A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Arte evidencia-se como território onde pulsa uma das características da sociedade contemporânea: a tensão entre o público e o privado, o individual e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Arte evidencia-se como território onde pulsa uma das características da sociedade contemporânea: a tensão entre o público e o privado, o individual e."— Transcrição da apresentação:

1 A Arte evidencia-se como território onde pulsa uma das características da sociedade contemporânea: a tensão entre o público e o privado, o individual e o colectivo, que se traduz numa relação complexa entre a dimensão individual da arte e a sua progressiva dimensão pública. Miguel Honrado Política cultural, mediação e públicos Um novo paradigma para a programação cultural Por: Ana Paula Zeverino

2 Política cultural, mediação e públicos Um novo paradigma para a programação cultural Evolução da sociedade da informação (séc. XX) para a sociedade do conhecimento (séc. XIX)

3 Política cultural, mediação e públicos Um novo paradigma para a programação cultural Servem as programações os desejos do(s) público(s)? Quais? Que público é? CONHECEMOS: Como ou de que forma? olíticas rogramas rojectos

4 Política cultural Critérios para uma programação cultural Democratização Cultural OFERTA CULTURAL PRODUÇÃO CULTURAL (equilibrada e diversificada??)

5 Quais os problemas envolvidos? Qual a solução? PROJETOS INTEGRADOS E DE CONTINUIDADE ATIVIDADE CULTURAL PRODUÇÃO CULTURAL OFERTA CULTURAL

6 PRODUÇÃO CULTURAL Reflexão Observação Sentido Critico Cidadania Participação Relação OFERTA CULTURAL Espetáculo Consumo Mercado Efemeridade Reprodutibilidade PORGRAMAS CULTURAIS

7 Públicos EFECTIVOS POTENCIAIS EXCLUÍDOS

8 Mediação PROGRAMAÇÃO PÚBLICO(S) PROGRAMADOR

9 O que é hoje Cultura, afinal? educação ócio identidade especificidade Necessidade humana

10 EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO Serviços Educativos (formal e não-formal) A escola é uma condição necessária (não a única) para uma prática cultural regular. O futuro é determinado pelas escolhas do presente. Os professores têm a opção de se recostar e deixar as mudanças invadirem o seu mundo e, só então, reagir; ou então de participar activamente na moldagem do futuro Jung, Burga e Alley, Robert Preparing Teathers for 21st Century

11 O público Os seus valores; A sua identidade; Colectividade e participação Iniciativas locais (turismo cultural; revitalização do associativismo; do património; promoção de eventos supra municipais; criação de equipamentos.) COM e não PARA

12 Cultura Democracia Comunidade Projecto É necessário que as artes se coloquem mais do lado da transformação que da reprodução social A criatividade PRODUÇÃO!

13 Processo R elação das actividades culturais com o território A valorização da especificidade, apostando na exploração de recursos que resultam de uma combinação concreta e exclusiva de factores endógenos e exógenos em cada espaço. é nos dias de hoje a chave fulcral para a competitividade no mundo globalizado em que vivemos. (este principio associado ao carácter criativo traduz uma vantagem quer na mobilização, quer no factor de desenvolvimento e sustentabilidade cultural)

14 A relação com o território – Um potencial Gera actividade cultural muito diversificada. - desde a valorização de determinados activos específicos que individualizam esse espaço (elementos patrimoniais, arquitectónicos, históricos, gastronómicos, tradições ancestrais, etc...) - á simples utilização desse espaço como espaço objecto

15 PROJECTO PROMOÇÃO DA PRODUÇÃO CULTURAL DESENVOLVIMENTO DE PROJECTO DE CONTÍNUIDADE CONHECIMENTO DO TERRITÓRIO relacionamento com os públicos e comunidades

16 Objectivos gerais - Configurar um sistema territorial de produção de bens e consumo culturais Uma boa inter-relação entre os agentes culturais; Desenvolvimento das competências locais; Mecanismos de aprendizagem colectiva; Estruturar o sistema produtivo local; Apreender as diferentes formas de governança; Conhecer as representações identitárias; Estimular a inovação, criatividade e liminaridade; Fomentar o papel da intervenção pública; Sustentar da sua exploração.

17 Objectivos específicos reflexão conjunta no seio da instituição; construir redes consciencializar os profissionais sobre as potencialidades e desafios enfrentados; definir as competências; estabelecer fases do processo (desde a pesquisa à avaliação);

18 perspectiva construtivista da aprendizagem; SABER FAZER SABER CONTEXTUALIZAR SABER OBSERVAR ABORGADEM TRIANGULAR (Ana Mae Barbosa) PEDAGOGIA

19 AVALIAÇÃO contextos adequação das metodologias Pertinência e a aplicação dos seus resultados

20 Partir de novos desafios, de aproximar envolvendo, inspirar e inquietando todos aqueles que investem e acreditam no potencial transformador da cultura. Barreiro Associação Artesfera 17 de Junho 2012


Carregar ppt "A Arte evidencia-se como território onde pulsa uma das características da sociedade contemporânea: a tensão entre o público e o privado, o individual e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google