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O Design e a Produção de Material Didático para EAD

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Apresentação em tema: "O Design e a Produção de Material Didático para EAD"— Transcrição da apresentação:

1 O Design e a Produção de Material Didático para EAD
(Tópicos Selecionados) 2º. Ciclo de Capacitação em EAD – CEFETCE – MEC/SETEC - Projeto Inter-Red Núcleo de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância – NTEAD-CE Professores/Autores: Cassandra Ribeiro Silva e Fabrice Joye –

2 Roteiro de Apresentação
Conceitos chave (EAD & outros) EAD: Um método para implementação de um curso on line As questões sobre cenarização pedagógica em EAD Por uma ergopedagogia dos materiais didáticos Perguntas que não querem calar... Metodologia de ajuda à criação de conteúdos interativos (notas de curso) em 5 etapas

3 Questões de partida Como o design (e a cenarização) dos cursos e materiais didáticos podem contribuir para a eficácia da aprendizagem ao mesmo tempo em que atenda as necessidades e peculiaridades do indivíduo que aprende remotamente Como produzir conteúdo “sob medida” em quantidade industrial e/ou para uso massificado?

4 EAD: Conceitos chave Design e Design gráfico Design Instrucional
Didática e Pedagogia Granularização dos conteúdos e objetivos pedagógicos Materiais e objetos pedagógicos? Os objetos pedagógicos A avaliação engenharia pedagógica Interface e IHC Interação e Interatividade URL Et alors jhkje iuoléj iuhziue wluizliuh luhgl jlierug uegh hjegkjh kej kjkjhgkj kkjhgkjhg iéupéiuoi WWW Et alors jhkje iuoléj iuhziue wluizliuh luhgl jlierug uegh hjegkjh kej kjkjhgkj kkjhgkjhg iéupéiuoi

5 Design e Design gráfico
(dizajn ou design) n.m. (origem inglesa), é uma disciplina que visa a criação de objetos, de ambientes, de obras gráficas, etc., que sejam funcionais, estéticos e conformes aos imperativos de uma produção industrial (Petit Larousse 1989). Design Gráfico Refere-se à área de conhecimento e à prática profissional específica relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo expressamente comunicacional (André Villas-Boas:

6 Design Instrucional e/ou “Ação intencional e sistemática de ensino”
“Processo sistemático e reflexivo de traduzir princípios de cognição e aprendizagem para o planejamento de materiais didáticos, atividades, fontes de informação e processos de avaliação” Smith & Ragan (1999) e/ou Metodologia para o Desenho da Instrução - didática- planejamento do processo ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos, recursos e materiais instrucionais..

7 Etapas do Design Instrucional
Analise Design Desenvolvimento Implementação Avaliação

8 Didática é... Pedagogia é... Didática e pedagogia
O processo de ensinar (relação professor X saber) Pedagogia é... O processo de formar (relação professor X aluno)

9 Didática ou didáticas? Uma Didática Geral é problemática porque os problemas de ensino e aprendizagem estão relacionados às especificidades dos conteúdos Assim: Da Língua (português, inglês, francês....) Da matemática Das ciências experimentais Da informática Das ciências Humanas Das artes Didática e dificuldades de aprendizagem

10 Granularização de conteúdo e Objetivos Pedagógicos
Esses pedaços (grãos) de conteúdo que vão formar o percurso pedagógico - UM CENÁRIO de acesso a um objetivo pedagógico

11 Materiais e objetos pedagógicos?
É todo documento disponibilizado para o aluno visando atender objetivos de formação. Um conteúdo, material ou recurso digital, sem dúvida NÃO É PEDAGÓGICO senão tiver, de maneira intríseca e/ou extrínseca, uma intenção ou objetivo pedagógico ou se inserir em um cenário de aprendizagem Têm que ser acompanhado das indicações/condições/identificadores de uso ou de inscrição em um cenário de formação Daí a noção de OBJETOS DE APRENDIZAGEM (ou grãos pedagógicos!)

