A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções fundamentais 1.0.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções fundamentais 1.0."— Transcrição da apresentação:

1 Noções fundamentais 1.0

2 Qual o papel da linguagem na construção do pensamento?
NOÇÕES INICIAIS O que é pensamento? Qual o papel da linguagem na construção do pensamento? Qual a história da forma dominante de se pensar? Quais as características e limitações do pensamento dominante? O que é sistema? Quais as características do pensamento sistêmico? Quais os requisitos para o pensar sistêmico?

3 PENSAMENTO “faculdade que tem como objetivo o conhecimento; inteligência” “faculdade de imaginar” “representação mental de algo concreto e objetivo; idéia” “conjunto de representações, de imagens guardadas na consciência” “atividade consciente; conhecimento por conceitos” Dicionário Houaiss, 2003

4 Qual o elemento essencial para o pensamento?
R: Uma linguagem

5 Linguagem “ qualquer meio sistemático de comunicar idéias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc.” “qualquer sistema de símbolos ou objetos instituídos como signos; código” Dicionário Houaiss, 2003 A linguagem é uma construção simbólica (ou de símbolos), organizada de tal forma que permite ao usuário tanto construir mentalmente uma representação da realidade quanto expressar objetivamente esta realidade. (SELEME, 2005) Forma como representamos nosso entendimento do mundo ou realidade que nos cerca. (SELEME, 2005)

6 RELAÇÕES ENTRE A LINGUAGEM E O PENSAMENTO
pára-quedista Significado Entendimento

7 Pensamento Linguagem (THU-CÔ-SHA) ??? significado

8 Linguagem (THU-CÔ-SHA) pensamento Carro usado significado

9 EXERCÍCIO Responsabilidade: uma das equipes (a designar)
Buscar na Internet vídeo de Vigotsky, sobre os modos de entender a realidade através da linguagem e preparar sessão de apresentação para a turma toda.

10 Breve história do pensamento vigente
O conjunto básico de valores da ciência e da sociedade foi concebida nos últimos 300 anos, tendo origem nos séculos XVI e XVII com Descartes, Bacon, Copérnico, Galileu e Newton. A partir das concepções filosóficas de Descartes e Bacon e da transformação dessas em ciência “hard” por Newton, a visão de mundo predominante passou a ser mecanicista. Ela se materializou através dos avanços científicos e tecnológicos do método de investigação proposto por Descartes e Bacon.

11 Breve história do pensamento vigente
Esta forma de investigação envolvia a descrição matemática da natureza e o método analítico de raciocínio. Implicava, como Galileu postulou, a concentração da investigação sobre propriedades essenciais dos corpos materiais que pudessem ser medidas, como formas, quantidades e movimento.

12 Análise “separação de um todo em seus elementos ou partes componentes”
“estudo pormenorizado de cada parte de um todo, para conhecer melhor sua natureza, suas funções, relações, causas etc.” Dicionário Houaiss, 2003

13 Pensamento analítico “pensamento voltado para a compreensão ou explicação de qualquer fenômeno de natureza complexa, formulado inicialmente pela filosofia e largamente empregado pela ciência, que consiste em reduzir uma realidade intrincada, de difícil apreensão global, em seus elementos ou componentes básicos e simples” Dicionário Houaiss, 2003

14 x x B A Pensamento analítico A B C Usa imagem da máquina (Descartes)
Relações de causa-efeito lineares x B x A B C A

15 Breve história do pensamento vigente
Apesar do vasto sucesso alcançado por essa forma de investigação, que penetrou não só nas ciências naturais, como também nas ciências sociais e na própria cultura, este paradigma começou a apresentar alguns sinais de limitações, inicialmente nos campos da eletrodinâmica, na teoria da evolução de Darwin e, principalmente, nos desdobramentos da física moderna.

16 Breve história do pensamento vigente
Com Einstein e a física quântica, uma série de postulados e pressupostos fundamentais são postos à prova. A linguagem do pensamento analítico já não é capaz de explicar fenômenos de características surpreendentes, como a natureza da luz e das partículas atômicas e subatômicas.

