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CCQ - Círculos de Controle de Qualidade

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Apresentação em tema: "CCQ - Círculos de Controle de Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 CCQ - Círculos de Controle de Qualidade
CONCEITO CCQ é a atividade de grupos voluntários e autônomos, constituídos por 3 a 7 participantes, pertencentes ou não a uma mesma área de trabalho. OBJETIVO Promover o crescimento do ser humano, através da participação na solução de problemas atuais e potenciais, de forma contínua.

2 Grupo IMÃ Criação: 09/06/2003 Membros: Armando (Operação)
Colombo (Eletroeletrônica) George (Operação) Júlio (CCO) Marcelo (Operação) Márcio (Eletroeletrônica) Ronilson (Operação)

3 Identificação do Problema
Problemas levantados pelo grupo: Dificuldade na detecção de trilhos partidos; Dificuldade em controlar a locomotiva comandada com pontos diferentes utilizando cabo jumper; Mangotes longos em trens.

4 Identificação do Problema
GUT:

5 Mangotes Longos nos Trens
Identificação do Problema Mangotes Longos nos Trens

6 Observação do Problema
C D A Observação do Problema Dificuldade do manobreiro identificar o mangote longo

7 Observação do Problema
C D A Observação do Problema Passagem de nível ocasionando desacoplamento dos mangotes longos

8 Dificuldade em identificar o mangote longo
P C D A Observação do Problema Dificuldade em identificar o mangote longo Não existe mecanismo para detectar o mangote longo de forma eficiente; Manobreiro não tem como identificar com precisão se o mangote é longo; Atraso na saída dos trens.

9 Paradas de trens por desacoplamento de mangotes
Observação do Problema Paradas de trens por desacoplamento de mangotes Ocorrências

10 Observação do Problema
C D A Observação do Problema Paradas de trens por desacoplamento de mangotes Efeito na malha ferroviária Cargueiro Minério Minério

11 Observação do Problema
C D A Observação do Problema Prejuízos na parada de um trem cargueiro com uma locomotiva e oitenta vagões U$ 200,00 /h Parada na circulação de trens direta e indiretamente Diminuição no ciclo de vagões Atraso dos trens Atraso na entrega das cargas

12 Rodando o PDCA A P C D P C D A Proposta de Solução Cronograma
Validar e Implantar Solução A P C D Testes Desenvolvimento Do Protótipo

13 formado aguardando rota
P C D A Fluxo do Processo Atual Trem cargueiro formado aguardando rota no pátio de Tubarão Manobreiro procura mangotes longos Identifica e corrige Não Sim Trem pode parar por desacoplamento de mangote Trem segue sem desacoplamento de mangote

14 Desenvolver e testar o mecanismo até agosto de 2003
P C D A Objetivos e Metas Objetivo Criar um mecanismo eficiente para detectar ocorrências de mangotes longos na partida do trem. Meta Desenvolver e testar o mecanismo até agosto de 2003

15 P C D A Cronograma inicial

16 Análise de Causa/Efeito
P C D A Análise de Causa/Efeito Desacoplamento dos mangotes Inexistência de dispositivo para detecção de mangotes longos Parada dos Trens Manobreiros tem dificuldade em identificar mangotes longos

17 Comprovação das Causas
Teste dos porquês Por que há necessidade de criar um dispositivo de detecção de mangote longo? - Porque há paradas de trens devido ao desacoplamento dos mangotes. Por que há paradas de trens devido ao desacoplamento dos mangotes? - Porque os manobreiros tem dificuldade em identificar os mangotes longos. Porque os manobreiros tem dificuldade em identificar os mangotes longos? - Porque não há nenhum dispositivo para detecção dos mangotes longos.

18 Análise de Causa/Efeito
P C D A Análise de Causa/Efeito Causa Fundamental Inexistência de dispositivos para detecção de mangotes longos com precisão

19 Adquirir no mercado um dispositivo
Propor Soluções Adquirir no mercado um dispositivo Contratar o desenvolvimento de um dispositivo Desenvolver um dispositivo

20 Desenvolver dispositivo para detectar mangotes longos
Solução Adotada Desenvolver dispositivo para detectar mangotes longos

21 Análise de Viabilidade
P C D A Análise de Viabilidade Valor estimado de 1 hora de um cargueiro parado: U$ 200,00 Cotação do Dólar: U$ 1,00 = R$ 3,00 Média Mensal em Horas de Trem parado: 63,09 hrs 200,00 * 3,00 * 63,09 * 3 * 12 = ,00 Prejuízo estimado das paradas durante um ano: R$ ,00

22 Análise de Viabilidade
P C D A Análise de Viabilidade Custo de uma unidade do dispositivo: R$ 1.000,00 Custo de 10 unidades: R$ ,00 Prejuízo das paradas durante um ano: R$ ,00 Proposta Viável

23 formado aguardando rota Maquinista recua o trem
P C D A Fluxo Proposto Trem cargueiro formado aguardando rota no pátio de Tubarão Maquinista recua o trem sobre o dispositivo Dispositivo Identifica o mangote longo Não Sim Trem não possui mangotes longos Manobreiro Corrige

24 P C D A Plano de Ação

25 P C D A Cronograma Revisado

26 Diagrama em Blocos do Sistema
P C D A Ação Diagrama em Blocos do Sistema Sensor de Mangotes Longos Microcontrolador Dispositivo Sensor de Eixos Display Sirene

27 Ação DTML - 100 Detector de Mangote Longo P C D A

28 Testes realizados com o protótipo:
Verificação Testes realizados com o protótipo: Vários testes efetuados com trens no pátio de Tubarão EFICÁCIA COMPROVADA

29 O Problema foi Solucionado?
Melhoria da operação ferroviária

30 Custo do DTML-100 (1 unidade): R$ 1.200,00
P C D A Ganhos Tangíveis Prejuízo de um ano devido a paradas de cargueiros por desacoplamento de mangotes longos: R$ ,00 Custo do DTML-100 (1 unidade): R$ ,00 Custo para 10 equipamentos: R$ ,00 Total de custos: R$ ,00 Ganho total (1 ano de utilização): R$ ,00

31 Operação menos estressante aos manobreiros,
C D A Ganhos Intangíveis Satisfação do cliente Operação menos estressante aos manobreiros, maquinistas e operadores CCO Flexibilidade Equipamento inteligente, que proporciona facilidade para integração e modificação de funções

32 Em fase de elaboração/revisão:
P C D A Padronização Em fase de elaboração/revisão: Manual de treinamento PRO

33 Será efetuada a contratação para fabricação de 10 unidades do sistema
Conclusão Será efetuada a contratação para fabricação de 10 unidades do sistema Utilização em outros pátios Utilização em outras ferrovias.

34 Planos para o Futuro Desenvolvimento de interfaces que permitam a telesupervisão do sistema a partir do CCO ou do computador de bordo da locomotiva. Incorporar função de identificação de vagão.

35 “A descoberta consiste em ver o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou.”
A. Szent-Gyorgyi


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