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PublicouKauã Torre Alterado mais de 10 anos atrás
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trazido até vós por: Bruno Gonçalo Nazaré Gonçalves DEI-FCT/UC
Domar o Réptil trazido até vós por: Bruno Gonçalo Nazaré Gonçalves DEI-FCT/UC
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Introdução A teoria do cérebro tripartido; A educação dos répteis;
A comutação entre cérebros. A educação dos répteis; Trabalhar com os répteis.
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O Cérebro Tripartido Complexo Reptiliano Sistema Límbico Neo-Córtex
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O Complexo Reptiliano Remanescente da nossa natureza selvagem;
Controla funções primárias; Controla instintos básicos; Movido pelo medo; Não possui as capacidades para verbalizar. Exemplos: Olhar-se ao espelho; Irritar-se com invasões do seu “território”.
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O Sistema Límbico Responsável pela actividade emocional;
Produz químicos que favorecem a memória; Liga informação a conteúdo emocional. Exemplos: Vontade de chorar ao ouvir uma música; Associar uma imagem a uma recordação; Apegar-se a um objecto banal (mas com grande carga emocional).
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O Neo-Córtex Constitui 5/6 da massa cerebral;
Permite construções mentais complexas; Responsável pelos processo mentais de alto nível. Exemplos: Discutir e argumentar; Cálculo matemático; Utilizar a criatividade.
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O Funcionamento do Cérebro Tripartido
As três partes funcionam em paralelo O complexo reptiliano controla as funções vitais e mantém-nos atentos. O sistema límbico liga a memória às emoções. Assim, o neo-córtex domina a actividade cerebral e fica disponível para interpretar os sentidos e planear o futuro. Uma delas domina Idealmente domina o neo-córtex Falar no funcionamento paralelo Assim, enquanto o reptiliano controla as funções corpóreas e nos mantém atentos a agressões, o sistema límbico pode produzir os químicos necessários à retenção de memórias e o neo-córtex, por sua vez, pode ocupar-se a interpretar os sentidos e a prever e planear o futuro.
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Comutando entre Cérebros
Neo-Córtex Sistema Límbico Complexo Reptiliano Elogios e Recompensas Criticismo e Medo Nesta comutação reside a essência da apresentação É necessário equilibrar as três partes
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A educação dos Répteis Relaxar o complexo reptiliano:
Elogios frequentes; Utilizar a música; Minimizar a competição. Criar ligações cognitivo-emocionais: Fornecer actividades interactivas e agradáveis; Associar a matéria a material familiar ao instruendo (histórias, mitos). Desafiar o cérebro “pensante”: Estimular todas as suas partes; Apresentar a informação de uma forma visual; Apresentar a informação de forma lógica e sistémica. Falar na teoria das inteligências múltiplas Pode-se comparar com a química e quarks dentro de electrões, dentro de átomos, dentro de matéria. Falar na UML e comparar com ela era engraçado Mas só se houver tempo...
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Trabalhar com os Répteis A Problemática
O que faz surgir os répteis no local de trabalho? Três problemas(medos) principais: Medo do embaraço; Medo de falhar; Medo (irracional) de ser suprimido. Quando estes medos estão activos, a pessoa entra em modo réptil e apresentam-se-lhe duas opções básicas: lutar ou fugir.
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Trabalhar com os Répteis O que fazer?
Reduzir os medos animais; Promover a sua (dos répteis) sobrevivência: É necessário que as situações e locais dêem a sensação de serem seguros; Diferentes pessoas reagem de forma diferente da nossa perante a mesma situação. Falar na natureza (irracional) do medo
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Domando o Réptil O que fazer em caso de ataque de réptil?
Mostrar-lhe que está seguro e assegurar-lhe que vai sobreviver; Ouvir activamente o que diz e reagir às suas palavras; Deixá-lo exprimir os seus sentimentos; NÃO contra-atacar. Não cumprir esta última regra resulta frequentemente num escalar da situação e pode levar a que se entre também em “modo réptil”. É possível tomar uma atitude preventiva e transformar o ambiente de trabalho de forma a não excitar o complexo reptiliano.
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Conclusões O cérebro humano divide-se em três partes
Todas as partes devem funcionar em conjunto mas com o neo-córtex a dominar Para maximizar o cérebro tripartido: Relaxar o complexo reptiliano; Promover ligações cognitivo-emocionais; Tornar o uso do neo-córtex confortável.
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