A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Especial Aula 7

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Especial Aula 7"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Especial Aula 7
Gabriela Maffei Moreira Malagolli

2 Adaptações curriculares ou tecnologias assistivas
Escola no contexto de inclusão. Necessidades educacionais especiais. Currículo escolar. Adaptações curriculares; tecnologias assistivas. Processos de avaliação e promoção.

3 Escola no contexto de inclusão
Pessoa com deficiência = direito à educação. Acesso à matrícula. Apropriação do saber e do conhecimento.

4 Secretarias de Ensino Fundamental
Adaptações na escola Secretarias de Ensino Fundamental e de Educação Especial. Requer sistema educacional diferente. Implica a inserção de todos. Sistemas educacionais planejados e organizados.

5 Secretarias de Ensino Fundamental
Adaptações na escola Secretarias de Ensino Fundamental e de Educação Especial. Atender à diversidade dos alunos. Oferecer respostas adequadas às suas características e necessidades.

6 Investimentos Formação de professores.
Demais profissionais (fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional). Metodologia. Materiais didáticos. Adaptação do espaço físico. Escola = transformação do projeto político pedagógico.

7 Necessidades educacionais especiais
Atender as necessidades de aprendizagem de cada aluno. Interesses e motivações. Capacidades intelectuais e dos seus conhecimentos.

8 Necessidades educacionais especiais
crianças com condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais diferenciadas; deficiência e bem dotadas; trabalhadoras ou que vivem nas ruas; de populações distantes ou nômades; de minorias linguísticas, étnicas ou culturais; de grupos desfavorecidos ou marginalizados.

9 Necessidades educacionais versus Fracasso escolar Esforços da Educação Especial Interatividade versus Relatividade

10   Currículo escolar Projeto político pedagógico. Execução e as finalidades das atividades escolares. O quê, quando e como ensinar e avaliar? Define a prática escolar. Desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

11 Adaptações curriculares
Possibilidades para viabilizar o processo de aprendizagem. Organizativas. Objetivos e conteúdos. Avaliativas. Procedimentos didáticos. Temporalidade.

12 Organizativas Agrupamentos de alunos. Organização didática da aula. Organização dos períodos para a realização das atividades.

13 Objetivos e conteúdos Capacidades e habilidades básicas de atenção. Participação e adaptabilidade do aluno. Sequenciação pormenorizada. Reforço da aprendizagem. Eliminação de conteúdos menos relevantes.

14 Avaliativas: técnicas; instrumentos
Avaliativas: técnicas; instrumentos. Procedimentos didáticos: alteração de métodos e sugestão de atividades; recursos de apoio; adaptações de materiais.

15 Temporalidade Alteração no tempo destinado para a realização das atividades. Alteração no período programado para alcançar determinados objetivos.

16 Referência Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares/ Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. – Brasília: MEC/ SEF/SEESP, 1998.

17 Educação Especial Atividade 7
Gabriela Maffei Moreira Malagolli

18 Reflexão Quais investimentos são necessários para a eficácia do uso de tecnologias assistivas nas escolas? Formação de professores e demais profissionais. Metodologia. Materiais didáticos. Adaptação do espaço físico. Transformação do projeto político pedagógico.


Carregar ppt "Educação Especial Aula 7"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google