permite efectuar operações bancárias a qualquer hora e em qualquer lugar através de um PDA ou de um telemóvel. Internacionalização O processo de internacionalização iniciou-se em 1947 com a abertura de uma agência em Cuba. Hoje é o grupo com mais balcões (10852) em todo o mundo, em mais de 40 países.

27 Energia

28 EDP - Energias de Portugal

29 Marketing Inovação Internacionalização
Campanhas/Acções publicitárias. Política de comunicação interna do Grupo, através dos meios disponíveis (revistas, Internet, eventos). Eventos e acções de relações públicas. Impacto mediático positivo através dos media. Patrocínios, mecenato e donativos (fundação edp). Inovação Participa no projecto NanoGLOWA (tem como objectivo a captura do gás CO2). As Energias Renováveis são um aprioridade de crescimento para a EDP e um dos seus objectivos estratégicos. Internacionalização Terceiro maior Grupo Ibérico de electricidade e gás (grande investimento feito em Espanha. A EDP está também presente no mercado brasileiro de energia servindo 2,9 milhões de clientes. EDP compra empresa norte-americana de parques eólicos à Goldman Sachs.

30 BP

31 Marketing Inovação Internacionalização
Campanhas/Acções publicitárias. Patrocínios e donativos (exemplo: rock in rio). Projectos como a protecção do Lobo Ibérico; as tecnologias da comunicação ( com a doação de computadores), etc. Protecção do lobo ibérico e campanha de reflorestação. Publicidade através de revistas, televisão, eventos, etc. Inovação BP Gas light (a gama de garrafas de gás leves). Lançamento da gasolina BP Ultimate que contribui para reduzir as emissões de poluentes sujeitos a regulação, melhorar o arranque a frio, diminuir o ruído, aumentar a economia e o desempenho e melhorar a protecção do motor são duas empresas energéticas. Criação dos combustíveis BP Ultimate. Investimento nas energias alternativas renováveis. Internacionalização Está presente em mais de 120 países nos 5 continentes.

32 Telecomunicações

33 Portugal Telecom

34 Marketing Inovação Internacionalização
Publicidade televisiva com participação de personagens famosas (Gato Fedorento). Patrocínios a equipas desportivas nacionais. Publicidade através de revistas, rádios e eventos. Inovação Lançou o PT Noites, Pt Total, novos tarifários, massificação do acesso à banda larga de forma automática e gratuita. Produção de novos conteúdos ligados a apostas desportivas e no desenvolvimento de novas oportunidades de negócio, como Internet. A PT vai co-patrocinar um projecto que disponibiliza de forma inédita em Portugal recursos humanos e materiais para o desenvolvimento de projectos de I&D. Plataforma de serviços NGIN agrega serviços de telecomunicações tanto para redes móveis (GSM/GPRS/UMTS e CDMA/1xRTT) como para fixas. Internacionalização A Portugal Telecom adquiriu o controlo da Telesp Celular- o maior e mais atractivo operador celular do Brasil e da América Latina - e uma participação significativa na Telesp Fixa Investe na televisão por cabo em Macau adquirindo 32,5% da empresa TV Cabo Macau. Ásia PT, sub-holding que agrega todos os negócios que a PT gere no continente asiático.

35 Vodafone

36 Marketing Inovação Internacionalização
Campanhas/Acções publicitárias televisivas. Publicidade através de eventos como concertos e festivais. Patricínios e donativos. Inovação Serviço mobile TV da Vodafone, oportunidade de ver as emissões em directo no ecrã do telemovel. A Oni e a Vodafone Portugal estabeleceram uma parceria ao abrigo da qual vão alargar a cobertura dos seus serviços de Internet sem fios. Vodafone Portugal e Collab foram premiadas pela solução de Contact Center multimédia OneContact, que se distingue por integrar voz, vídeo, instant messaging e , numa mesma ligação entre o cliente e o contact center. A Vodafone Portugal, em parceria com a empresa COLLAB, foi distinguida com o Troféu Call Center 2006 na categoria de "melhor Inovação Tecnológica, pela solução de Contact Center multimédia OneContact criada, que se distingue por integrar voz, vídeo, instant messaging e , numa mesma ligação entre o cliente e o contact center. Vodafone Radio DJ, que permite aos seus clientes 3G criarem o seu próprio canal de rádio. Internacionalização Está presente na Europa continental, no Reino Unido, nos Estados Unidos da América e no extremo oriente.

