Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Competências do Professor:
VIII Congresso de Educação de SALTO/SP 4 de julho de 2012 Espaços e Tempos do Conhecimento: Aula, mais que aula, menos que aula Competências do Professor: Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação usp.br
2
Organização da Escola: espaços, tempos, alunos, disciplinas
Competências: elementos para uma teoria Organização da Escola: espaços, tempos, alunos, disciplinas Nas séries iniciais: PROFESSOR, PROFESSORA de alunos Depois: PROFESSOR DE disciplinas... menos que aula...aula...mais que aula
3
Organização da Escola Dois recados de Ortega y Gasset:
Pedagogia das Secreções Internas (desejos, valores, projetos) A ameba e o especialista (unidimensionalidade é violência) Ser feliz também se aprende!
4
Recuperação/Aprofundamento
A Escola e os ALUNOS ALUNO: o que deve ser alimentado (do latim, alere) DESEJOS/VALORES/PROJETOS desilusão: luxo de minorias disseminar desilusão: crime hediondo Recuperação/Aprofundamento (não há qualquer fundamento para a falsa etimologia sem luz)
5
Currículos: fragmentação disciplinar crescente
Creche Fundamental I Fundamental II Ensino Médio Ensino Superior Pós-Graduação
6
Contra a fragmentação curricular: competências pessoais
Competência, numa frase: capacidade de mobilizar o que se sabe para realizar o que se projeta Desejo (valores) Conhecimento Ação
7
COMPETÊNCIAS: o que diziam nossos avós...
“É preciso sair da escola sabendo LER, ESCREVER, CONTAR” (reading, writing, arithmetic) Hoje: do “monoanalfabeto” ao “polianalfabeto” (ciências, informática, ...) Como sintetizar um elenco de competências?
8
Currículo: Quais disciplinas? Quais competências?
- Os três “R”s já não bastam antes: monoanalfabetismo hoje: polianalfabetismo... Lista de competências: generalidade x especificidade
9
COMPETÊNCIAS: especificidade/generalidade
Aprender a ser Aprender a aprender Aprender a viver juntos Aprender a fazer FÁCIL E INÓCUO ACORDO...
10
Riscos da “Lista” exaustiva. J. L
Riscos da “Lista” exaustiva... J. L. Borges O idioma analítico de John Wilkins “...os animais se dividem em: pertencentes ao Imperador embalsamados amestrados leões sereias fabulosos cães em liberdade incluídos nesta classificação que se agitam como loucos inumeráveis desenhados com um pincel finíssimo de pele de camelo etc. que acabam de quebrar o vaso que de longe parecem moscas.
11
COMPETÊNCIAS: relação fundamental com disciplinas
Currículo é ELENCO de DISCIPLINAS, que são vias para o desenvolvimento das COMPETÊNCIAS Não existe oposição entre DISCIPLINAS e COMPETÊNCIAS DISCIPLINA é conteúdo; COMPETÊNCIA é pessoal
12
A complementaridade DISCIPLINAS/COMPETÊNCIAS
DISCIPLINAS (explícito) currículos, programas COMPETÊNCIAS (tácito) desenvolve-se por meio dos conteúdos
13
DISCIPLINAS e COMPETÊNCIAS: a pessoa no centro das atenções
DISCIPLINAS são meios... COMPETÊNCIAS são fins... PESSOAS são (ou não) COMPETENTES Não existem OBJETOS COMPETENTES!
14
Quais as COMPETÊNCIAS a serem desenvolvidas?
Três eixos fundamentais: Expressão/Compreensão Argumentação/Decisão Contextuação/Imaginação TODAS AS DISCIPLINAS BUSCAM ISSO! PESSOAS são (ou não) COMPETENTES Não existem OBJETOS COMPETENTES!
15
Competências dos alunos: três eixos fundamentais
contextuação expressão decisão argumentação compreensão imaginação
16
Competências: visão panorâmica
concreto eu síntese análise outro abstrato
17
Currículo: DISCIPLINAS ou COMPETÊNCIAS?
- Não existe currículo por competências sem disciplinas Não existe currículo por disciplinas sem competências Articulação entre disciplinas e competências é necessária
18
é preciso vivência/convivência
Como trabalhar com as DISCIPLINAS tendo em vista as COMPETÊNCIAS PESSOAIS ? É PRECISO REORGANIZAR OS ESPAÇOS E OS TEMPOS DA ESCOLA! Não bastam aulas, é preciso vivência/convivência As pessoas são multidimensionais; a unidimensionalidade é uma violência! CON 18
19
Organização da escola: múltiplos espaços do conhecimento
Competências pessoa teatro, cinema, palestra mais que aula aulas espaço principal professor, cartógrafo menos que aula convivência,orientação, tutoria
20
Disciplinas e competências: diferentes espaços do conhecimento
# Aula: espaço disciplinar # Centros de interesse (espaços transdisciplinares): CIÊNCIA – TECNOLOGIA TRABALHO - CULTURA # Depuração de interesses: tutoria, orientação
21
IDEIAS Como transitar das DISCIPLINAS até as COMPETÊNCIAS PESSOAIS ?
FUN DA MEN TAIS COM PE TÊN CIAS CON TEÚ DOS 21
22
favorecem a articulação entre as diversas partes da disciplina
Que são “ideias fundamentais? ESTRUTURAÇÃO LINGUAGEM TRANSBORDAMENTO são passíveis de compreensão na linguagem ordinária ultrapassam as fronteiras disciplinares, favorecendo a articulação entre as diversas disciplinas favorecem a articulação entre as diversas partes da disciplina 22
23
Cultura e Educação: espaços do conhecimento
Educação ação, projetos, valores ESCOLA Cultura cultivo, memória, valores
24
Cultura e Educação: o equilíbrio entre duas síndromes
“GABRIELA” (reação ao novo, reacionarismo) ESCOLA “RAUL SEIXAS” (tecnologia, o novo como valor)
25
Competências do Professor:
VIII Congresso de Educação de SALTO/SP 4 de julho de 2012 Espaços e Tempos do Conhecimento: Aula, mais que aula, menos que aula Competências do Professor: Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação usp.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.