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capa PROCESSO DE COMPRA CORPORATIVA DE SOFTWARE:

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Apresentação em tema: "capa PROCESSO DE COMPRA CORPORATIVA DE SOFTWARE:"— Transcrição da apresentação:

1 capa PROCESSO DE COMPRA CORPORATIVA DE SOFTWARE:
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO Ricardo Simm Costa Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas capa Um estudo que trata dos aspectos que influenciam na decisão de compra corporativa de software Porto Alegre 31 de Janeiro de 2007

2 Organizações compradoras
As empresas estão cada vez mais cautelosas com relação aos investimentos realizados em TI (DEHNING; DOW; STRATOPOULOS, 2004) Dificuldade de comparação de atributos e características de recursos computacionais Desenvolver uma rigorosa análise de custo-benefício de Sistemas de Informação não é uma tarefa fácil (KING; SCHREMS, 1978) …é, e hoje continua não sendo Quantificá-las em termos monetários é ainda mais difícil Decisões baseadas na estimativa de um valor futuro (HINTON; KAYE, 1996) A agenda que eu pretendo segui é esta. Então, começar contextualizando o estudo a partir das organizações compradoras... Executivos vêm sofrendo pressão para reduzir custos e justificar investimentos Cada vez maior o número de recursos computacionais, fato que dificulta a análise criteriosa dos atributos dos recursos e soluções em TI Fato que faz crescer a Importância da percepção dos indivíduos envolvidos na compra Contextualização Delimitação do Tema Questão de pesquisa Objetivos Teorias de base Modelo de Pesquisa Método Resultados Considerações finais

3 Organizações vendedoras
Equipes geralmente reduzidas (SEPRORGS, 2005) Apenas 6,8% contam com mais de 20 funcionários Processos de venda mais virtual Dificuldade de apresentar os recursos do produto ofertado e sua utilidade (e impacto) na empresa compradora Cerca de 15% das propostas resultam em vendas Propostas complexas (envolvendo interação entre a área comercial e técnica) Compreender a compra pode ser importante para maior efetividade Por outro lado, analisando a situação sob a ótica das empresas de TI (fornecedoras) Empresas de TI são enxutas na sua essência Baixo índice de propostas fechadas (15%) Ao mesmo tempo em que o índice é baixo, as propostas complexas (custosas) Contextualização Delimitação do Tema Questão de pesquisa Objetivos Teorias de base Modelo de Pesquisa Método Resultados Considerações finais

4 Delimitação do Tema Diversos estudos buscam desenvolver instrumentos para medir o impacto da TI e seu valor (AU; NGAI; CHENG, 2002; SACCOL et al, 2004, LEITE, 2004) Diversas literaturas tratam do impacto da TI no trabalho (WIXOM; TODD, 2005) Adoção da TI (uso) Satisfação do usuário final Contudo, as percepções de uso não são exatamente as mesmas que levam à aquisição de uma TI (KARAHANNA; STRAUB; CHERVANY, 1999) Análise de teorias de adoção e uso de novas TIs e satisfação do usuário final sob a perspectiva da aquisição Wixom e Tod sintetizam estes estudos em duas correntes predominentes: adoção da TI e satisfação Mas estudos mostram que as percepções de uso não são as mesmas que levam à aquisição ===== Teorias da psicologia social e já utilizadas por estudos da área de Sistemas de Informação (VENKATESH et al, 2003) são importantes Comprador sofre influências de diferentes naturezas e considera diferentes pontos ao tomar decisão Contextualização Delimitação do Tema Questão de pesquisa Objetivos Teorias de base Modelo de Pesquisa Método Resultados Considerações finais

5 Questão de pesquisa Quais são as principais reflexões realizadas pelos indivíduos envolvidos em um processo de compra corporativa de software? Como questão de pesquisa, então, se procurou verificar as reflexões que os indivíduos realizam quando envolvidos em uma decisão de compra. Contextualização Delimitação do Tema Questão de pesquisa Objetivos Teorias de base Modelo de Pesquisa Método Resultados Considerações finais

6 Objetivo Geral Identificar aspectos considerados pelos decisores durante o processo de compra corporativa de software Então, o foco do estudo é na aquisição e buscou-se, como objetivo geral, [slide] Contextualização Delimitação do Tema Questão de pesquisa Objetivos Teorias de base Modelo de Pesquisa Método Resultados Considerações finais