37 Comércio a Retalho

38 Modelo Continente

39 Marketing Inovação Internacionalização
Publicidade na televisão, rádio e outdoors durante todo o ano, mas mais intensiva no Natal, nomeadamente a da Leopoldina. Promove uma atitude responsável e pró-activa no domínio da consciência social e ambiental, desenvolvendo programas e iniciativas concretas de defesa do ambiente e de apoio às comunidades. Criação de uma fundação para apoiar causas sociais. Campanhas Missão Sorriso e Computadores para as escolas. Inovação Implementação do primeiro hipermercado português, em 1985. Investiu 15 milhões de euros em inovação no ano passado, a maior parte em tecnologias de informação para aumentar a eficiência, mas também em novos produtos. Telecomércio, vende através da Internet. É a primeira empresa em Portugal a adoptar o sistema U-Scan® Self-Checkout, da Fujitsu, sistema inovador, onde é possível cada pessoa registar os seus próprios produtos, pagando a sua conta com dinheiro, cartões MB, cartões de crédito ou qualquer outra forma de pagamento. Novas estratégias de gestão. Internacionalização O grupo a que faz parte, Sonae, está presente em oito países. Está a investir no sul do Brasil.

40 Grupo Auchan

41 Marketing Inovação Internacionalização
Publicidade na televisão, rádio e outdoors. Tem desenvolvido uma cultura de solidariedade, sustentada em fortes princípios e valores de cidadania. Ao longo dos anos tem desenvolvido acções de cariz social contribuindo para o desenvolvimento económico e social. Promove uma atitude responsável e pró-activa no domínio da consciência social e ambiental, desenvolvendo programas e iniciativas concretas de defesa do ambiente e de apoio às comunidades. Criação do Clube Rik & Rok, o único Clube da Distribuição Moderna dirigido ao público infantil (1996). Cração da fundação Pão de Açúcar/Auchan em 1992, para apoiar causas sociais. Destaca-se na integração profissional de pessoas com deficiência. Inovação Produtos com designação em Braille. Primeiro hipermercado totalmente informatizado em Portugal (1988). Lançamento do primeiro Cartão de Fidelidade na Distribuição, em Portugal (1992). Lançamento do primeiro Cartão de Crédito Privado da Distribuição em Portugal – Cartão Jumbo Mais (1994). Primeiro Hipermercado com caixas de pagamento automático sem intervenção de operador, Caixas Quick - Caixa Amiga (2005). Internacionalização Está presente em doze países.

42 Conclusão A Competitividade é “a habilidade para produzir os bens certos e serviços de qualidade, ao preço certo, no momento certo. Isto significa encontrar as necessidades dos consumidores com maior eficiência que as outras empresas” (Departamento de Comércio e Industria Britânico). A Inovação divide-se essencialmente no desenvolvimento de novas culturas organizacionais, que permitam retirar o maior rendimento possível de cada factor produtivo e na melhoria dos produtos produzidos por uma empresa, não apenas com o intuito de acompanhar a evolução do mercado, mas, de preferência, para ser o próprio motor de desenvolvimento tecnológico deste.

43 A expansão para mercados extra-nacionais, Internacionalização, tem que ser bem reflectida, sendo necessário fazer um estudo de mercado para ter a certeza que determinado país ou região é adequado para receber aquilo que é produzido pela empresa. Assim, é necessário verificar se a região alvo da expansão não tem o mercado saturado, por exemplo, ou se tem condições, a nível tecnológico, humano ou financeiro, para implementar determinado produto no seu mercado. As estratégias de Marketing podem basear-se na publicidade, através da televisão, rádio, imprensa escrita, entre outros, em patrocínios a eventos desportivos e culturais ou até no apoio a causas de interesse social, apoiando quem mais precisa. Têm como principais objectivos a divulgação do nome da empresa e, de certa forma, fazer com que a imagem desta fique associada a eventos ou causas de interesse público.

44 A Fiscalidade depende do ambiente em que a empresa está inserida, isto é, país onde está sedeada. Sendo que, como este factor depende quase única e exclusivamente da política fiscal que cada Estado pratica, torna-se num importante factor de localização das empresas. Os principais objectivos do Plano Tecnológico passam por: desenvolver as nossas pequenas e médias empresas; apostar na inovação, através do apoio a projectos baseados em novas tecnologias e na expansão das nossas empresas para outros mercados.

45 Trabalho realizado por:
Diogo Reis, n.º 5 João Teixeira, n.º 12 Luís Sarilho, n.º 14 Mário Bastos, n.º 16


Carregar ppt "Competitividade das Empresas e Relações Económicas com o Exterior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google