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ESTRESSE
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ESTRESSE: Pode passar despercebido ou tornar-se um obstáculo, quando excessivo; Ex.: dar aula para os pequenos (1º ano/9) ou assumir uma série que não está acostumada. Está cada vez mais comum nos indivíduos, sem distinguir idade, sexo ou classe social. Ex.: Diagnóstico de estresse em crianças na idade escolar
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ESTRESSE Conceito: Estado de tensão, ansiedade e medo.
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CRIANÇAS DO SEXO FEMININO
MULHERES CRIANÇAS DO SEXO FEMININO
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Qualquer indivíduo pode desenvolver um quadro de estresse, desde que possua características genéticas e viva em um ambiente favorável ao surgimento desse fenômeno.
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A avaliação e identificação de uma situação estressora é subjetiva , pois determinadas situações podem ser estressantes para um indivíduo e rotineiras para outro.
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EVENTO ESTRESSOR
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QUATRO TIPOS PRINCIPAIS:
FRUSTRAÇÃO CONFLITO MUDANÇA PRESSÃO
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ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DO ESTRESSE:
ALARME DEFESA OU RESISTÊNCIA EXAUSTÃO OU ESGOTAMENTO
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Indivíduos estressados apresentam alterações
psicológicas físicas comportamentais
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SINTOMAS PSICOLÓGICOS
Irritabilidade excessiva Cansaço excessivo Angústia/ansiedade diária Tensão, nervosismo Depressão, pânico Atitudes negativas em relação ao trabalho Diminuição da libido Vontade de fugir de tudo Hipersensibilidade emotiva
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O estresse é um alerta que o cérebro envia para o corpo;
Que possibilita ao indivíduo tempo para lutar ou fugir de uma determinada situação; É uma defesa física e mental para que ser humano se adapte a situações novas.
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EIXO HPA Bear et al., 2002
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SINTOMAS PSICOLÓGICOS (Junior e Lipp, 2008)
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SINTOMAS FÍSICOS Problemas gastrointestinais
Dores de cabeça frequentes Perda ou excesso de peso Taquicardia Hipertensão Visão embaçada Distúrbios dermatológicos
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RESPOSTAS COMPORTAMENTAIS:
Estratégias que são reforços para dominar, reduzir ou tolerar as demandas do estresse. RESPOSTAS NÃO-ADAPTATIVAS RESPOSTAS ADAPTATIVAS
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Torna-se crônico quando o indivíduo não consegue superar o fator estressor que é a situação que está causando o medo, a ansiedade, a tensão. O estresse crônico pode causar várias doenças físicas, psicológicas e comportamentais, entre elas a Síndrome de Burnout que é muito comum na área da educação.
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SÍNDROME DE BURNOUT Tipo de estresse de caráter duradouro vinculado às situações de trabalho. Resultado da constante e repetitiva pressão emocional associada ao intenso envolvimento com pessoas por longos períodos de tempo.
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(falta de energia , entusiasmo e esgotamento) DESPERSONALIZAÇÃO
EXAUSTÃO EMOCIONAL (falta de energia , entusiasmo e esgotamento) DESPERSONALIZAÇÃO (insensibilidade emocional) DIMINUIÇÃO DA REALIZAÇÃO PESSOAL NO TRABALHO (afeta a capacidade de o profissional interagir com os demais)
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Três dimensões independentes: (Carlotto e Palozzo, ano??)
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CONSEQUÊNCIAS: Problemas de saúde Absenteísmo
Intenção de abandonar a profissão
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Em professores, Burnout afeta o ambiente educacional, interferindo principalmente no objetivo pedagógico, levando esses profissionais a um processo de alienação, desumanização e apatia.
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Diariamente passamos por situações de estresse em nossa vida
Diariamente passamos por situações de estresse em nossa vida. Podemos ceder a ele deixando acumular eventos estressores que vão contribuir, e muito, para o desenvolvimento de doenças psicológicas e físicas...
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ou
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fazer com que muitas reações aos fatores estressores desapareçam, ou seja, superar o estresse, evoluir a ele acreditando na invulnerabilidade do corpo aos efeitos danosos do estresse.
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DICAS PARA RECONHECER E
ENFRENTAR O ESTRESSE:
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Viver cercado de amigos
Alimentação saudável Viver cercado de amigos Dormir bem, o suficiente para descansar o corpo Fazer exercícios regularmente Administre seu tempo - faça as tarefas essenciais e organize as demais de acordo com a prioridade Dê um tempo a si mesmo e divirta-se Converse sobre seus problemas Não leve trabalho para casa Relaxe, encontre um tempo só para você Busque a ajuda de um profissional quando necessário
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