7 Objetivos Específicos
Compreender modelos existentes na literatura referentes à adoção e uso de novas TIs Compreender as etapas e os processos de compra, bem como as relações existentes entre os diferentes atores envolvidos numa negociação, em particular numa compra de software (usuários, departamento de TI e departamento de compras) Definir um modelo de decisão de compra que abranja as dimensões consideradas nos objetivos “a” e “b” e verificar sua aplicação prática Identificar os aspectos referentes a cada dimensão do modelo definido e o seu impacto na avaliação e na decisão de compra Para atingir o objetivo geral, se procurou compreender... ==== Em função da importância que a literatura teve na elaboração do modelo, optou-se por colocá-la nos objetivos específicos. Contextualização Delimitação do Tema Questão de pesquisa Objetivos Teorias de base Modelo de Pesquisa Método Resultados Considerações finais

8 Compreensão das etapas, agentes e influenciadores na compra
Teorias de base Processo de compra Compreensão das etapas, agentes e influenciadores na compra Adoção e uso da TI Dimensões que impactam na atitude de adoção Modelo teórico de decisão Procurou-se, então compreender o contexto da compra Posteriormente, foram definidas dimensões relacionadas à adoção de novas TIs Processo de compra ofereceu respaldo na compreensão das dimensões de adoção e uso da TI sob a perspectiva da aquisição Com base nestas, foi definido o modelo teórico utilizado na condução do estudo Contextualização Delimitação do Tema Questão de pesquisa Objetivos Teorias de base Modelo de Pesquisa Método Resultados Considerações finais

9 Para se chegar ao modelo de decisão, partiu-se predominantemente de 3 teorias
TRA e TBD tem origem nos mesmos autores (TBP posterior e complementar à TRA) Uma lista das definições destas dimensões encontra-se no anexo D

10 Modelo teórico de decisão de compra
A imagem, por se referir às conseqüências da adoção, foi inserida no modelo como resultante das outras dimensões. Incluiu-se, depois, as dimensões da IDT como intermediárias, pois procuram analisar a implantação de inovações sob diferentes perspectivas. Como a TRA e TBP trazem importantes contribuições na compreensão das considerações sociais, foram incluídas na compatibilidade, já que a compatibilidade se refere à convergência da TI com experiências, valores, costumes carregados pela equipe. Incorporou-se uma nova dimensão, referente à infra estrutura física e humana (em azul) -

11 Método Pesquisa de natureza exploratória
Foco da análise: negociações envolvendo aquisição de software Estudo estruturado em duas etapas: Fornecedores de TI Clientes / prospectos Sob a perspectiva dos dois principais agentes envolvidos 1 os fornecedores e a relação que estes mantêm com seus clientes 2 Os clientes e prospectos e o processo de compra desenrolado Para facilitar a condução do estudo, foi desenvolvido um desenho de pesquisa, que ilustra melhor as etapas do estudo Contextualização Delimitação do Tema Questão de pesquisa Objetivos Teorias de base Modelo de Pesquisa Método Resultados Considerações finais

12 Desenho de pesquisa Com base na revisão da literatura foi definido um modelo teórico, que pautou a elaboração do roteiro para a condução das entrevistas em profundidade. Partiu-se para a condução das entrevistas com os fornecedores de TI. Para, posteriormente, realizar um estudo mais aprofundado em um dos fornecedores participantes da primeira etapa, onde se apelou para diferentes fontes de evidências. Conforme ilustrado nesta figura (passar slide)

13 Análise – Triangulação dos dados
Predominantemente se utilizou entrevistas em profundidade com clientes/prospectos sobre a negociação na qual ele se envolveu (baseada também no roteiro inicialmente definido). De forma complementar, se buscou informações com os vendedores da empresa fornecedora responsáveis pela negociação e nos materiais e documentos trocados entre a empresa e o cliente/prospecto (para facilitar a abordagem ou sanar alguma dúvida da entrevista). ==== Posteriormente, os resultados foram cotejados com dois executivos de empresas de TI Contextualização Delimitação do Tema Questão de pesquisa Objetivos Teorias de base Modelo de Pesquisa Método Resultados Considerações finais

