A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Valores, Planejamento e Gestão Sistêmicos e o Ministério Público rsmoraes@mp.rs.gov.br Arquivos: www.fmp.com.br/2008/img/gestao_conteudos/ F.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Valores, Planejamento e Gestão Sistêmicos e o Ministério Público rsmoraes@mp.rs.gov.br Arquivos: www.fmp.com.br/2008/img/gestao_conteudos/ F."— Transcrição da apresentação:

1 Valores, Planejamento e Gestão Sistêmicos e o Ministério Público Arquivos: F

2 A maior parte deles apontou o tema valores
500 mil brasileiros que participaram da pesquisa Brasil Ponto a Ponto, realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) responderam a pergunta: “O que deve mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?” A maior parte deles apontou o tema valores

3 O que são valores? São Formas de perceber o mundo,
e de agir a partir disso

4 Percepção - Através dos cinco sentidos:
* Visão * Audição * Olfato * Tato * Paladar Gosto Não gosto = “Ser” fica condicionado ao Quero Não quero exterior - sentidos Busca Poder para Aproximar - gosto/quero Afastar Não gosto/ Não quero Tenho - Não tenho

5 Visão Cartesiana - Dissocia/Separa:
* Espírito - Ciência * Mente - Corpo *Sujeito - Objeto *Meu - Teu = Ciclo dos Extremos vitimizar - Punir Individualismo - Condicionamentos Paradigmas Ofuscam a percepção de conjunto

6 Para romper condicionamentos
Desenvolver o Pensamento Sistêmico Perceber o sistema como um todo as relações /// as interconexões Para alterar o foco cartesiano, Para romper condicionamentos O que deve ser feito? Des - condicionar Des - envolver

7 O que é um sistema?

8 Från problem till system
Source: Regionplane-och trafikkontoret – Martin Ängeby presentation Från problem till system 8

9 Dicionário Eletrônico Luft Primeira definição de sistema
1. Conjunto de elementos inter-relacionados em vista de uma finalidade;

10 Atuar: nas Causas e nas Consequências
PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS Busca: Sustentabilidade/Efetividade Paz – interna e externa Atuar: nas Causas e nas Consequências

11 Quais são as verdadeiras causas do crescente desrespeito
à natureza e à dignidade humana, própria e dos demais?

12 Fonte: Revista Nova Escola nº 226 - capa

13 Fonte: Zero Hora - 31 de maio de 2009 Foto da Capa: Daniel Marenco

14 As causas tem a ver com valores
Sob outro ângulo... Parece que as causas são sistêmicas, ou seja, Decorrem de RELAÇÕES interdependentes e inter-relacionadas entre diversos componentes do HABITAT.

15 PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS
Como remediá-las? PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS Que possibilitam a visão e a integração de recursos multidisciplinares, intersetoriais e transdisciplinares, cujo desempenho podem afetar, positiva ou negativamente, a sociedade como um todo.

16 Fonte:Pensamento Sistêmico – Caderno de Campo – pág.69 - Bookman

17 Fonte: Revista Época - 04 de maio de 2009, pág. 110

18 Fonte: Revista Nova Escola nº 226 - pág.82

19 Fonte: http://professorlindomar.blogspot.com/2008/01/atitude-ecolgica.html

20 Educação - Educere - trazer a luz o conhecimento - tirar de dentro
conduzir para fora os potenciais Des + condicionar Des + envolver

21 Planejamento e Gestão Sistêmicos (PGS) FAMÍLIA Foco(s) Prioritário(s)
EFETIVIDADE SUSTENTABILIDADE PAZ Externa e Interna Necessidades: Fisiológicas; Psicológicas e Autorrealização. Necessidades Atender FAMÍLIA Foco(s) Prioritário(s) Ex. Crack; Educação; Água; etc. Efeitos Públicos Redes de Cooperação Nos 3 eixos de sustentabilidade: Econômico; Social e Ambiental. Nos 3 eixos de sustentabilidade Mapear e Integrar Integração dos 3 setores: Público; Privado e Sociedade Civil Organizada e da Comunidade em geral Integração dos 3 setores e da Comunidade em geral DHS Valores

22 Na Prática - Atividades Gerais a partir do foco prioritário
Mapear Integrar De forma sistêmica

23 Mapear: 1- Necessidades
(fisiológicas, psicológicas e que permitam a autorrealização); 2-Possibilidades 3- Atividades + Dos três setores e dos indivíduos da comunidade = (Banco de Dados)

24 B) Modelos – Projetos e Indicadores
Integrar A) Reuniões B) Modelos – Projetos e Indicadores C) Replicação (fóruns, seminários, jornadas, internet, workshop, etc.)

