A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO

2 Origens O termo educomunicación ocorre, inicialmente, em textos do uruguaio Mario Kaplún, para designar atividades em torno do que se acostumou a denominar, na América Latina dos anos 70, como “educação para a comunicação”, “leitura crítica dos meios” ou, de forma mais aberta, “comunicação educativa”.

3 Caracterização a Educomunicação se caracteriza por sua ênfase prática, tendo o conceito sido formulado a partir da observação do agir de grupos da sociedade civil, ao longo da segunda metade do século XX, que passaram a rever suas práticas educativas à luz da realidade representada pela presença das tecnologias da informação e da comunicação, facilitando o desenvolvimento de projetos político-pedagógicos que objetivavam essencialmente promover a plena democracia nas relações interpessoais, possibilitada pelo modo como os grupos passavam a conceber a gestão dos processos comunicativos. Nesse sentido, a Educomunicação representa, hoje, um processo de renovação dos modos como se dá, na prática social, a inter-relação Comunicação/Educação.

4 Como ela se vê? Como uma proposta destinada a transformar qualitativamente a realidade por meio de ações comunicativas coordenadas. Partindo de uma postura crítica em relação ao aparato tecnológico, tomada não apenas como herança dos estudos da media literacy, mas também como contraponto às posturas "tecnocêntricas" que dominam o cenário educativo escolar. Baseando-se na transdisciplinaridade (e, por conseqüência, a transversalidade curricular) que converte-se em pressuposto para entender e atender as demandas enfocadas pelas diferentes facetas (social, cultural, etc.) que emergem na prática educativa. Assumindo o caráter inter-relacional das ações educomunicativas como preocupação maior de criar, ampliar, consolidar e flexibilizar canais de comunicação multidirecionais e polifônicos no contexto dos ambientes em que acontece o processo educativo. o conceito de “ecossistema comunicativo” identifica-se com a noção de comunidade educativa desde que seja articulado transversalmente por processos comunicativos, o que pressupõe a gestão compartilhada de processos, a horizontalidade do organograma (empowerment) e o estímulo ao protagonismo.

5 Onde ela acontece? a Educomunicação acontece no âmbito dos processos comunicativos plenos de intencionalidade educativa, sempre que pensados e implementados a partir de uma perspectiva de gestão participativa de seus processos, quer seja na prática da educação não formal (comunicação integrada à educação popular de matriz freireana); quer na educação informal (programação educativa implementada através da mídia: rádio, jornal, tv, sites na Internet); ou, ainda, no espaço da educação formal (comunicação educativa no espaço escolar, como metodologia de gestão ou de produção) o que nos leva a reconhecer que, ambas as abordagens — a educativa e a comunicativa — se tornam indissociáveis quando abandonamos a ortodoxia conceitual presente em um e outro campo;

6 Quem a pratica? quando empregamos a analogia do conceito “ecossistema comunicativo” torna-se forçoso pensar numa comunidade de pessoas (agentes do processo educomunicativo) que interagem entre si, enquanto usuários de determinadas tecnologias ou gestores de determinados modos de fazer a comunicação (“mediação”);

7 Quais seus objetivos? ampliar a capacidade de expressão dos indivíduos (ganho individual), melhorando o coeficiente comunicativo das ações educativas, fortalecendo, assim, o ecossistema comunicativo (ganho comunitário), Tais objetivos se contrapõem ideologicamente à perspectiva iluminista presente em slogans como “multiplicar o saber”, “preservar a cultura”, “difundir o conhecimento”, comumente associados ao discurso sobre as tecnologias educativas.

8 EDUCOMUNICAÇÃO É… “conjunto de ações — envolvendo ou não as tecnologias da informação — que permitem que educadores e comunicadores e outros agentes sociais promovam e ampliem as relações de comunicação entre as pessoas que compõem a comunidade educativa” (SOARES, 2000)

9 EDUCOMUNICAÇÃO É… educação para a comunicação
mediação tecnológica na comunicação/educação gestão de comunicação no espaço educativo reflexão epistemológica sobre a inter-relação Comunicação/Educação emprego de linguagens artísticas no contexto de trabalho que envolve Comunicação/Educação

10 Transdisciplinaridade
Segundo Ubiratan D’Ambrosio, “reside numa postura de reconhecimento onde não há espaço e tempo culturais privilegiados que permitam julgar e hierarquizar — como mais corretos ou mais verdadeiros — complexos de explicação e convivência com a realidade que nos cerca.” (D’AMBROSIO, 2001: 09)

11 Imagens do Educom.Radio (2001-2004: NCE-ECA/USP e PMSP)

12 Imagens do Educom.Radio (2001-2004: NCE-ECA/USP e PMSP)

13 Imagens do Educom.Radio (2001-2004: NCE-ECA/USP e PMSP)

14 Imagens do Educom.Radio (2001-2004: NCE-ECA/USP e PMSP)

15


Carregar ppt "SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google