14 Resultados Dimensões do modelo teórico utilizadas como guia na condução das análises Três tipos de resultados encontrados Aspectos identificados em cada dimensão Reflexões a partir da identificação dos aspectos Modelo de decisão resultante A análise dos dados foi conduzida a partir das dimensões contempladas no modelo e foi possível chegar a três tipos de resultados: À luz dos aspectos e reflexões, se verificou a aderência do modelo teórico ao estudo de campo e se propôs algumas alterações. Contextualização Delimitação do Tema Questão de pesquisa Objetivos Teorias de base Modelo de Pesquisa Método Resultados Considerações finais

15 Resultados: aspectos Para ilustrar a primeiro tipo de resultado, se pegou a dimensão da complexidade (5.2.1). Para cada dimensão contemplada no modelo, se construiu uma tabela com os aspectos identificados (baseado nos comentários de clientes e fornecedores). Na coluna 2, se colocou o impacto de cada aspecto na dimensão (considerando a situação vivenciada pelos clientes ou identificada pelos fornecedores entrevistados sobre seus clientes) Na coluna 3 se colocou o impacto que os fornecedores percebem neste aspecto na negociação com seus clientes. Pegando então a Implantação modular, se identificou que xxx Exemplo ilustrativo dos aspectos identificados em cada uma das dimensões

16 Resultados: reflexões
R17: A possibilidade de contar com o suporte técnico influencia negativamente na complexidade percebida. R17a: O oferecimento de manuais e outros documentos de suporte são menos efetivos na redução da complexidade percebida que um suporte técnico prestado a partir de interação com o cliente (comunicação síncrona) R17b: O suporte técnico efetivo necessita de comunicação síncrona R18: A compreensão das mudanças necessárias para a implantação da TI reduz a complexidade percebida R18a: No momento em que os usuários compreendem as mudanças necessárias, estes subestimam o tempo de implantação R18b: ‘’ ‘’ os esforços para a implantação R18c: ‘’ ‘’ a equipe envolvida na negociação R19: A possibilidade de implantação modular reduz a complexidade percebida R20: A verificação do funcionamento da TI impacta negativamente na complexidade percebida Com base nestes aspectos se chegou a algumas reflexões (não necessariamente cada aspecto levou a uma reflexão) Por exemplo, o aspecto implantação modular repercute nas reflexões R19 e R20 Contextualização Delimitação do Tema Questão de pesquisa Objetivos Teorias de base Modelo de Pesquisa Método Resultados Considerações finais Exemplo ilustrativo dos aspectos identificados em cada uma das dimensões

17 Resultados: modelo de decisão

18 Considerações finais A partir da identificação na literatura das dimensões relevantes na adoção de novas TIs e da construção de um modelo de decisão, foi possível explorar com maior profundidade a busca dos aspectos envolvidos na decisão Convergência de estudos em duas áreas distintas Compradores: evidências preliminares sobre alguns critérios utilizados para avaliar a aquisição de novas TIs Fornecedores: subsídios para eventuais mudanças na forma de demonstração, nos esforços de Marketing, nos programas de suporte e treinamento, etc Este estudo traz contribuições para os compradores de TI, pois xxxx Para os fornecedores, este estudo pode oferecer xxx Contextualização Delimitação do Tema Questão de pesquisa Objetivos Teorias de base Modelo de Pesquisa Método Resultados Considerações finais

19 Sugestões de estudos futuros
Limites do estudo Não analisou processos de compra por meio de licitações Região metropolitana de Porto Alegre Subjetividade do pesquisador Foco predominante em negociações 1-1 Validação qualitativa dos dados Sugestões de estudos futuros Realização de estudo de caso focado no comprador Análise do processo de aquisição mais focada nos atributos do produto e do fornecedor Mensuração de impactos e predição da compra (estudos conclusivos via instrumento estruturado) Contextualização Delimitação do Tema Questão de pesquisa Objetivos Teorias de base Modelo de Pesquisa Método Resultados Considerações finais

20 capa PROCESSO DE COMPRA CORPORATIVA DE SOFTWARE:
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO Ricardo Simm Costa Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas capa Porto Alegre 31 de Janeiro de 2007

21 Benefícios percebidos Imagem do fornecedor

22 Benefícios percebidos Imagem do fornecedor
[...] se eles conseguem vender para uma empresa como a empresa X [empresa de grande porte], é porque deve ser bom, pois não acredito que uma empresa como esta iria entrar numa roubada [...] (CLIENTE 1) Como o Sphinx é muito usado, ele não deve ter furo nenhum. E se tiver furo, é muito raro, pois os erros já foram totalmente depurados [...] é uma empresa que existe, se eu não me engano, há mais de 10 anos, então isso mostra que eles têm um produto que o mercado gosta. (CLIENTE 3) Quando eu fiz o mestrado na engenharia de produção, eles também tinham o software e ótimas referências dele (CLIENTE 3) [...] meu medo é que a empresa feche, se mude e eu não saiba mais como encontrá-la, é um investimento alto, e a gente precisa de acompanhamento, de suporte. Quando uma pessoa saísse da empresa, a gente teria que pedir novo treinamento. (CLIENTE 6)