25 Mapear (exemplos) . Via processos judiciais - Rede de Abrigagem .
Em Rio Grande – Programa Rede Família Foco: crianças e adolescentes institucionalizados e suas famílias Mapear (exemplos) . Via processos judiciais - Rede de Abrigagem . . A rede local e ampliada - mapa do capital social

26 Resultados (exemplos)
Integrar (exemplos) . Acompanhamento, orientação, educação e apoio sócio-familiar no contexto local das famílias; . Formação dos agentes comunitários por parte do Rede Família e o CEP-RUA - estabelecidas parcerias com os Conselheiros Tutelares; . Rede de Abrigagem; . Site Resultados (exemplos) . Eficácia = diminuição do tempo de permanência de crianças e adolescentes em acolhimento institucional (apesar da expansão portuária) . Eficiência = otimização dos recursos (menos papel - mais relação) . Efetividade = cultura de atuar em redes de cooperação

27 . Informações colhidas em reuniões e dados fornecidos pelos parceiros;
Rede Família: Prevenção, tratamento e reinserção/repressão à Drogadição  crack Mapear . Informações colhidas em reuniões e dados fornecidos pelos parceiros; . Elaboração do cenário com foco nos Bairros Castelo Branco I e II; . Análise do Relatório do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB);

28 Resultados (exemplos)
Rede Família: Prevenção, tratamento e reinserção/repressão ao Drogadição  crack Integrar (exemplos) . Internet - Grupo Virtual Fazendo Frente ao Crack; . PPV - Programa de Prevenção à Violência . Grupo de Trabalho Drogadição - Comitê de Gestão Social (CGS) . Sistema de referência e contrarreferência     Resultados (exemplos) . Seminário - Política Municipal sobre Drogas do Rio Grande . Aumento do atendimento a usuários de crack através do ambulatório de saúde mental, do CENPRE e das comunidades terapêuticas; . Aumento das prisões por tráfico; . Apresentação de projeto   

29 Edital da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social

30 Edital da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social

31 Comitê de Gestão Social (CGS) Resultados: Aplicação da Política Municipal sobre Drogas
Grupo de Trabalho 1 - Prevenção e Pesquisa Grupo de Trabalho 2 - Redução de Danos e Reinserção Social Grupo de Trabalho 3 - Redução da Oferta

32 GT-1 Prevenção e Pesquisa
Comitê de Gestão Social (CGS): Aplicação da Política Municipal sobre Drogas Principais ações executadas/resultados GT-1 Prevenção e Pesquisa Mapeamento e integração de ações e serviços do município - adesão de 27 entidades e serviços até o momento; Construção de um instrumento de mapeamento e disponibilização dos dados em grupo virtual; Início da distribuição de panfletos contra o consumo de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes; Criação e ativação de cursos de capacitação para multiplicadores; Planejamento do ciclo de palestras em escolas e outros centros de concentração de jovens - a serem efetivadas a partir do início do ano letivo;

33 GT-2 RD e Reinserção Social
Comitê de Gestão Social (CGS): Aplicação da Política Municipal sobre Drogas Principais ações executadas/resultados GT-2 RD e Reinserção Social Inauguração de um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS-I); Inauguração de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD); Regulação das vagas das comunidades terapêuticas pelo CAPS AD; Conveniamento de cinco comunidades terapêuticas; Conveniamento com o Estado de 20 vagas em leitos hospitalares; Integração total dos órgãos intervenientes;

34 Comitê de Gestão Social (CGS): Aplicação da Política Municipal sobre Drogas Principais ações executadas/resultados GT-2 Redução da Oferta Três operações integradas - com participação dos órgãos de Segurança Pública (Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Federal), Ministério Público, Conselheiros Tutelares, Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito; Após as operações - avaliações conjuntas e ampla divulgação na imprensa; Motivação extraordinária de entidades e cidadãos - aumento da cooperação; Outras operações integradas programadas para 2010;

35 Instituições Participantes:
Em Rio Grande - PGS com foco na Saúde - Otimização da Rede de Fornecimento de Medicamentos 1-Mapear (exemplos) Instituições Participantes: Coordenador do Comitê de Gestão Social (CGS) Ministério Público Estadual (promotoria com atribuições na saúde e na infância e juventude) Secretaria Municipal da Saúde (Secretária, Farmacêutica e corpo técnico) Defensoria Pública do Estado (defensor com atribuição na infância e juventude, ajuizamento e matéria cível) Ministério Público Federal (procurador com atribuição na saúde)