17 Surpresas na Física Moderna
Inspiração para o Pensamento Sistêmico Descobertas da física moderna surpresas para cientistas nova forma de entender os fenômenos nova linguagem Física Quântica Realidade muda rápido mais rápido que nossas percepções nova forma de representar / explicar a realidade nova linguagem Pensamento Sistêmico

18 Breve história do pensamento vigente
Também na biologia, psicologia, medicina, economia e sociologia, o pensamento analítico passou a não ser suficiente para explicar fenômenos altamente complexos, que são influenciados por contextos e relações ambientais. Por fim, até a própria administração encontra, no final do século XX, dificuldades em gerar organizações suficientemente flexíveis e inteligentes para enfrentar a crescente dinâmica e complexidade.

19 Breve história do pensamento vigente
A mudança emergente, oriunda da necessidade de resolver tais problemas, é uma necessidade que surge em função das crises sociais e científicas do paradigma vigente. O pensamento sistêmico é uma destas alternativas, que vem a se somar com outras correntes.

20 Sistema Entidade que mantém sua existência através da mútua interação entre suas partes. Pressuposto implícito do PS: “Os inter-relacionamentos entre as partes é que dão as características do todo.” Por isso, compreender os padrões de inter-relacionamentos entre as partes de um todo, ou seja, sua estrutura sistêmica, é essencial.

21 Sistema “Um sistema é um todo percebido, cujos elementos mantêm-se juntos porque afetam continuamente uns aos outros ao longo do tempo, e atuam para um propósito comum. A palavra deriva do verbo grego sunistánai, que originalmente significava ‘fazer ficar juntos.’ Como sugere essa origem, a estrutura de um sistema inclui a qualidade da percepção com a qual você, o observador, o faz permanecer unido.” “Exemplos de sistemas incluem organismos biológicos (inclusive corpos humanos), a atmosfera, doenças, hábitos ecológicos, fábricas, reações químicas, entidades políticas, comunidades, indústrias, famílias, equipes - e todas as organizações. Você e seu trabalho são provavelmente elementos de dezenas de sistemas diferentes. – Art Kleiner”

22 O que vem a ser, afinal, SISTÊMICO?
Percebe e interpreta o todo através da inter-relação entre suas partes “espacial” – estrutura “temporal” – dinâmica estrutural Usa metáforas não-mecânicas Usa o contextualismo Enfoca relações circulares de causa-efeito Usa o “pensamento em rede” ao invés do “pensamento baseado na construção”

23 Vertentes Sistêmicas Lógica Paraconsistente (Din.Sist.Dinâmicos)
Transdisciplinaridade Pensamento Complexo (Morin) Teoria Ação Comunicativa (Habermas e Esc.Frankf.) Teoria do Caos Física Quântica Matemática Complexidade Teoria Org. Sistêmicas (Eric, Trist, Katz, Kahn) Talcott Parsons (func.sist.social) Ecologia Sist. Sociais Abertos TGS Engª Controle Cibernética Dinâmica Sistemas Aprendiz. Orgl. Gestalt e linhas sist. psicologia SSM Beer e o MSV Ciências Cognitivas Autopoiese Pensamento por processos P.S.Crítico Estruturas Dissipativas Prigogine Tradições filos. orientais Simon e IA Biol.Organísmica Hipótese Gaia TOC Giddens (sociologia) (sist.soc.autopoiéticos) Luhmann

24 Pensamento Sistêmico Preocupações: Corrente adotada para o curso:
Compreender os inter-relacionamentos mútuos entre as partes de um todo; Compreender a dinâmica destes inter-relacionamentos. Corrente adotada para o curso: DINÂMICA DE SISTEMAS - campo de estudos com cerca de 50 anos, oriunda da cibernética - Jay Forrester/MIT - Industrial Dynamics (1961)

25 Elementos Para o Pensar Sistêmico
Linguagem sistêmica Método sistêmico Ferramentas sistêmicas (Arquétipos ou estruturas sistêmicas. Análise de Correlação Estatística. Simulação Computacional. Outras ferramentas de inferência para tecer modelos causais.)


Carregar ppt "Noções fundamentais 1.0."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google