23 Benefícios percebidos Imagem do fornecedor
R1: A carteira de clientes impacta na percepção das vantagens relativas. R1a: Uma carteira de clientes contendo empresas do mesmo ramo de atividade da compradora aumenta a clareza na percepção das vantagens relativas. R1b: Uma carteira de clientes contendo empresas reconhecidas pela compradora aumenta a clareza das vantagens relativas percebidas. R2: O tempo que a empresa possui no mercado influencia vantagens relativas percebidas. R2a: Quanto maior o tempo de mercado do fornecedor, menos questionáveis são as vantagens relativas percebidas. R3: A reputação da empresa fornecedora no mercado é considerada pelo cliente na análise da solução. R4: Abordagem não comercial impacta na percepção das vantagens relativas. R4a: Apresentações em contexto acadêmico aumentam a clareza das vantagens relativas percebidas. R4b: Indicações de indivíduos do círculo social aumentam a clareza das vantagens relativas percebidas.

24 Benefícios percebidos Visibilidade dos resultados

25 Benefícios percebidos Visibilidade dos resultados
Uma coisa que nós procuramos sempre fazer é utilizar a linguagem do cliente nas nossas soluções, de modo que eles vejam mais facilmente como podemos agregar, focados no seu uso. Isso sempre impacta na hora de mostrar para os outros colegas [...] (FORNECEDOR 2) [...] nada se compara a tu mostrares a ferramenta com os dados do cliente. Ele passa a discutir a análise dos seus dados, e não mais as funcionalidades do software. (FORNECEDOR 5) Quando eu vi o pessoal mexendo no software usando a pesquisa feita para nós, e nos respondendo na hora as coisas que a gente perguntava sobre os nossos dados, fiquei bem entusiasmado. A possibilidade de gerar novas informações, novas tabelas e novas visualizações, criar perfis. Isso nos provocou, pois a nossa organização trabalha pouco com atividades de pesquisa. (CLIENTE 1)

26 Benefícios percebidos Visibilidade dos resultados
R5: A customização da tecnologia na demonstração influencia na visibilidade dos resultados. R5a: O uso da linguagem do cliente na interface afeta positivamente na visibilidade dos resultados. R5b: O uso de dados reais afeta positivamente na visibilidade dos resultados. R6: A obtenção de um comprometimento formal do fornecedor impacta positivamente na visibilidade dos resultados. R7: A possibilidade de mensuração do resultado impacta positivamente na visibilidade dos resultados.

27 Benefícios percebidos Demonstrabilidade

28 Benefícios percebidos Demonstrabilidade
O nosso site tem uma versão de demonstração para download e teste, que permite o desenvolvimento de uma aplicação pequena utilizando o software. O que ocorre é que a maioria das pessoas tem um bloqueio de mexer em alguma coisa nova. Ninguém gosta de ler manual de instruções. (FORNECEDOR 1) Eu vi o software funcionando na reunião que tivemos com a Universidade X. Eles vieram aqui nos apresentar os resultados de uma pesquisa que nós encomendamos, mas apenas as tabulações. Aí nós começamos a fazer uma série de perguntas, e eles foram fazendo isso na hora, uma série de cruzamentos, incursões. [...] A possibilidade de gerar novas informações, novas tabelas e novas visualizações, criar perfis. Isso nos provocou, pois a nossa organização trabalha pouco com atividades de pesquisa, e poder fazer este tipo de atividade sem depender de outros nos motiva. [...] Depois que eu vi isso na Universidade X, eu fui buscar alguma outra informação no site. (CLIENTE 1)