36 Instituições Participantes:
Magistratura estadual (juiz com jurisdição na área cível e infância) Procuradoria do Estado Procuradoria do Município Advocacia geral da união Coordenadoria Regional de Saúde do Estado Conselho Municipal da Saúde Conselho Tutelar Equipe técnica dos abrigos Coordenador do Programa Rede Família Associação de caridade Santa Casa do Rio Grande (diretoria e profissionais médicos) Hospital Universitário Miguel Riet Correa Júnior (diretoria e profissionais médicos) ASSEDISA (Assoc.dos Secretários e Dirigentes da Saúde) CACON/UNACON ESF (Estratégia de Saúde da Família) Agentes comunitários e Presidentes de Bairros

37 1.2 Materiais sobre o tema:
1-Mapear (exemplos) 1.2 Materiais sobre o tema: ESMPU – Manuais de Atuação Medicamentos excepcionais Nota técnica relativa a responsabilidade dos gestores do SUS em assistência farmacêutica do Ministério Público Federal Sistema de referências e contra-referências do CENPRE Orientação da AGU acerca do cumprimento de decisões judiciais em ações de medicamentos Subsídios para auxiliar a União em ações judiciais Nota técnica n.º 746 do Ministério da Saúde Portarias ministeriais Lista Municipal de medicamentos básicos Acordo interinstitucional de cooperação técnica para resolução administrativa de demandas etc.

38 2.1 – CRITÉRIOS PARA O ATENDIMENTO INICIAL:
Em Rio Grande - PGS com foco na Saúde - Otimização da Rede de Fornecimento de Medicamentos 2- Integrar (exemplos) 2.1 – CRITÉRIOS PARA O ATENDIMENTO INICIAL: 2.1.1 formulário unificado de justificativa médica para uso de medicamento não padronizado, tanto em âmbito administrativo como judicial; 2.1.2 negativa administrativa para o ingresso de demandas judiciais, exceto casos urgentes para os quais basta o protocolo administrativo;

39 2.1 – CRITÉRIOS PARA O ATENDIMENTO INICIAL:
2- Integrar (exemplos) 2.1 – CRITÉRIOS PARA O ATENDIMENTO INICIAL: 2.1.3 identificar pessoas que ocupam cargos que são referência para o funcionamento do sistema da rede; 2.1.4 contatar a pessoa de referência da rede para a solução de determinada situação para agilizar o atendimento; 2.1.5 com relação a crianças e adolescentes, quando não houver atendimento do pedido administrativo, o MP ajuíza a ação em favor do menor que não tem familiares e/ou responsáveis e a Defensoria Pública assume o encargo em favor dos demais casos;

40 2- Integrar (exemplos) 2.2 – CRITÉRIOS PARA A JUDICIALIZAÇÃO:
2.2.1 em se ajuizando a demanda em desfavor do município e estado, preferencialmente efetivar bloqueio judicial, em caso de descumprimento, em desfavor do ente responsável pelo fornecimento do fármaco, segundo listas padronizadas de medicamentos; intimação da concessão da tutela antecipada via fax;

41 2.2 – CRITÉRIOS PARA A JUDICIALIZAÇÃO:
2- Integrar (exemplos) 2.2 – CRITÉRIOS PARA A JUDICIALIZAÇÃO: 2.2.3 contato com as Farmácias Municipal e Estadual para certificação da não-disponibilidade do fármaco antes do bloqueio de valores; 2.2.4 comunicação às Farmácias do fato e do prazo de abrangência do bloqueio, após a concretização do ato; 2.2.5 inserção de dados na demanda (CPF, CNES, CRM), que possibilitem ao Estado o ressarcimento dos valores despendidos junto à União;

42 3 – RESULTADOS JÁ OBTIDOS (EXEMPLOS)
Em Rio Grande - PGS com foco na Saúde - Otimização da Rede de Fornecimento de Medicamentos 3 – RESULTADOS JÁ OBTIDOS (EXEMPLOS) 3.1 – organização da rede de atenção à saúde, com foco nos medicamentos; 3.2 redução de cerca de 80% do ajuizamento de demandas judiciais; 3.3 redução do tempo de espera do paciente para o recebimento do remédio;

