A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geotermia - situação actual, perspectivas futuras e potenciais Geologia económica e recursos energéticos LECN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geotermia - situação actual, perspectivas futuras e potenciais Geologia económica e recursos energéticos LECN."— Transcrição da apresentação:

1 Geotermia - situação actual, perspectivas futuras e potenciais Geologia económica e recursos energéticos LECN

2 Geotermia A energia geotérmica está associada à dissipação do calor primitivo originado no processo de formação do planeta e à desintegração de elementos radioactivos contidos nas rochas. ConduçãoConvecçãoRadiação

3 Aproveitamento da Energia Geotérmica Existência de um fluido Existência de um fluido (águas fosseis ou meteóricas), que transporte o calor do interior da terra para a superfície Ausência de fluido Ausência de fluido, pode recorrer-se à injecção de água Hot Dry Rocks

4 Gradiente geotérmico Devido à heterogeneidade da crusta terrestre, existem zonas onde o gradiente geotérmico é inferior ou superior ao normal - Zonas anómalas, variando consoante as características locais.

5 Recursos Geotérmicos Usos directos aquecimentos industriais, habitacionais e de estufas, aquacultura e balneoterapia Recursos de alta entalpia temperaturas superiores a 150ºC Recursos de baixa entalpia temperaturas de 20ºC a 150ºC Produção de Electricidade

6 Perspectiva histórica Colonização Romana - Encontram-se alguns vestígios arqueológicos de termas geotérmicas. Larderello(1904)- Utilização do calor terrestre para gerar electricidade. Europa (anos 70) - Começa a ser objecto de atenção visando a instalação de uma central de potência para a produção de energia eléctrica e aquecimento ambiental. Açores (1980)- Instalação da central geotérmica piloto, no Pico Vermelho na ilha de São Miguel.

7 Enquadramento legal

8 Documentos Técnicos para Elaboração do Contrato de Concessão

9 Localização e modos de ocorrência da geotermia em Portugal Portugal continental A temperatura de emergência das ocorrências nunca excede os 80ºC, existindo uma predominância entre os 20ºC e os 40ºC.

10 A distribuição das nascentes termais estão intimamente relacionadas com acidentes tectónicos, que favorecem a rápida circulação ascendente dos fluidos, bem como a natureza das formações geológicas atravessadas.

11 Localização e modos de ocorrência da geotermia em Portugal Centrais geotérmicas em Chaves e S. Pedro do Sul. Pólos de interesse em Aregos, Vizela, e Monção. Em Lisboa (Lumiar) e em Oeiras efectuaram-se furos destinados à produção de água quente sanitária, climatização.

12 Localização e modos de ocorrência da geotermia em Portugal Açores Actualmente na ilha de São Miguel existe uma central que explora a energia geotérmica. O gradiente geotérmico chega a ser 5 vezes superior ao normal.

13 Aproveitamento em Cascata Em Caldas de Chaves arrancou em 1982 o primeiro projecto de uso de calor com este sistema.

14 Caldas de Vizela Os caudais excedentes são utilizados no aquecimento de um hotel. O recurso geotérmico apresenta uma temperatura à volta de 62ºC.

15 Alcafache (Banho de Alcafache) Climatização do estabelecimento termal desde 2003, tendo por base a temperatura do recurso a cerca de 49°C.

16 Caldas de Monção Foi elaborado um estudo de viabilidade para o aproveitamento do potencial geotérmico (50°C), visando o aquecimento do estabelecimento termal, piscinas públicas, hotéis e edifícios públicos.

17 S. Pedro do Sul A central geotérmica funciona desde 2001, para aquecimento do balneário Rainha D. Amélia e de dois hotéis. É constituída, por um permutador e um colector de saída constituído por seis saídas.

18 Na zona do Vau, a água proveniente de um furo, com 67ºC de temperatura está a ser aproveitada no aquecimento ambiental de estufas de frutos tropicais. S. Pedro do Sul

19 Localização e modos de ocorrência da geotermia na Europa e no Mundo Toscana (Itália) Budapeste (Hungria) Subúrbios de Paris (França) Reykjavík (Islândia) Califórnia (EUA) Canadá Suíça Suécia Alemanha

20 Vantagens Autonomia energética e integração num plano estratégico diversificado; Exploração de um recurso natural regional; Competitividade com a energia térmica respondendo às actuais preocupações ambientais; Utilizações industriais a jusante (estufas, frio…) Baixas emissões de anidrido carbónico.

21 Desvantagens Elevados custos de instalação e de segurança Emissão de fluidos frequentemente agressivos Amortizações elevadas nos primeiros anos

22 Perspectivas futuras Hot dry rock Local pioneiro: Novo México, EUA 1970 Locais em estudo: Austrália, Alemanha, Japão, França, Suiça, UK, EUA.

23 No futuro … Armazenamento de calor e frio em aquíferos. Produção de electricidade a partir de gradientes de temperatura menos elevados, através de centrais de ciclos binários, permitindo a utilização de aplicações de baixa entalpia, a cerca de 90ºC.

24

25 No futuro… Deverão ser aproveitadas as sinergias com outras energias renováveis, particularmente o solar térmico.

26 Trabalho realizado por Cláudia Fernandes nº LECN Inês Henriques nº LECN Raquel Machado nº LECN


Carregar ppt "Geotermia - situação actual, perspectivas futuras e potenciais Geologia económica e recursos energéticos LECN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google