29 Benefícios percebidos Demonstrabilidade
R8: A forma de comunicação influencia na demonstrabilidade. R8a: A manutenção de uma comunicação síncrona impacta positivamente na demonstrabilidade. R8b: O contato pessoal afeta positivamente na demonstrabilidade. R8c: O uso de dados reais afeta positivamente na visibilidade dos resultados. R9: O risco percebido é menor no momento em que se estabelece uma comunicação síncrona na demonstração da TI. R10: O uso de versão demonstração só aumenta a demonstrabilidade percebida se houver uma comunicação síncrona entre o fornecedor e o cliente em potencial. R11: A demonstração em contexto não comercial afeta positivamente no grau de demonstrabilidade. R12: O prazo para concretização dos impactos da TI influencia na forma de demonstração mais efetiva. R12a: O uso de versão demonstração é mais eficaz para impactos de curto prazo. R12b: O uso de casos de implantação é mais eficaz para impactos de longo prazo

30 Benefícios percebidos Vantagem relativa

31 Benefícios percebidos Vantagem relativa
Nós fazemos a pesquisa da mesma forma como nós fazíamos antes. Hoje nós colocamos a pesquisa na web, recolhemos os dados e tabulamos por meio de uma planilha qualquer. O Sphinx facilitaria muito, eu faço tudo com a planilha, mas no Sphinx sairia automaticamente, regressão, reagrupamento. Eu poderia pensar em explorar mais estes resultados, eu digo que fazendo outros cruzamentos, preparando melhor os dados (CLIENTE 3) A empresa precisa ser vista como uma aliada da pessoa que está decidindo. Mostrar que a empresa é uma aliada da pessoa para ajudar a ela atingir os objetivos dela. [...] (FORNECEDOR 4) Eu não sei se é pela facilidade que eu tenho de venda, mas as pessoas saem encantadas com a ferramenta. Eles imaginam uma série de usos, projetos, mas depois muitos desses projetos acabam se perdendo no tempo, e o software acaba sendo utilizado no básico, naquilo que eles já tinham intenção de usar quando nos procuraram (FORNECEDOR 2)

32 Benefícios percebidos Vantagem relativa
R13: As vantagens advindas da economia no uso dos recursos são mais intensamente percebidas pelos compradores que as vantagens advindas do incremento nos resultados. R14: A forma de comunicação da ferramenta impacta na vantagem relativa percebida. R14a: As vantagens são mais intensamente percebidas quando a comunicação do fornecedor é focada nas aplicações da ferramenta. R15: A percepção da vantagem relativa está muito relacionada com a função desempenhada pelo responsável pelo processo de compra e suas atividades. R15a: Indivíduos técnicos tendem a perceber mais intensamente vantagens advindas da economia de recursos. R15b: Indivíduos de nível administrativo percebem tanto vantagens advindas do incremento nos resultados quanto as advindas da economia de recursos. R16: O prazo de concretização da vantagem influencia no valor atribuído a vantagem. R16a: Vantagens de longo prazo tendem a ser mais valorizadas que vantagens de longo prazo.

33 Custos percebidos Complexidade

34 Custos percebidos Complexidade
Os clientes percebem as mudanças que precisam fazer quando estou demonstrando a ferramenta, mas isto se perde no tempo. Eles sempre acham que isso leva menos tempo ou é menos importante. [...] Eu tento chamar a atenção várias vezes que a implantação não é bem assim. [...] Eles acham que vão fazer bem mais rápido. (FORNECEDOR 3) O problema é convencer os usuários de que o sistema precisa ser alimentado adequadamente, que eles precisam respeitar algumas regras para os relatórios sejam gerados corretamente. O software não me permite controlar isso de forma automática, então era uma coisa que o usuário teria que fazer. (CLIENTE 7) A nossa idéia era fazer um trabalho piloto aqui no gabinete, mostrar os resultados e os relatórios aos demais parlamentares do partido e depois externalizar esse trabalho aos outros gabinetes, de acordo com as demandas deles. (CLIENTE 2)

35 Custos percebidos Complexidade
R17: A possibilidade de contar com o suporte técnico influencia negativamente na complexidade percebida. R17a: O oferecimento de manuais e outros documentos de suporte são menos efetivos na redução da complexidade percebida que um suporte técnico prestado a partir de interação com o cliente (comunicação síncrona). R17b: O suporte técnico efetivo necessita de comunicação síncrona. R18: A compreensão das mudanças necessárias para a implantação da TI reduz a complexidade percebida. R18a: No momento em que os usuários compreendem as mudanças necessárias, estes subestimam o tempo de implantação. R18b: No momento em que os usuários compreendem as mudanças necessárias, estes subestimam os esforços para a implantação. R18c: No momento em que os usuários compreendem as mudanças necessárias, estes subestimam a equipe envolvida na negociação. R19: A possibilidade de implantação modular reduz a complexidade percebida. R20: A verificação do funcionamento da TI impacta negativamente na complexidade percebida.