43 3 – RESULTADOS JÁ OBTIDOS (EXEMPLOS)
3.4 integração dos profissionais afetos à saúde, com a conseqüente redução da burocracia entre a comunicação entre os integrantes da rede; 3.5 redução do número de bloqueios judiciais; 3.6 impossibilidade do cidadão receber o remédio na farmácia pública e obter bloqueio simultâneo, locupletando-se indevidamente;

44 3 – RESULTADOS JÁ OBTIDOS (EXEMPLOS)
3.7 No Estado do RGS - formação de um grupo de trabalho para replicação da metodologia em outros municípios; 3.8 No Estado do RGS – assinatura de termo de cooperação entre o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública, a Secretaria de Estado da Saúde, a Procuradoria Regional da União, a Procuradoria-geral do Estado, a Federação das Associações de Municípios e o Conselho Regional de Medicina - para replicação da metodologia de Planejamento e de Gestão Sistêmicos em outros municípios;

45 PGS - No Estado do RGS - Programa de Qualificação em Gestão Pública
Mapear . Informações recebidas pelos parceiros: . Famurs FMP CDP . Banrisul Corag Integrar Seminários em todas as regiões funcionais Resultados . Participação de centenas de pessoas; .Solicitação de EAD - Educação à Distância . Pedidos de capacitações de 12 a 16 horas em PGS; .

46 Planejamento e Gestão Sistêmicos (PGS)
EFETIVIDADE SUSTENTABILIDADE PAZ Externa e Interna Necessidades: Fisiológicas; Psicológicas e Autorrealização. Necessidades Atender FAMÍLIA  CRACK Efeitos Públicos Redes de Cooperação Nos 3 eixos de sustentabilidade: Econômico; Social e Ambiental. Nos 3 eixos de sustentabilidade Mapear e Integrar Integração dos 3 setores: Público; Privado e Sociedade Civil Organizada e da Comunidade em geral Integração dos 3 setores e da Comunidade em geral DHS VALORES

47 = Paz interna e externa = Efetividade dos Direitos Humanos e do Sistema como um todo (implementação da Agenda Habitat) Então: = DHS Valores

48 Artigo 127 da Constituição Federal
1- interesses individuais indisponíveis = necessidades humanas (definição) 2- Quando alinhados com a missão comum = abrangência e proteção da norma 3- Se alinhados com foco prioritário para atuação = atender (necessidades) com prioridade.

49 Direitos Individuais, Civis e Políticos
Direitos Humanos 1ª Geração = Liberdades Públicas Direitos Individuais, Civis e Políticos 2ª Geração = Direitos Econômicos, Sociais e Culturais 3ª Geração = Direitos Difusos e Coletivos + Direitos de Fraternidade e de Solidariedade

50 Direitos Humanos DIVERGÊNCIAS - sobre a existência das seguintes gerações: 4ª Geração = Direitos dos Povos Novas tecnologias – informática, genética, etc Democracia 5ª Geração = Direito a ter sentimentos e de reconhecer os sentimentos dos outros Direito à paz permanente = Paz interna e externa (Qualidade das relações - Valores - DHS)

51 No mesmo sentido, o parágrafo primeiro da Agenda Habitat para os Municípios:
“ ...Há um senso de grande oportunidade e esperança de que pode ser construído um novo mundo, no qual o desenvolvimento econômico e social e a proteção ambiental, como componentes do desenvolvimento sustentável interdependentes e que se reforçam mutuamente, podem ser realizados por meio da solidariedade e cooperação dentro e entre países através de parcerias eficazes em todos os níveis.” (Fonte: Agenda Habitat para Municípios/Marlene Fernandes. Rio de Janeiro: IBAM, 2003)

52 Da Prática - Resultados Gerais
Na Missão - Consciência da Unidade Na vida - Cooperação Cultura  valores  Educação  Cooperação Qualificada  Missão Comum = Paz No ambiente - Ciclo do Equilíbrio - da Harmonia

53 Rodrigo (rsmoraes@mp.rs.gov.br)
Qual é o sentido da vida? Qual é a nossa missão comum? Parece que o mais importante na vida é a Qualidade das Relações que estabelecemos com nossa consciência e com os seres vivos e objetos com os quais interagimos. Parece mais! Parece que para nós atingirmos a sustentabilidade, a efetividade e a Paz, interna e externa, é necessário que percebamos isso. Rodrigo Arquivos:

