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FATOR HUMANO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

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Apresentação em tema: "FATOR HUMANO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO"— Transcrição da apresentação:

1 FATOR HUMANO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
2002 1

2 OBJETIVO GERAL CONHECIMENTO
Aprofundar conceitos referentes ao fator humano nas organizações, refletindo sobre o poder de escolha, co-responsabilidade e o processo de mudança pessoal. HABILIDADE Transformar os conceitos em práticas de auto desenvolvimento, possibilitando a utilização de suas competências para focar o alcance da visão pessoal e desenvolver maior qualidade e responsabilidade nos relacionamentos. ATITUDE Desenvolver postura de valorização do fator humano como o grande diferencial das organizações, abrindo canais de percepção, auto-consciência e posicionamento pro-ativo diante da vida e da carreira. 2

3 “Quem faz as coisas acontecerem são pessoas de carne e osso, não cargos, títulos ou postos organizacionais... Jack Welch 12/09/2001

4 Quer mudar alguma coisa
...Quer mudar alguma coisa ? Coloque no comando uma pessoa com suas paixões, interesses familiares, pessoais e não um currículo brilhante.” Jack Welch 12/09/2001

5 INTRODUÇÃO Impacto das mudanças econômicas nas organizações e no conceito de carreira A importância do trabalho e da carreira para o indivíduo Visão evolutiva das organizações: da escola clássica à administração atual O fator humano como diferencial

6 NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÕES:
Maior ênfase no trabalho em equipes e em projetos multifuncionais Intensificação dos canais de comunicação laterais Conhecimento: fator chave na geração de valor Maior autonomia e responsabilidades Conexões: redes intra e interorganizacionais

7 O FATOR HUMANO ATRAVÉS DA HISTÓRIA
Pré-história Era Agrícola Era industrial Era tecnológica Era do Conhecimento Caçador/guerreiro Camponês/escravo/ militar Profissional liberal /empregado Especialista Generalista/ Polivalente/ capital intelectual

8 O SIGNIFICADO DO TRABALHO

9 POR QUE VOCÊ TRABALHA?

10 SIGNIFICADO DO TRABALHO
OBJETIVO INDIVIDUAL OBJETIVO DA TAREFA REALIZAÇÃO DE COISAS IMPORTANTES SENTIMENTO DE FAZER DIFERENÇA PRODUÇÃO DE VALOR Anotações:

11 TRABALHO SIGNIFICATIVO
QUANDO O TRABALHO COMO UMA ATIVIDADE NÃO É VALORIZADO POR SI, RARAMENTE TRABALHAMOS COM REAL SATISFAÇÃO OU COM UM SENTIDO DE PROFUNDA REALIZAÇÃO. O TRABALHO CONFERE UM GRAU DE SEGURANÇA E CONFORTO MATERIAL, MAS... SERÁ QUE AJUDA NO SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL? PERMITE A APROXIMAÇÃO DE SUAS METAS DE VIDA?

12 O QUE É COMPETÊNCIA Conhecimentos Habilidades Experiências Atitudes
Usadas e compartilhadas para o alcance dos resultados organizacionais.

13 COMPETÊNCIAS TÉCNICAS
CONJUNTO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E EXPERIÊNCIAS DE UMA ESPECIALIZAÇÃO REQUERIDA PARA A REALIZAÇÃO TÉCNICA DE UMA DETERMINADA OPERAÇÃO OU ATIVIDADE Ex.: formação em engenharia, habilidade em cálculos numéricos, conhecimento de matemática financeira, domínio de idiomas

14 COMPETÊNCIAS CONCEITUAIS
CONJUNTO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E EXPERIÊNCIAS QUE IMPACTAM NO “BUSINESS”, NAS TOMADAS DE DECISÃO MAIS AMPLAS, NO CONTEXTO DO MERCADO - CLIENTE, CONCORRENTE, FORNECEDOR - E DOS AMBIENTES INTERNOS E EXTERNOS. Ex.: Visão Global, Planejamento Estratégico, Política Internacional, Macroeconomia