12 Os objetos pedagógicos
Grãos de conteúdos Que se revertem nas possibilidades tecnológicas e pedagógicas de reutilização, atualização, customização e distribuição on line e/ou off line Minimizam os custos de produção utilizados nos diversos modelos pedagógicos e nos formatos de entrega dos conteúdos por causa da sua característica de modularização/granularidade (componente, lição, módulo, processo, curso, recursos, exercícios, atividades...) Que evidencia a presença dos – ÁVEIS: adaptáveis, abordáveis, avaliáveis, acessíveis, duráveis, intercambiáveis, interoperáveis, geráveis, confiáveis, reutilizáveis.

13 Seja do produto ou processo, observar:
Avaliação Seja do produto ou processo, observar: Modalidade Função Diagnóstico Controle Formativa Classificação Somativa

14 Engenharia Pedagógica
Conjunto dos processos utilizados para produzir, de maneira sistêmica e planificada, um produto ou ambiente de aprendizagem Objetivos Pré-requisitos Necessidades Conteúdo Estratégia Pedagógica Avaliação Desenvolvimento Material ...vai da análise inicial das necessidades até a entrega, manutenção e atualização contínua do produto acabado.

15 Conceber uma interface é resolver um problema de
Interface e Ergonomia de IHC Interface São todos os aspectos dos sistemas informáticos que influenciam na participação do usuário nas tarefas informatizadas – aspectos gráficos, objetos e objetivos da interação e do usuário. É a zona de comunicação em que se realiza a interação entre o usuário e o programa Conceber uma interface é resolver um problema de Comunicação

16 Interface e Ergonomia de IHC
A área de estudos da ergonomia de software interessa-se ao mesmo tempo à: Utilidade (adequação a tarefa) Usabilidade (facilidade de uso) Utilizabilidade (utilidade + usabilidade) (facilidade de aprendizagem e de utilização) Adequação dos software, particularmente das interfaces, às tarefas e objetivos de interação do usuário.

17 Interação e Interatividade
Aluno Conteúdo Aluno Professor Aluno Aluno Aluno Interface

18 Ead: um método para a implementação de um curso online
Definição de uma arquitetura pedagógica Sequenciamento e decomposição dos conteúdos Concepção das atividades pedagógicas Definição dos modos de aprendizagem Seleção dos recursos a implementar Avaliação da formação

19 As questões sobre Cenarização pedagógica em EAD
O que é a cenarização Importância da cenarização Porque cenarizar? Como cenarizar uma atividade de formação? Cenarizar para qual modelo pedagógico? O que é a cenarização Interativa As etapas da implementação da cenarização interativa

20 Cenarizar... Seqüência Roteiro Multimidia Interatividade Necessidades
Cliente Suas Necessidades

21 Fase central do projeto
Cenarização Idéia Projeto Implementação

22 Cenarização: equipe Assistência pedagógica Informação Produção
INFORMADOR FORMADOR Assistência pedagógica Informação Produção Colaboração APRENDIZ Assistência organizacional Autogestão ADMINISTRADOR CONCEPÇÃO

23 Cenarização: os recursos
Espaço grupo mediateca videoconf expert Servidor multimidia fórum Espaço Informação Espaço Colaboração homepages Motor pesquisa chat Estrutura conhecimento Cenário atividades Espaço Autogestão Perfil individual Perfil grupo Plano trabalho Estado progressão Virtual Agents modelos editores Fichas guias FAQ Espaço Produção trabalhos Espaço Assistência Anotação modelização formador Ajuda contextualizada

24 Cenarização: de uma lógica linear para não linear (Tipo hipermídia)

25 Para que cenarizar? Ao contrário dos clássicos documentos PDF, exige-se outros tipos de tratamento tecnopedagógico (do lado produtor e do aprendiz) Ilustrações Animações Modulos Comunicações

