A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fontes de Energia Ambientalmente Sustentáveis: O caso Geotérmico Apresentação: Antonio Fernando Cardeal Gilmar Alves Luiz Henrique Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fontes de Energia Ambientalmente Sustentáveis: O caso Geotérmico Apresentação: Antonio Fernando Cardeal Gilmar Alves Luiz Henrique Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Fontes de Energia Ambientalmente Sustentáveis: O caso Geotérmico Apresentação: Antonio Fernando Cardeal Gilmar Alves Luiz Henrique Silva

2 O que é energia Geotérmica É o calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Este recurso equivale a vezes a energia que se obtém de todos os recursos de gás e petróleo do mundo. Aplicadas à piscicultura, agricultura, aquecimento de casas, processos industriais, turismo e geração de eletricidade. Satisfaz as necessidades energéticas de cerca de 60 milhões de pessoas em mais de 21 países.

3 Histórico O calor da terra é utilizado desde os tempos antigos. A primeira tentativa de gerar eletricidade a partir de fontes geotérmicas se deu em 1904 em Larderello na região da toscana, na Itália. Em 1913, uma estação de 250 kw foi produzida com sucesso. Em 1950 na Nova Zelândia o campo de gases de Wairakei localizado na ilha do Norte, foi usado para gerar energia geotérmica. Em 1970, um campo de gêiseres na Califórnia estava produzindo 500 MW de eletricidade, logo em seguida países como México, Japão, Filipinas, Quênia e Islândia também expandiram a produção de eletricidade por meio geotérmico. Linha do Tempo

4 Histórico Figura 1- A primeira central geotérmica foi construída em Lardello na Itália.

5 Fontes de energia geotérmica Rocha Seca QuenteRocha Úmida QuenteVapor QuenteCiclo Binário

6 Outras aplicações Outras aplicações do uso da energia geotérmica incluem: spas, aquecimento de edifícios, estufas, piscicultura, estradas e vias, lavagem de lã, pasteurização de leite, desidratação de fruta, produção de papel e vários processos industriais. Bombas de calor geotérmico (GHP's). Extensa rede de canos pode ser utilizada para entregar água quente para todos os edifícios em um subúrbio ou cidade. Isso é chamado de um "regime de aquecimento urbano" e o melhor exemplo é a atual cidade de Reykjavik, capital da Islândia.

7 Usina geotérmica (pedra quente seca)

8 Usina geotérmica (ciclo binário)

9 Benefícios e Malefícios dos Sistemas Geotérmicos VantagensDesvantagens Possibilidade de Contaminação Presença Gases Corrosivos Nocivos DispendiosaLocais EspecÍficos Localidades Remotas Menor Área Instalada Energia limpaOperar 24 horas

10 1 Necessita de muita pesquisa para melhor ser aproveitada, pois o rendimento que se consegue é ainda muito baixo. 2 Existem recursos de rocha quente e seca ao redor do globo terrestre a uma profundidade de 3 a 5 milhas. O futuro da energia geotérmica reside em ser capaz de chegar a esses recursos Países possuem plantas de geração de energia elétrica geotérmica Países utilizam a energia geotérmica para aquecimento de água e de ambientes. 5 Os EUA são os que mais utilizam a energia geotérmica no mundo. Energia Geotérmica: Uma Análise do Seu Panorama no Brasil e No Mundo e Algumas Perspectivas Futuras.

11 Globalmente o uso de fontes geotérmicas cresce constantemente a uma taxa de aproximadamente 8,5% ao ano, o Havaí obtém 25% da sua eletricidade a partir deste recurso, enquanto que em El Salvador a maior parte da eletricidade é gerada através de fontes geotérmica, na Islândia, especificamente em Reykjavik as fontes subterrâneas fornecem aquecimento direto para a maioria das casas.

12 Energia Geotérmica: Uma Análise do Seu Panorama no Brasil e No Mundo e Algumas Perspectivas Futuras.

13 CARVÃO PETRÓLEO METANO EMISSÃO DE POLUENTES

14 Nesjavellir (Islândia) Lagoa de sangue (Japão) Yellowstone (E.U.A.)

15 Nesjavellir (Islândia)

16 Panorama da Energia Geotérmica no Brasil 1 O segmento continental da crosta terrestre Brasileiro é uma região relativamente inativa. 2 Mesozóico a placa tectônica Sul-Americana sofreu um estiramento que propiciou em algumas regiões do país espessuras menores na crosta. 3 Estudo sísmico iniciou no Brasil na década de Não foram encontrados até o momento indícios de existência de reservatórios geotermais de alta entalpia em profundidades rasas. 5 Grande número de recursos geotérmicos de baixa temperatura. 6 Total da capacidade do sistema geotérmico de baixa temperatura no Brasil economicamente explorável é na ordem de 360MW. 7 O maior potencial para exploração de água geotérmica de baixa temperatura para uso no setor industrial é no centro da bacia do Paraná.

17 Panorama da Energia Goetérmica no Brasil


Carregar ppt "Fontes de Energia Ambientalmente Sustentáveis: O caso Geotérmico Apresentação: Antonio Fernando Cardeal Gilmar Alves Luiz Henrique Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google