A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criatividade e inovação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criatividade e inovação"— Transcrição da apresentação:

1

2 Criatividade e inovação
Empreendedorismo

3 O que é criatividade? “É um processo que envolve o cérebro como um todo; implica a habilidade de desafiar suposições, reconhecer padrões, ver de novas maneiras, fazer conexões, arriscar-se, e “agarrar as oportunidades”.” Walter Hermann, 1990

4 Você é criativo? Criatividade é complicada? Para que serve a criatividade? Criatividade é dom ou treino? Do que é feita a criatividade? Como ser mais criativo?

5 CRIATIVIDADE Conhecimento Habilidades Motivação
Os três componentes da Criatividade Teresa Amabile - Harvard

6 CPS – Solução Criativa de Problemas
Objetivo AÇÃO Busca Divergência Seleção Convergência Não seria ótimo se? Por que não? O que podemos combinar? Será que dá para fazer? Alguém já fez isso? Vai funcionar?

7 CPS – Solução Criativa de Problemas
Estabelecimento do Objetivo Levantamento de Fatos Identificação do Problema Geração de Idéias Escolha/Fortalecimento da Solução Fase de Aceitação

8 CPS – Solução Criativa de Problemas
O que? Como? Geração de Idéias Quais as maneiras que você pode imaginar para resolver este problema? Que outras alternativas podem ser utilizadas? Existem outros pontos de vista? Alguém já resolveu este problema? Dá para combinar soluções? Existe alguma situação parecida com solução interessante? Aceite todas as idéias. Estimule combinações de soluções anteriores Construa a partir da idéia dos outros Proponha soluções a partir de conexões de temas aparentemente sem relação Gere uma grande quantidade de idéias sem se importar com a qualidade das propostas “A melhor maneira de ter uma boa idéia é tendo muitas!”

9 Inovação = Criatividade Empresarial
O que é inovação? “Corresponde à colocação no mercado de um processo, produto ou idéia recentemente inventado, com o propósito da sua exploração comercial.” Schumpeter Inovação = Criatividade Empresarial

10 O que é preciso para inovar?
Conhecimento Habilidades Motivação CRIATIVIDADE Recursos Gestão Motivação Organizacional INOVAÇÃO

11 percepção dos clientes
Classificação da inovação percepção dos clientes Novo Benefício Melhoria Sem mudança Nova Radical Novas receitas devido a novos produtos ou novos mercados Incremental Melhoria incremental de receitas em produtos existentes Redução de custos tecnologia Base Redução de custos Disponível Fonte: Wheelwright, Steven, Clark, Kim. Revolutionizing Product Development, Exhibit 2-10, pag 49.

12 Benefícios da inovação
BT (British Telecom) faturou 30 milhões de libras entre 1999 e 2001, a partir de patentes registradas. IBM fatura mais com serviços do que com venda de equipamentos. Fundada em 2001, após a venda da Biobrás (fabricante de insulina), a Biomm detém uma tecnologia de produção de proteínas recombinantes. Sua principal área de atuação é licenciamento da tecnologia e prestação de serviços biotecnológicos (P&D).

13 O que é o Empreendedor? “É o agente do processo de destruição criativa, que é o impulso fundamental que aciona e mantém em marcha o motor capitalista, constantemente criando novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados e, implacavelmente, sobrepondo-se aos antigos métodos menos eficientes e mais caros.” Schumpeter O empreendedor deve perceber oportunidades que os outros não se interessam ou não conseguem enxergar e transformar estas oportunidades em negócios.

14 Visão empreendedora Variáveis Econômicas: incentivos de mercado (novas necessidades sociais) e estoque de capital. Variáveis Sociais: legitimidade social, estrutura legal, cultural e mobilidade social.

15 Maquiavel, em O Príncipe.
“Devemos considerar que não há nada mais difícil de se realizar, de sucesso mais incerto, nem mais perigoso de se lidar do que se iniciar uma nova ordem das coisas. Pois quem faz uma mudança encontra inimigos em todos os que lucram com a antiga ordem e apenas indiferentes defensores em todos os que lucrariam com a nova ordem. Essa indiferença surge, em parte, do medo de seus adversários, que têm as leis em seu favor e, em partes, da incredulidade humana, que não acredita em nada de novo até que o tenha realmente experimentado.” Maquiavel, em O Príncipe.

16 Competências de REALIZAÇÃO
As 10 competências empreendedoras Competências de REALIZAÇÃO Competências de PLANEJAMENTO Competências de INFLUÊNCIA

17 As 10 competências empreendedoras
REALIZAÇÃO Busca de oportunidades e iniciativa Correr riscos calculados Exigência de qualidade e eficiência Persistência Comprometimento

18 As 10 competências empreendedoras
PLANEJAMENTO Busca de informações Estabelecimento de metas Planejamento e monitoramento sistemáticos

19 As 10 competências empreendedoras
INFLUÊNCIA Persuasão e Rede de Contatos Independência e Autoconfiança

20 Obrigado! Kleston Santos Faria


Carregar ppt "Criatividade e inovação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google