26 Cenarização Seqüências
Cenarização: etapas básicas Definição Projeto Conteúdo, Publico-alvo, equipe projeto Cenarização Seqüências Story-board, Recursos, Implementação Avaliação

27 Análise das Necessidades
Especificações dos Objetivos de Comunicação Maquete Geral com Justificativa Descrição do Conteúdo Categorias Exemplos de Informações Formatos Estrutura de Interação Telas & Funcionalidades Validação pelo cliente Avaliação Usabilidade Desenvolvimento

28 Cenarização: papel chefe de projeto
Selecionar os recursos materiais e humanos necessários Organizar e supervisionar as etapas de implementação Manter uma avaliação periódica com todos os membros

29 Cenarização: plano de trabalho
Público-Alvo Objetivos gerais e específicos Exigências, limitações (contraintes) Descritivo do curso Quadro Pedagógico Recursos necessários Avaliação pelos aprendizes Gastos Prazo Acompanhamento

30 Objetivos Pedagógicos
Cenarização: o aprendiz deve identificar Pre-requisitos Objetivos Pedagógicos Conteúdo Interativo Auto-avaliação Para saber mais...

31 Por uma ergopedagogia dos materiais didáticos para EAD
O consumidor de tecnologias de ao modo multi/hipermidiática para a educação possui um triplo status: Usuário - Ergonomia Aprendiz – Pedagogia Leitor – Comunicação

32 Por uma ergopedagogia dos materiais didáticos para EAD
O Aprendiz A tarefa de aprendizagem As caractéristicas do ambiente As limitações técnicas

33 Perguntas que não querem calar...
Preciso mesmo fazer um planejamento? Como me organizar para transpor um curso/material impresso para a mídia digital? ___________________________________________ Outras questões (do tipo faça você mesmo) Ver atividade no material impresso!

34 Metodologia de ajuda a criação de conteúdo interativos (notas de curso) em 5 etapas

35 - Enriquecimento estimuli / midia / interatividade +
Evolução dos conteúdos Interativos (NCI) Livros Eletrônicos Online Multimídia Formação (hipermídia interativo) - Enriquecimento estimuli / midia / interatividade + NCI Modo consulta múltiplas Notas Curso Interativas (áudio, vídeo, gráfico, animação) Notas Curso Interativas (exemplos, exercícios, problemas, resumos) Adaptação para a tela + elementos hipermídia Cópia eletrônica da versão impressa original

36 Notas Interativas (Ex.layout)
Responsável Introdução Página inicial Realizador Objetivos Sumário Lista do conteúdo Definição Exemplos Problemas Síntese, Ajuda Glossário

37 Método para elaboração notas interativas
I - Análise II - Estrutura do Conteúdo III - Maquete IV - Produção / Avaliação V - Publicação & Atualização

38 I - Analise (1) Formato das notas de curso Utilidade Pedagogia
Pertinência Perfil dos usuários e Necessidades

39 WWW I - Analise (2) Formato das notas de curso
Aplicação & Formato Arquivo Segurança

40 I – Analise - Organização
Planejamento Recursos Humanos

41 II - Estruturação Conteúdo
Cenário Mapas Conceituais Enunciados, materiais, recursos

42 III - Maquete Organização e redação final do conteúdo
Integração das partes midiatizadas Estrutura hipertextual e Navegação Ergonomia da Interface Protótipo & Teste

43 Titulo Logo Maquette Maquete PI P2 P3 P4 SUBTITULO 1.1 ooo 1.2 oooo
Corpo Natal Modificado o

44 IV - Produção & Avaliação
Realização Técnica Ajustes e Midiatizaçaõ do Conteúdo Teste em Produção Resultado e Correções Continuação da Produção

45 V – Publicação & Difusão
Publicação e lançamento das notas Planejamento e início do ciclo atualização Retroação dos usuários Armazenamento

46 Mais uma vez obrigada pela paciência!
Cassandra & Fabrice


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