A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.B.I Padre Joaquim Flores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.B.I Padre Joaquim Flores"— Transcrição da apresentação:

1 E.B.I Padre Joaquim Flores
Área de Projecto Energias Renováveis Energia Geotérmica Trabalho Elaborado por: Raquel Marques Nº 16 Rita Henriques Nº 17 Vânia Sousa Nº 20 Fevereiro 2009

2 História Foi em Lordello, na Toscânia, Itália, que se produziu pela primeira vez, em 1903, electricidade a partir da água quente de origem vulcânica. Esta central de Lordello é hoje um dos maiores centros mundiais de geotermia.

3 O que é a Energia Geotérmica?
Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior.

4 Como Funciona a Energia Geotérmica
O principio do funcionamento consiste no vapor libertado do fundo da Terra através de um tubo. Este vapor por sua vez, faz girar uma turbina que está ligada a um gerador Vapor Magma

5 Com a injecção de agua fria para o interior da Terra há um retorno de agua quente que pode ser aproveitado como fonte de energia. Magma

6 Fontes de Energia Geotérmica
Rocha seca quente Quando não existem géisers, e as condições são favoráveis, é possível "estimular" o aquecimento de água usando o calor do interior da Terra.

7 Rocha húmida quente Também é possível perfurar um poço para que ele alcance uma "caldeira" naturalmente formada — um depósito de água aquecido pelo calor terrestre. A partir daí, energia eléctrica é gerada como em todos os outros casos.

8 Vapor seco Em casos raríssimos pode ser encontrado o que os cientistas chamam de fonte de "vapor seco", em que a pressão é alta o suficiente para movimentar as turbinas da usina com excepcional força, sendo assim uma fonte eficiente na geração de electricidade.

9 Vantagens A central geotérmica exige apenas uma média de 400 metros quadrados de terreno. Emite vapor de água e não emite gases. Eles também conservam os combustíveis fósseis não renováveis e compensam as emissões de dióxido de carbono que teriam sido produzidos.

10 Desvantagens O aproveitamento deste recurso energético só é possível onde a água subterrânea está a uma temperatura elevadíssima, o que apenas acontece nas regiões vulcânicas.

11 Conclusão O futuro da energia geotérmica reside em ser capaz de chegar a esses recursos. Isso seria realizado pela perfuração de poços nas rochas em dois locais, injectando água fria em um poço antes de circulá-la pela rocha e retirando a água agora aquecida do segundo poço.

12 Bibliografia “A Energia passo a passo”


Carregar ppt "E.B.I Padre Joaquim Flores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google