A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGIÃO SP SUL I O sentido da LIGAÇÃO EQUIPES DE NOSSA SENHORA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGIÃO SP SUL I O sentido da LIGAÇÃO EQUIPES DE NOSSA SENHORA"— Transcrição da apresentação:

1 REGIÃO SP SUL I O sentido da LIGAÇÃO EQUIPES DE NOSSA SENHORA
MOVIMENTO DE ESPIRITUALIDADE CONJUGAL SESSÃO DE FORMAÇÃO NÍVEL III REGIÃO SP SUL I MOGI DAS CRUZES, 01 DE SETEMBRO DE 2012

2 O sentido da LIGAÇÃO Vinde Espírito Santo...
Vamos iniciar nossa apresentação pedindo a DEUS Nosso Senhor que inspire nossas palavras e esteja conosco, e que nossa mensagem seja bem recebida e entendida... E que Nossa Senhora de Guadalupe interceda por todos nós. Vinde Espírito Santo...

3 A LIGAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O SEU ESPÍRITO

4 O que é ligar? Do latim: LIGARE, que significa unir, aproximar, combinar, vincular o seu destino ao de outrem, prestar atenção, relacionar-se, formar aliança.

5 SOMOS TODOS “LIGAÇÕES”
CADA UM DE NÓS EXERCE UMA FUNÇÃO DE LIGAÇÃO, QUALQUER QUE SEJA A ABRANGÊNCIA DA RESPONSABILIDADE.

6 Ligação em nível de Setor
Concluiu-se que no nível de Setor no que diz respeito ao seu relacionamento com as Equipes de base e vice-versa, a LIGAÇÃO apresenta diversas dificuldades.

7 “... eu te pedi para recomendares que não ensinassem doutrinas diferentes que provocam discussões e não contribuem para a realização do plano de Deus. Essa recomendação visava promover o amor que nasce de uma fé sincera”. (I Tm 1, 3-5)

8 O ESPÍRITO DA LIGAÇÃO Seguramente, o Padre Caffarel quis aplicar às ENS um método parecido ao do apóstolo Paulo e teve a mesma preocupação de manter um forte vínculo com os casais das Equipes.

9 A LIGAÇÃO O CL foi a primeira estrutura de serviço criada, antes mesmo do Setor.

10 O OBJETIVO DA LIGAÇÃO Favorecer a comunicação, a transmissão da seiva e permitir que as Equipes vivam em estreito contato, com o Movimento e entre elas.

11 O ESPÍRITO DA LIGAÇÃO Encontraremos nos textos do Padre Caffarel referências precisas: O desenvolvimento sólido de uma equipe de base depende de dois principais fundamentos: uma Pilotagem firme e uma Ligação viva e contínua.

12 EQUIPE DE BASE FUNDAÇÃO MANUTENÇÃO PILOTAGEM LIGAÇÃO

13 EQUIPE DE BASE PILOTAGEM

14 SENTIDO DE PERTENÇA Uma Equipe de base funciona primeiramente graças ao comprometimento de seus membros e em segundo lugar porque ela é ajudada e nutida pelo Movimento. Eis aí mais uma razão de ser da ligação: despertar na Equipe o sentimento de pertença e de integração ao Movimento.

15 DESFAZENDO UMA VISÃO EQUIVOCADA
O Casal Ligação não é um intruso, um fiscal, um ser estranho ao seu ambiente. Equipistas e Casais Ligação devem ver nessa relação um caminho de confiança, de entreajuda e de alimento espiritual.

16 COMO EXERCER A LIGAÇÃO Em casal Ligar no máximo TRÊS Equipes
Por um tempo de três anos Com amizade Com dedicação Com exigência Dando exemplo

17 COMO EXERCER A LIGAÇÃO Uma Missa extra, durante a semana
Conhecer os documentos do Movimento Ter feito ou fazer os 3 Níveis de Formação Receber pautas das reuniões com antecedência Receber relatórios e enviar as respostas por escrito

18 COMO EXERCER A LIGAÇÃO Encontros entre as Equipes que liga
Zelar pelo carisma e mística do Movimento Participar pelo menos uma vez ano de uma Reunião mensal das Equipes ligadas Ser discreto(sigilo)

19 COMO EXERCER A LIGAÇÃO Rezar pelas Equipes
Disposição para aprender (humildade) Conhecer a situação das Equipes que liga Escuta sem julgamentos Adaptar-se às características da Equipe

20 “UMA EQUIPE DE NOSSA SENHORA NÃO PODE VIVER NO ISOLAMENTO
“UMA EQUIPE DE NOSSA SENHORA NÃO PODE VIVER NO ISOLAMENTO. O MOVIMENTO POSSUI UMA ORGANIZAÇÃO DESTINADA A COORDENAR, ANIMAR, LIGAR, APOIAR E SERVIR AS EQUIPES, E MANTER A UNIDADE”. Movimento Equipe

21 Manter contatos regulares com os CRE e demais casais.
A utilização ágil e bem-vinda da internet, telefones etc., não nos permite esquecer que se deve privilegiar a “ligação pessoal e visual: o contato personalizado e a comunicação verbal dão vida e incentivo”.

22 COMO EXERCER A LIGAÇÃO Manter contato constante com os CEs
Participar e encorajar os casais na Pastoral Familiar Preparar calendário das atividades do Movimento e disponibilizá-lo às Equipes

23 COMO EXERCER A LIGAÇÃO Participar das reuniões e dos eventos promovidos pelo Movimento e pelas Equipes Participar dos Pré-EACREs, EACREs e Pós- EACREs. Acompanhar assiduamente as Equipes de idosos e/ou Equipes antigas e as de casais jovens.

24 CONCLUSÃO

25 Um verdadeiro anúncio da Boa Nova: ela tem uma dimensão de evangelização e de interpelação e não apenas de uma experiência de comunicação.

26 “ Nas mãos do Casal Piloto, como nas do CL e de todos os outros tipos de Ligação, está o futuro das ENS; graças a esses canais vitais o Movimento continuará crescendo na fidelidade às origens, sendo o mesmo em todos os lugares que o acolherem e também de norte a sul deste país continente que é o nosso Brasil.” Dona Nancy Cajado Moncau (do livro Ensaio sobre o seu histórico)

27 “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o como para o Senhor e não para os homens, pois recebereis do Senhor a herança como recompensa.” Cl 3, 23-24

28 Amém! Muito obrigado... Hermelinda&Arturo Mogi das Cruzes, 01/09/2012


Carregar ppt "REGIÃO SP SUL I O sentido da LIGAÇÃO EQUIPES DE NOSSA SENHORA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google