15 COMPETÊNCIAS HUMANAS CONJUNTO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E EXPERIÊNCIAS EXPRESSOS NO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E QUE PERMEIAM OS RELACIONAMENTOS INTERNOS E EXTERNOS DA EMPRESA Ex.: Comunicação, Iniciativa, Orientação para Aprender, Autoconfiança, Tenacidade, Tomada de Decisões , Raciocínio Crítico, Proatividade, Colaboração, Saúde Física e Mental

16 REFLEXÃO PESSOAL No que me sinto competente?
No que sinto que preciso ganhar competência? No que me reconhecem competente?

17 "Se não fizer o que gosta, vai perder o seu tempo eternamente"
André Beer

18 A VIDA NA ZONA DE EXPANSÃO
MORTA PÂNICO EXPANSÃO CONFORTO

19 ZONAS MORTA: estagnados, desmotivados e sem dar conta de que pararam de crescer; CONFORTO: satisfeitos e contentes e sua complacência é o que o impede de ser eficaz; EXPANSÃO: energizados, focados e pró-ativos; PÂNICO: desesperados, desorientados e reativos

20 A VIDA NA ZONA DE EXPANSÃO
Como posso ter mais controle na minha vida? Como posso ser mais responsável por mim mesmo? Como posso tornar o meu trabalho mais gratificante?

21 RESULTADOS: Nova sensação de realização pessoal
Vantagem competitiva para você e sua organização E, acima de tudo: uma possibilidade de grande virada na sua vida.

22 REFLEXÃO EM QUE ZONA VOCÊ ESTÁ? EM QUE ZONA VOCÊ QUER FICAR?

23 PARA REFLEXÃO: O que você está fazendo na sua vida para ter energia?
O que lhe dá paixão na vida fora do trabalho? Quanto tempo por semana passa com sua paixão?

24 . QUAL É A PAIXÃO DA SUA VIDA, FORA DA ESFERA DE TRABALHO,FAMÍLIA E RELACIONAMENTO COM AMIGOS, QUE LHE DÁ A FORÇA INTERNA QUE VOCÊ PRECISA? O que você faz só para si mesmo que lhe dá paixão?

25 CONHECIMENTO . Familiaridade com fatos e estudos
. Processo mental/intelectual . Parte superior do corpo . Valorizado socialmente . Foco no poder, dinheiro, sucesso

26 COMPREENSÃO . Familiaridade através de vivências
. Processo dos órgãos do sentido . Sensações corporais . Valor emocional/espiritual . Fonte de prazer, integridade, paz de espírito

27 + = SABEDORIA CONHECIMENTO COMPREENSÃO . Contato com o eu . Lidar com
a dualidade . Celebrar a vida . Integrar razão e emoção + = SABEDORIA

28 PLANEJAMENTO DE VIDA E CARREIRA
Focar a visão pessoal Definir estratégias de ação e estabelecer prioridades

29 DIMENSÕES BÁSICAS PARA ENTENDER O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
INCLUSÃO CONTROLE ABERTURA

30 INCLUSÃO: ESTOU DENTRO OU FORA?
DESEJO DE RECEBER ATENÇÃO, DE INTERAGIR, DE PERTENCER, DE SER ÚNICO PREOCUPAÇÃO EM SER IMPORTANTE, EM ESTAR VIVO ASPECTO RACIONAL - PREFERÊNCIA EM CONTATAR PESSOAS ASPECTO DEFENSIVO - ANSIEDADE EM SER INCLUÍDO MEDOS : SER IGNORADO OU ABANDONADO SER INSIGNIFICANTE, POUCO IMPORTANTE OU SEM VALOR

