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E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002

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Apresentação em tema: "E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002"— Transcrição da apresentação:

1 E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Modelagem computacional no Ensino de Ciências e Matemática na nova escola brasileira E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002

2 Novas diretrizes para o ensino no Brasil:
produção de um conhecimento efetivo, não mera preparação para prosseguimento dos estudos desenvolvimento de competências e habilidades específicas para cada disciplina integradas pela interdisciplinaridade e se valendo da contextualização.

3 Organização do currículo em 3 grandes áreas:
Linguagens e Códigos e suas tecnologias Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias Ciências Humanas e suas tecnologias pretende conferir unidade ao ensino das diferentes disciplinas da área, orientando o trabalho integrado dos professores das respectivas áreas, com articulação das áreas entre si.

4 O que se espera do ensino de Física?
Física não-dogmática, construtivista, para a cidadania, ênfase em situações reais, elementos próximos, práticos e vivenciais do aluno, do concreto para o abstrato, atualização de conteúdos, Física Contemporânea.

5 O que se espera do ensino Ciências e Matemática ?
preparar o cidadão para compreender o mundo que o cerca compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolvem por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade ...

6 De modo particular: identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, ... analisar qualitativamente dados, representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos sócio-econômicos, científicos ou cotidianos; identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para produção, análise e interpretação de resultados de processos ou experimentos científicos e tecnológicos;

7 Sob ponto de vista educacional:
Pretende-se enfatizar métodos de aprendizagem ativos e interativos aprender fazendo aprender explorando aprender a aprender Pretende-se abolir a visão de ensino em que: aluno é paciente professor agente escola cenário do processo de ensino

8 Softwares exploratórios:
Esta visão de aprendizagem que fundamenta softwares exploratórios como Cabri (geometria dinâmica) Cinderella (geometria dinâmica) Modellus (Ciências e Matemática)

9 Modelagem computacional:
Favorece a aprendizagem construtivista pois pode (Webb&Hassen ) : elevar o nível do processo cognitivo, exigindo que os estudantes pensem num nível mais elevado, generalizando conceitos e relações; exigir que os estudantes definam suas idéias mais precisamente; propiciar oportunidades para que os estudantes testem seus próprios conhecimentos, detectem e corrijam inconsistências.

10 Modelagem computacional no ensino/aprendizagem:
tende a desmitificar a imagem de que Ciências e Matemática são disciplinas difíceis, em que é preciso decorar fórmulas; possibilita o desenvolvimento de inúmeras das habilidades e competências que estabelecem as novas diretrizes para a escola brasileira

11 Modellus permite: construir e explorar múltiplas representações de modelos; analisar a qualidade dos modelos; reforçar o pensamento visual, sem memorização dos aspectos de representação formal através de equações e outros processos formais; abordar de uma forma integrada os fenômenos naturais, ou simplesmente representações formais; trabalhar individualmente e em classe, em que a discussão, a conjetura e o teste de idéias são atividades dominantes;

12 Permite ao usuário: fazer e refazer representações
explorando-as sobre as mais diversas perspectivas familiarização com essas representações “intimidade” entre aprendiz e representação concretização do formal

13 Hoyles, Healy e Pozzi, 1994 “Programas são como ferramentas de artistas: ferramentas podem ajudar artistas, mas elas não produzem arte. Somente artista a produzem. Mas software exploratórios tem uma característica única: quando bem desenvolvidos, podem produzir interações entre aprendizes, em particular se os estudantes trabalham em par ou em pequenos grupos.”

14 Vitor Duarte Teodoro, 2002 “...mas inteligência, emoção, cultura, poesia e arte residem no usuário, não no software”

15 Agradecimentos: Aos organizadores do evento e ao Prof. António José Mendes.


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