36 Custos percebidos Estrutura de implantação e manutenção

37 Custos percebidos Estrutura de implantação e manutenção
Nosso software lida com informações essenciais às organizações. O maquinário necessário não é tão complexo, mas o tipo de informação que está ali exige mais cuidados. [...] mas muitos nem se preocupam com isso no momento da compra, e acabam se preocupando depois, quando o software está operacional e acontece alguma coisa. (FORNECEDOR 6) Não vejo grandes problemas com relação a implantação. Eu vi na proposta as configurações mínimas para a instalação e qualquer máquina daqui do gabinete atende a isto. (CLIENTE 2) Na mão de quem sabe usar, este é um recurso extraordinário, impressionante, pelas infinitas possibilidades de cruzamento [...]. Quando eu vi cruzando e jogando na tela, eu fiquei encantado, puxa vida, só que precisaria de treinamento. [...] eu mexo em computador naquelas coisas básicas (Word, Excel, Power Point), não nesses softwares cheios de botões. (CLIENTE 1)

38 Custos percebidos Estrutura de implantação e manutenção
R21: Os compradores tendem a subestimar a infra-estrutura de hardware na avaliação da implantação. R22: Os compradores tendem a desprezar a infra-estrutura de segurança na avaliação da implantação. R23: As dificuldades vistas na elaboração de um treinamento relacionam-se mais com a mobilização de pessoal que com a complexidade de captação do conteúdo.

39 Custos percebidos Compatibilidade

40 Custos percebidos Compatibilidade
Mas eles ainda querem manter a possibilidade de levar os dados para o sistema antigo, acho que por uma questão comportamental, de estar acostumado com a forma antiga. [...] Algumas coisas do processo de pesquisa podem ser revistos com o uso do software, que nem precisariam ser feitas, mas eles preferem não imaginar isso e primeiro implementar da forma atual. (FORNECEDOR 1) A tecnologia em si é bem fácil de usar e implementar, o que fica mais complicado é eles usarem o que ela produz de resultados. [...] Os gerentes e diretores ainda não têm uma cultura digital, como eu costumo dizer. [...] As pessoas que vão usar precisam ser convencidas de que aquilo ali [a TI em questão] está entrando para ajudar. (FORNECEDOR 4) Decidindo pela compra, que não é uma compra qualquer, é custosa, a gente precisa mobilizar uma equipe. Já que eu fiz o investimento, eu preciso que ele dê resultado, lucro. O que eu vejo é que a organização teria que mudar um pouco o foco. (CLIENTE 1)

41 Custos percebidos Compatibilidade
R24: A compatibilidade percebida impacta na forma como a TI é percebida. R25: A necessidade de convencimento de outros indivíduos envolvidos na compra influencia negativamente na compatibilidade percebida. R26: O foco da apresentação nos resultados da TI influencia positivamente na compatibilidade percebida. R27: TIs que oferecem vantagens de incremento nos resultados são vistas como mais compatíveis que TIs que oferecem economia no uso de recursos.

42 Custos percebidos Controle comportamental percebido

43 Custos percebidos Controle comportamental percebido
No momento da negociação, a gente vê que os clientes se preocupam com os controles que eles têm sobre a tecnologia, mas na prática isso não acaba se concretizando. Raramente eles dão bola para a definição de quem pode mexer no que, dentro do sistema. A falta de uma estrutura interna faz esse assunto morrer, mesmo que ele se preocupe com isso inicialmente. (FORNECEDOR 3) Parece que atrás de cada explicação existe mais um segredo que você não domina. Tem essa dependência muitas vezes. Sempre tem algo que está escondido, que não está esclarecido. E se acaba pagando mensalidade, manutenção, novos treinamentos. [...] Me preocupa essa dependência do fornecedor [...] (CLIENTE 1) [...] varia na mesma proporção em que a empresa utiliza o software. Por exemplo, tem empresas que usam o software em atividades pontuais. Tem outras que usam no dia a dia. (FORNECEDOR 1)

44 Custos percebidos Controle comportamental percebido
R28: As formas de controle percebidas pelos usuários são basicamente referentes ao acesso aos dados e à TI. R29: O tamanho da organização influencia na magnitude do impacto que o controle comportamental percebido possui na decisão. R29a: Organizações de grande porte valorizam mais o controle comportamental percebido que as de pequeno e médio porte. R29b: Quanto maior o número de usuários da Tecnologia, menor o controle comportamental percebido. R30: A intensidade do uso pretendido da TI influencia na magnitude do impacto que o controle comportamental percebido possui na decisão. R31: O endosso de um superior aumenta o grau de controle comportamental percebido.