31 CONTROLE: COMANDO OU SOU COMANDADO?
REFERE-SE ÀS RELAÇÕES DE PODER, INFLUÊNCIA E AUTORIDADE ENTRE PESSOAS NECESSIDADE DE DOMINAR, DE SER VENCEDOR OU EM ESTAR DO LADO DOS VENCEDORES ASPECTO RACIONAL - PREFERÊNCIA POR ALGUNS CONTROLES ASPECTO DEFENSIVO - MEDO EM NÃO SER AJUDADO OU DE SER ESMAGADO PREOCUPAÇÃO COM A CAPACIDADE MEDO EM SER HUMILHADO, VULNERÁVEL, INCOMPETENTE OU INCAPAZ

32 ABERTURA: ABERTO OU FECHADO?
GRAU EM QUE EU DESEJO ESTAR ABERTO PARA OUTRA PESSOA COMPARTILHAR SENTIMENTOS, SEGREDOS E PENSA-MENTOS ÍNTIMOS PREOCUPAÇÃO EM SER SIMPÁTICO, AGRADÁVEL ASPECTO RACIONAL - PREFERÊNICA EM SER MAIS OU MENOS ABERTO ASPECTO DEFENSIVO - MEDO DE SER MUITO ABERTO E VULNERÁVEL - MEDO DE REJEIÇÃO / NÃO SER ACEITO - MEDO DE NÃO SER APRECIADO / GOSTADO

33 FEEDBACK Ferramenta de auto conhecimento que ajuda o relacionamento interpessoal Permite trabalhar a percepção de si e dos outros Permite transformações, a partir do contato com nosso lado “desconhecido”

34 DICAS PRELIMINARES RECONHEÇA A NECESSIDADE DE FEEDBACK
FORNEÇA TANTO FEEDBACK POSITIVO COMO DE “MELHORIA” PROCURE ANTES COMPREENDER O CONTEXTO SAIBA QUANDO E COMO FORNECER FEEDBACK SAIBA TAMBEM COMO RECEBÊ-LO

35 COMO FORNECER FEEDBACK
SEJA DESCRITIVO A PARTIR DO SEU SENTIMENTO NÃO ROTULE NÃO FAÇA JULGAMENTOS NÃO EXAGERE FALE EM SEU PRÓPRIO NOME EXPRESSE A QUESTÃO COMO UMA DECLARAÇÃO E NÃO COMO UMA PERGUNTA LIMITE SEU FEEDBACK AO QUE VOCÊ TEM CERTEZA

36 COMO RECEBER FEEDBACK RESPIRE OUÇA CUIDADOSAMENTE
FAÇA PERGUNTAS PARA MELHOR CLAREZA RECONHEÇA OS PONTOS POSITIVOS ORGANIZE COM CALMA O QUE VOCÊ OUVIU NÃO SE JUSTIFIQUE

37 DINÂMICA DO FEEDBACK Dimensão da ética – O conteúdo pode ser verdadeiro ou falso. Não existe meia verdade. Dimensão da motivação – Quais os motivos que estão por trás da mensagem? O receptor precisa interpretar a mensagem como intenção de afetividade e de crescimento. Se, ao contrário, o receptor perceber intenção destrutiva, a tendência é rejeitar o feedback, por mais pertinente que seja.

38 TIPOS BÁSICOS a) Feedback verdadeiro/afetivo
Mensagens autênticas que visam o crescimento mútuo. É a combinação ideal.

39 b) Feedback verdadeiro/destrutivo
Motivado pela intenção de destruir ou magoar. Predomina a agressividade mútua. É um dos tipos mais freqüentes e tende a impedir a formação de equipe.

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42 REFLEXÕES SOBRE FEEDBACK
Feedback não é julgamento. O julgamento causa divisão e separação; O bom feedback é expressado sob a forma de sentimento, ato e suas consequências; O feedback expressado através do sentimento causa empatia e aproximação; coloque-se no lugar de quem está recebendo.

