A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sobre cultura e território

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sobre cultura e território"— Transcrição da apresentação:

1 Sobre cultura e território
FLG 0386-Regionalização do Espaço Brasileiro Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz Departamento de Geografia Universidade de São Paulo

2 Você já experimentou Jesus?

3 E um matapa?

4 Sobre o sentido da cultura
A cultura, segundo Meneses: ...é uma condição de produção e de reprodução da sociedade (p. 89) ... diz respeito à produção, armazenamento, circulação, consumo, reciclagem, mobilização e descarte de sentidos, de significações (p. 89) ...é o universo da escolha, da seleção, da opção (p. 90) O valor cultural não está nas coisas, mas é produzido no jogo concreto das relações sociais” (p. 91)

5 Cultura, gastronomia e território
A alimentação é uma necessidade animal e também humana todavia, como ressalta Meneses (1996), para os animais, alimentar-se é, simplesmente, “uma operação de natureza econômica” E os seres humanos? Por que, por exemplo, diferenciamos o “almoço de domingo”assim como o alimento em datas festivas?

6 ...porque refeição não é somente uma necessidade humana, ela é um fato social! A esse respeito coloca o prof. Michel Maffesoli: “a culinária gratifica o corpo e permite a troca” A gastronomia pode, então, ser reveladora da cultura e do modo de vida de um povo!

7 A feijoada brasileira e a culinária portuguesa

8 Bolo de rolo – patrimônio imaterial de Pernambuco!

9 E por que algumas coisas acabam em pizza?

10 Em tempos de globalização..
O processo de globalização substitui a gastronomia local por uma gastronomia mundial?

11 Como se porta o Mac Donald’s pelo mundo afora?
Para pensar Como se porta o Mac Donald’s pelo mundo afora?

12 Para concluir, o “pão francês” gaúcho...

13 Referências Bibliográficas
MAFFESOLI, Michel. Mesa, espaço de comunicação. In: DIAS, Célia Maria de M. Hospitalidade: reflexões e perspectivas. SP: Manole, 2002, pp MENESES, Ulpiano Bezerra de. Os usos culturais da cultura. In: YÁZIGI, E.; CARLOS, Ana Fani A.; CRUZ, Rita de Cássia A. Da. (Orgs). Turismo: espaço, paisagem e cultura. SP: Hucitec, 1996.


Carregar ppt "Sobre cultura e território"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google