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Docente: Edson Alencar Silva
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Apresentação pessoal:
Nome, profissão, planos futuros e linha de pesquisa a ser desenvolvida no curso.
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Apresentação pessoal:
Nome, profissão, planos futuros e linha de pesquisa a ser desenvolvida no curso.
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Apresentação do módulo e esquema das aulas
Aulas expositivas Discussões Atividades Conteúdo trabalhado na primeira aula
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Avaliação Produção de paper individual (mín. 3 pgs; máx. 5 pgs);
Normas ABNT Capa; contracapa; resumo; palavras-chave, introdução; desenvolvimento e conclusão.
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Como formatar o texto Elementos pré-textuais:
Capa; resumo; palavras-chave; Elementos textuais: Introdução, desenvolvimento e conclusão; Referências, bibliografia.
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Capa As informações devem aparecer conforme citado abaixo: a)nome da instituição (opcional); b)nome do autor; c)título; d)subtítulo (quando houver); e)local (cidade) da instituição; f)ano de entrega do trabalho.
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• Informações básicas apresentadas no texto do trabalho;
Resumo Deve conter: • Informações básicas apresentadas no texto do trabalho; • Objetivos e métodos; • Resultados e conclusões do trabalho; • Usar frases precisas e informativas; • De 150 a 500 palavras; Evitar termos redundantes, palavras negativas e símbolos, dar preferência ao uso da 3ª pessoa e verbo na voz ativa, evitar adjetivos.
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Palavras-chave: São palavras que remetam diretamente ao tema e ao objeto de estudo
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Elementos textuais Possuem três divisões importantes: Introdução:
Parte inicial do texto, na qual devem constar: • A delimitação do assunto tratado; • Objetivos da pesquisa; • Outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.
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Elementos textuais Desenvolvimento:
Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.
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Elementos textuais Conclusão:
Parte final do texto na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. Os desdobramentos relativos à importância, projeção, repercussão, encaminhamento e outros, são opcionais.
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REFERÊNCIAS Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de documentos, que permitem suas identificações individuais.
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Bibliografia SOBRENOME, nome – título da obra – cidade - editora ano da publicação Ex: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007.
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Introdução conceitual
O que é psicopedagogia e sua origem Psicopedagogia na atualidade: Curativa ou terapêutica; Preventiva .
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Os objetos de cada ramo Curativa ou terapêutica: Busca reintegrar no processo de construção de conhecimento a criança ou jovem que apresenta problemas de aprendizagem.
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Os objetos de cada ramo Preventiva: busca refletir e desenvolver projetos pedagógicos-educacionais, tais como procedimentos em sala de aula, avaliações e planejamento na educação.
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Duas naturezas dos trabalhos psicopedagógicos no contexto institucional
1ª Interferência que dá um novo sentido à recuperação . O seu objetivo é reintegrar e readaptar o aluno à situação de sala de aula, possibilitando o respeito à suas necessidades e ritmos.
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Duas naturezas dos trabalhos psicopedagógicos no contexto institucional
2ª Refere-se a assessoria junto a pedagogos, orientadores e professores. Tem como objetivo trabalhar as questões pertinentes as relações vinculares professor-aluno e redefinir os procedimentos pedagógicos, integrando o afetivo e o cognitivo, através da aprendizagem dos conceitos, nas diferentes áreas do conhecimento.
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Estudo de caso Filme: “O enigma de Kaspar Hauser”
Sinopse: O filme relata a história de vida de Kaspar Hauser, um homem que no século XIX foi encontrado vivendo em um porão, onde esteve longe do convívio humano. Assistiremos trechos do filme e discuti-los em seguida.
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Atividades 1 – Quais estratégias o grupo propõe para auxiliar o personagem no processo de aprender a conviver em sociedade?
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2 – O personagem apresenta
dificuldades em aprender? Quais? Como revertê-las?
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3 – O personagem conseguiu ser inserido completamente nos padrões da sociedade?
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O lado cultural da aprendizagem
O conceito de Cultura em Edward Tylor; O evolucionismo cultural; Franz Boas e o particularismo histórico;
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