45 Custos percebidos Normas subjetivas

46 Custos percebidos Normas subjetivas
Nós conhecíamos o software pelo pessoal da Bom Jesus [organização parceira]. Tem duas pessoas que trabalham bastante em parceria com a gente. [...] são pessoas que tem conhecimento do que falam e trabalham conosco há algum tempo, então não vejo maiores problemas com relação ao que o software pode apoiar na pesquisa que a gente está desenvolvendo. (CLIENTE 5) Eu acho que cada um reduz a solução de acordo com a sua perspectiva, a sua necessidade e a sua formação [...]. Então isso faz com que seja muito difícil que o usuário transmita à empresa, venda a idéia [...] (FORNECEDOR 5) Quando a gente apresenta a carteira de clientes eles vêem algumas empresas do ramo deles ou grandes empresas e isso acaba impressionando. Se uma empresa como esta usa a ferramenta, tem que ser uma coisa boa. (FORNECEDOR 1)

47 Custos percebidos Normas subjetivas
R32: As atividades exercidas pelo responsável pela compra impactam na forma como os demais influenciadores percebem os resultados proporcionados pela TI. R32a: Quando o responsável pela compra é de uma área técnica, os influenciadores tendem a ver a TI como capaz de trazer vantagens meramente de economia de recursos. R32b: Quando o responsável pela compra é de uma área de gestão, os influenciadores tendem a ver a TI como capaz de trazer tanto vantagens mais ligadas a economia de recursos quando vantagens de incremento de resultados. R33: A imagem que os influenciadores têm do responsável pela compra impacta na forma como estes influenciadores percebem a TI. R34: Quando o influenciador não está implicado diretamente no processo de compra, o ponto que mais impacta no grau de intenção do responsável pela compra em considerar a opinião deste é a experiência do influenciador tema em questão. R35: A carteira de clientes da fornecedora é utilizada pelo responsável pela compra como um argumento de convencimento dos demais influenciadores.

48 Custos percebidos Imagem do incentivador da compra

49 Custos percebidos Imagem do incentivador da compra
[...] fazer com que o cliente enxergue a vantagem no negócio dele a partir da apresentação das características da TI, fazer com que o projeto seja dele, que ele tenha a sensação de que a idéia é dele e se sinta mais motivado pessoalmente a tocar o projeto em frente. (FORNECEDOR 2) Seria uma mudança na estrutura da empresa, dentro do Marketing ou dentro da área de planejamento, mas que fossem específicos para pesquisa. Eu não sou especialista em pesquisa, sei o que nós queremos saber. Então teria que ter alguém aqui dentro para isso. Eu seria ao responsável por esse departamento e teria a supervisão de quem fosse operar o software [...] Cada pessoa tabularia seus próprios dados, isso é muito fácil. Nós ficaríamos com a parte de apoio e formatação do questionário. (CLIENTE 6)

50 Custos percebidos Imagem do incentivador da compra
R36: A possibilidade de melhoria na imagem do incentivador é um dos principais impactantes da atitude de adoção. R37: Os critérios percebidos para a obtenção de uma melhor imagem variam de acordo com as atividades profissionais exercidas pelo iniciador. R37a: Incentivadores que exercem atividades técnicas acreditam que aspectos técnicos são mais influentes na sua imagem. R37b: Incentivadores que exercem atividades de gestão acreditam que os resultados em potencial são mais influentes na sua imagem.

51 Risco percebido - eixo benefícios

52 Risco percebido - eixo custos

53 Atitude R39: A atitude é formada a partir da ponderação dos custos e benefícios percebidos, após a consideração das dimensões relacionadas a estes custos e benefícios. R40: A atitude é a principal formadora de uma intenção de adoção R40a: Elementos circunstanciais se manifestam em direção oposta à atitude em poucos casos de negociação

54 Recursos Roteiro das entrevistas (fornecedores) Roteiro das entrevistas (clientes) Relação questões-dimensões


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