43 O Fortalecimento da Auto-estima como Alternativa aos Comportamentos de Resistência e Defesa

44 BASES DE SUSTENTAÇÃO AUTO CONCEITO ESTOU VIVO DETERMINADO CONSCIENTE AUTO-ESTIMA IMPORTANTE COMPETENTE GOSTO DE MIM

45 COMPORTAMENTO DEFENSIVO
Fico na minha posição rigidamente Não ouço pessoas Interpreto mal o que as pessoas dizem Sinto que ninguém me entende Não quero negociar Fico facilmente irritado Não quero falar sobre algumas coisas Perco o senso de humor

46 COMPORTAMENTOS DE RESISTÊNCIA E DEFESA
NEGAÇÃO O QUE EU DIGO: Não há problemas. O QUE EU ACREDITO INCONSCIENTEMENTE: Negando a existência de problemas, não me exijo mudanças

47 VÍTIMA O QUE EU DIGO: Se alguém diz alguma coisa que eu posso interpretar como um ataque ou uma crítica, eu me torno ofendido e machucado. “Coitadinho de mim” NO QUE EU ACREDITO INCONSCIENTEMENTE: Ser vítima me permite ser objeto de piedade e objeto de apoio e de cuidado de todos, não tendo que mudar.

48 CRÍTICA O QUE EU DIGO: Eu comento que todos não são perfeitos. Eu corrijo a gramática de todos e chamo atenção de qualquer comentário e critico todas as idéias que não são minhas. NO QUE EU ACREDITO INCONSCIENTEMENTE: Se eu acredito que as outras pessoas não são tão boas quanto eu, só vejo a falha no outro e mantenho a falha longe de mim.

49 MASOQUISMO O QUE EU DIGO: Tudo que acontece é culpa minha. “Eu sou um errado da vida” NO QUE EU ACREDITO INCONSCIENTEMENTE: Se eu me culpar primeiro, posso evitar a acusação de outras pessoas e me conformar com as minhas falhas.

50 AJUDA O QUE EU DIGO: eu procuro por alguém que precise de ajuda NO QUE EU ACREDITO INCONSCIENTEMENTE: Só o outro precisa de ajuda, eu não.

51 RECONHECIMENTO O QUE EU DIGO: Diga-me que estou certo. Não é suficiente. Diga-me mais e mais. NO QUE EU PENSO INCONSCIENTEMENTE: Exijo o reconhecimento do outro para não saber minhas falhas e não precisar melhorar.

52 O PENSAMENTO MODIFICA A EMOÇÃO E A EMOÇÃO MUDA O PENSAMENTO
É O QUE MOVE, O QUE FAZ AGIR, O QUE DÁ MOVIMENTO AOS RELACIONAMENTOS O PENSAMENTO MODIFICA A EMOÇÃO E A EMOÇÃO MUDA O PENSAMENTO

53 A Mudança Pessoal como Alavanca de Transformação Organizacional

54 ASPECTO PESSOAL DA MUDANÇA
ETAPAS DE RESISTÊNCIA À MUDANÇA ACEITAÇÃO NEGAÇÃO REJEIÇÃO PASSIVA EXPLORAÇÃO RESISTÊNCIA ATIVA

55 POR QUE A MUDANÇA É DIFÍCIL?
SEGURANÇA CRESCIMENTO PROTEÇÃO REPETIÇÃO CONHECIDO RISCO NOVIDADE INESPERADO R E F L E X Ã O A Ç Ã O

56 PRESSÃO E MUDANÇA PRESSÃO INTERNA - CRISE PRESSÃO EXTERNA - PODER
OPINIÃO PÚBLICA

57 CONSCIÊNCIA E MUDANÇA Os poderes de pensar, querer, sentir, expressar, agir e decidir são as marcas da consciência O estado momentâneo da consciência pode impedir a mudança ( estado de imobilidade) O pensamento pode redefinir uma situação e facilitar a mudança Você não pode mudar os outros, mas certamente pode mudar suas próprias atitudes e seu modo de pensar.


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