54

55 Você vai encontrar a versão estendida nos próximos slides

56 da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP)
Aprofundando a reflexão … OBS: Os próximos gráficos mostrarão a conexão entre a metodologia de Planejamento e de Gestão Sistêmicos e o Mapa Estratégico do Ministério Público, usando a Metodologia Balanced Scorecard – BSC. Maiores explicações e outros arquivos no endereço eletrônico da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP)

57 Mapa Estratégico do Ministério Público RS
Impacto Social Educação de qualidade Saúde integral e melhor qualidade de vida Criminalidade e corrupção reduzidas Criança, adolescente e idoso protegidos Meio ambiente preservado Democracia e ordem jurídica garantidas Ser reconhecido como instituição efetiva na transformação da realidade social e protetora dos direitos fundamentais Sociedade Parceira Acessível Independente Ética Responsável Atuante Efetiva Aproximação com a sociedade e Parcerias Foco de atuação Eficiência Operacional Racionalizar a atuação como custos legis Intensificar a comunicação do MP com a sociedade Estimular a garantia da qualidade no ensino fundamental Proteger o Sistema Único de Saúde Qualificar o enfrentamento do crime organizado e da criminalidade violenta Garantir a proteção dos recursos hídricos Aprimorar o atendimento ao público Zelar pela regular oferta de programas de proteção da criança, do adolescente e de suas famílias Zelar pela inclusão social das comunidades negras e indígenas e das pessoas com deficiência Fiscalizar a execução da sanção criminal com vistas à redução da reincidência Atuar na prevenção e repressão dos danos ao consumidor Processos Valorizar a atividade extrajudicial Apoiar alternativas comunitárias de resolução de conflitos Zelar pela regular oferta dos programas para a execução das medidas socioeducativas Fortalecer a rede de proteção da pessoa idosa Qualificar o combate à corrupção e à improbidade administrativa Zelar pela regularidade do parcelamento do solo urbano Atuar em redes de cooperação com os setores público, privado e terceiro setor Desenvolvimento de Pessoas Ambiente Organizacional Gestão Administrativa e Tecnologia Melhorar a estrutura orgânica e a gestão administrativa Captar recursos extraorçamentários Desenvolver e gerir competências Melhorar a satisfação das pessoas no trabalho Aperfeiçoar a comunicação interna Produzir e disponibilizar informações para a tomada de decisões Recursos Pessoas e Tecnologia Assegurar os recursos orçamentários necessários e qualificar sua gestão

58

59 A GESTÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS INTERCONEXÕES
Impacto Social Sociedade BSC – Primeiro Processo = Tradução da Visão e da Estratégia - Primeira Perspectiva: Cliente + Segunda Perspectiva = Acionista

60 PGS: GEMP 2022 BSC - Segunda Perspectiva = Acionista/Financeira X Recursos

61 BSC - Terceira Perspectiva - Processo Organizacional Interno

62 PGS GEMP BSC - Quarta perspectiva - Aprendizado e Crescimento/Inovação

63

64 Aprofundando um pouco mais a reflexão …
OBS: Os próximos gráficos explicitarão de uma forma mais detalhada a metodologia de Planejamento e de Gestão Sistêmicos através da Metodologia Balanced Scorecard – BSC (usando, de forma circular, um mapa estratégico). Ademais, demonstrarão a sintonia do que foi antes articulado com os seguintes gráficos: ciclo dos extremos, ciclo do equilíbirio/harmonia e implicações biopsicossociais. Maiores explicações e outros arquivos no endereço eletrônico da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP)

65 RESUMO DOS GRÁFICOS QUE SERÃO APRESENTADOS
O Objetivo do Gráfico Planejamento e Gestão Sistêmicos é fomentar a adoção de metodologia que possibilite serem alcançadas a efetividade, a sustentabilidade e a Paz, interna e externa. Levando em consideração que as causas do crescente desrespeito à natureza e à dignidade humana (própria e dos demais), são sistêmicas, ou seja, decorrem de relações interdependentes e interrelacionadas entre diversos componentes do Habitat, preconiza-se a adoção da metodologia de Planejamento e de Gestão Sistêmicos, que possibilita, a partir do(s) foco(s) prioritário(s) escolhido(s) (como, por exemplo, o planejamento familiar, o crack, a gripe H1N1, um alagamento, a construção de uma estrada, etc.) e relevando o contexto familiar, a visão e a integração de recursos multidisciplinares, intersetoriais e transdisciplinares. Assim, pode-se estabelecer o que fazer, como, quem, onde e quando/porque, bem como de que forma mapear e integralizar todos esses componentes. Para isso, é importante que seja percebida a missão comum, a ser concretizada com o atendimento integral das necessidades fisiológicas, psicológicas - segurança, pertencimento e autoestima - e de autorrealização (diferentemente de desejos), gerando impactos proporcionais nos três eixos da sustentabilidade (econômico, social – saúde, educação, cidadania e segurança – e ambiental) e através da cooperação. Desse modo, são produzidos efeitos públicos, agregando valor sustentável às atividades desenvolvidas.

