A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Refletindo a Educação Ambiental através de Expressões Culturais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Refletindo a Educação Ambiental através de Expressões Culturais"— Transcrição da apresentação:

1 Refletindo a Educação Ambiental através de Expressões Culturais
I Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim Pescador São Leopoldo/RS de 27 a 29 de maio de 2008

2 MEIO AMBIENTE uma das Expressões Culturais de nossa época
I Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim Pescador São Leopoldo/RS de 27 a 29 de maio de 2008 MEIO AMBIENTE uma das Expressões Culturais de nossa época MEIO AMBIENTE COMO UM ESPAÇO SOCIAL E CULTURALMENTE CONSTRUÍDO !

3 EA através de Expressões culturais
Discurso sobre as experiências e a partir da experiência ! INTERROGAR A NÓS MESMOS .... Por que não oferecemos idéias melhores? Por que não nos fazemos mais fortes no amor às questões ambientais ? mais ambiciosos no vestir a camisa de uma causa nobre ? e por que tão pouco corajosos para enfrentar os problemas atuais tão bem diagnosticados?.

4 o ser humano a cultura humana falhou na gestão do ambiente?
EA através de Expressões culturais O ambientalista - pessimista no diagnóstico (análise do real) e otimista no desdobramento da ação! pessimismo da razão e otimismo da vontade! o ser humano a cultura humana falhou na gestão do ambiente?

5 Expressões culturais da região ?
mapeamento ? há projetos de práticas culturais? Quais as experiências significativas? Cultura da violência ...?

6 PROJETOS de Educação ambiental concepção planejamento diagnóstico da realidade ambiental objetivos das atividades Ações: metodologias e procedimentos Consistência e continuidade Inserções no cotidiano e no plano geral Avaliando e aprendendo

7 Expressões culturais e articulação de atores sociais: diálogo entre atores e temas geradores
Formação dos sujeitos ou educadores através de projetos de expressão cultural - amadores .... Expressões culturais e práticas estéticas ....

8 nossas expressões culturais?
O espaço de expressão crítica no sistema educacional foi supressa > instrumentalizado! As expressões culturais juvenis levam em conta questões ambientais ? ou estão aficionadas pelo mito do progresso e o que não acompanha as inovações tecnológicas é excluído ou visto com ressalvas? O mito do progresso submete nossos sonhos, nossas expressões culturais?

9 As expressões culturais ante a técnica: poderia viver sem ela
As expressões culturais ante a técnica: poderia viver sem ela ? ( 2º o mercado: a última versão de celular, a tv é ??) A tecnologia disponível está muito além, é mais do que o necessário para uma sociedade sustentável ou para superar a degradação. Existe uma incrível surdez em nossa cultura! (apesar da profusão de formas de informação)

10 As práticas sócio-culturais de consumo
Material e imaterial Seria ruim para o mundo comer como comem os americanos? Alimentação como entupidos e esfaimados... Desperdício e obesidade .... Paradoxo: de 800 milhões passam fome e um bilhão sofrem com a obesidade.

11 As práticas sócio-culturais de consumo
Não servem como referência: * Banco Mundial, FMI e Organização Mundial do Comércio (OMC) * EA na grande mídia: incentivo ao consumo e ausência de crítica ....

12 As práticas sócio-culturais de consumo
Debater o que em nossa época significam alimentação de luxo, progresso e riqueza. Mudança em direção aos níveis de consumo: o modelo dos EUA é insustentável. E seria muito ruim para o resto do mundo comer como os americanos - que pode levar a diminuição das expectativa de vida – problemas cardíacos e diabetes.

13 As práticas sócio-culturais de consumo
A comida e o modo de comer também falam - a descoberta da nossa cultura a partir da mesa ou dos gostos alimentares. A ética do alimento: sobriedade e compaixão. Ou a mudança de hábitos alimentares Refletir sobre e através das expressões culturais sem esquecer a economia política e as justificativas torpes de degradação ambiental > principais razões para a disparada dos preços dos alimentos. As práticas sócio-culturais de consumo

14 As práticas sócio-culturais de consumo
As principais razões para a disparada dos preços dos alimentos Ou Crise de alimentos - grandes causas. 1) O preço do petróleo - alimentos produzidos a partir da energia fóssil, transporte e fertilizantes. 2) Colheitas ruins, por causa de pragas e problemas nas lavouras 3) Maior demanda por carne nos países em desenvolvimento > puxa preço dos cereais. 4) Biocombustíveis. 5) Especulação financeira e ganância de investidores, lucros e monopólio.

15 As práticas sócio-culturais de consumo
A expressão cultural da Simplicidade voluntária, da alteridade, sobriedade e encantamento X sociedade do espetáculo ! Crise de alimentos? Por um outro modelo possível de produção, consumo (alimentar).

16 Expressões culturais na perspectiva antropológica: dominação total sobre a natureza e suas implicações ou o decorrente controle do corpo humano ... a idéia de fundo ante o consumo: tudo o que possuis na realidade te possui !!!!!!! Quanto mais possuis mais estás submetido ao que possuis ou mais podes ser mais livre na medida em que os objetos te impõem ter cuidado de...?

17

18 Obrigado pela atenção !

19

20


Carregar ppt "Refletindo a Educação Ambiental através de Expressões Culturais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google