66 RESUMO DOS GRÁFICOS QUE SERÃO APRESENTADOS
Essa missão comum, vislumbrada como efeitos públicos, exige e favorece a formação de redes de cooperação para a atuação sistêmica, priorizando a família e permitindo a integração dos três setores (público, privado e sociedade civil organizada) e dos indivíduos da comunidade em geral. Esse contexto, favorece a democracia, participativa e representativa, propiciando o Desenvolvimento Harmônico e Sustentável (DHS) e a sobrevivência de todos os seres vivos. Contudo, para que isso possa ser consolidado, o planejamento e a gestão deverão produzir o pensamento sistêmico, contemplando o mapeamento das necessidades, possibilidades e atividades relacionadas ao(s) foco(s) prioritário(s), com o que se poderá atuar de forma sistêmica. Desse modo, possibilita-se a inclusão das pessoas principalmente naquelas ações nas quais se sentem entusiasmadas, fazem a diferença (‘slice of heart’) na sociedade, sendo, por isso, lembradas, reconhecidas e valorizadas. Assim, os membros da sociedade constatarão que são úteis no contexto maior, o que aumenta a motivação na busca de aperfeiçoamento, gerando sustentabilidade no ambiente interno e externo. Isso propicia a conscientização da corresponsabilidade e a compreensão do binômio dever-direito, despertando a noção de contexto e afastando práticas imediatistas baseadas exclusivamente na punição ou vitimização. Desenvolve, dessa maneira, o perceber e agir (valores) de forma sistêmica.

67 RESUMO DOS GRÁFICOS QUE SERÃO APRESENTADOS
Em termos mais amplos, esse contexto permite o acesso a recursos aptos a implementar ações (voluntariado, CAIXA, BNDES - Redes Sociais, etc.), bem como garante o cumprimento de diversos Tratados, Convenções, Pactos e Planos de Ações das várias Conferências das Nações Unidas (Agenda Habitat para Municípios, Convenção Sobre os Direitos da Criança, Plano de Ação da Conferência Mundial de População e Desenvolvimento, etc.). Ademais, como a metodologia de Planejamento e de Gestão Sistêmicos embasa-se em metodologias de gestão reconhecidas internacionalmente e utiliza ferramentas e sistemas de avaliação, pode-se elaborar indicadores de desenvolvimento sistêmico e, até mesmo, um Índice de Desenvolvimento Harmônico e Sustentável (IDHS), transparentes e, portanto, confiáveis. Desse modo, diminui o risco dos investimentos efetivados, o que atrai novos recursos nacionais e internacionais. Assim, desenvolve-se um ciclo de efeitos públicos, ambiente no qual são alcançadas a efetividade e a sustentabilidade. Na verdade, a Paz, interna e externa.

68 68 68

69

70

71

72

73

74

75 RESUMO DOS GRÁFICOS QUE SERÃO APRESENTADOS

76 RESUMO DOS GRÁFICOS QUE SERÃO APRESENTADOS

77 RESUMO DOS GRÁFICOS QUE SERÃO APRESENTADOS

78 RESUMO GERAL DOS GRÁFICOS

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88 Por que és o que és, sentes o que sentes, buscas o que buscas?
Qual a contribuição da família no traçado deste ser? Rodrigo Schoeller de Moraes Arquivos:

89

90

91

92

93

94

95

96

97

98 Rodrigo (rsmoraes@mp.rs.gov.br)
Qual é o sentido da vida? Qual é a nossa missão comum? Parece que o mais importante na vida é a Qualidade das Relações que estabelecemos com nossa consciência e com os seres vivos e objetos com os quais interagimos. Parece mais! Parece que para nós atingirmos a sustentabilidade, a efetividade e a Paz, interna e externa, é necessário que percebamos isso. Rodrigo Arquivos:


Carregar ppt "Valores, Planejamento e Gestão Sistêmicos e o Ministério Público rsmoraes@mp.rs.gov.br Arquivos: www.fmp.com.br/2008/img/gestao_conteudos/ F."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google