A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NAE – Núcleo de Atualização Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NAE – Núcleo de Atualização Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 NAE – Núcleo de Atualização Educacional
Tecnologia na Educação “O melhor é quando os conhecimentos técnicos e pedagógicos crescem juntos, simultaneamente, um demandando novas ideias do outro. O domínio das técnicas acontece por necessidades e exigências do pedagógico e as novas possibilidades técnicas criam novas aberturas para o pedagógico, constituindo uma verdadeira espiral de aprendizagem na sua complexidade técnica e pedagógica.” (Valente,2002a)

2 Depoimento do Professor Thomaz
Aprender a ser professor formador e construir uma prática educativa no dia-a-dia é bem dinâmico. Dou aula há uns vinte anos e nesse tempo por várias vezes tive a impressão que estava evoluindo e, algumas vezes, voltei atrás em função de alguma coisa que achei que não estava dando certo. Têm coisas que na teoria você pensa, monta e acredita que “isso aqui é uma evolução!!” e aí quando você aplica vê que não é bem aquilo. Por exemplo, essas novas tecnologias. Já tive momentos em que estava bem resistente em usar isso e pensava: “como é que vou ensinar cálculo sem a lousa?” Porque eu achava que na lousa você vem com a aula esquematizada e não pronta, e aliás, faço isso até hoje, tenho a aula esquematizada na minha cabeça mas ela não está pronta, depende da classe, e à medida que vão surgindo dúvidas, eu vou montando a aula. Não sei se é o mais correto, mas tenho a impressão de que funciona.

3 Depoimento do Professor Thomaz
E teve momentos em que falei... “isso perde muito tempo” e se usar a multimídia com power-point e fizer animações vai muito mais rápido e, realmente, é mais rápido. Você cobre um conteúdo bem mais extenso em bem menos tempo só que tenho percebido é que não fica muita coisa, fica leve, o aluno vê, é rápido e cheio de animações, mas ele não aprende como quando o processo é mais lento. Você acaba falando de muito mais conteúdo, mas a relação parece não ser de tanta qualidade. Acho que é por causa da interação, porque a aula está pronta e este é que é o grande problema da tecnologia, você vem com a coisa pronta e não tem muita margem para mudar o que está pronto e a aula tradicional já é mais interativa. É mais interativa que a própria tecnologia que está ali em mãos. Acho que é preciso dosar as duas coisas

4 Depoimento do Professor Thomaz
Tem momentos que você tem que ir para a lousa mesmo, não tem jeito. É o velho giz e apagador. E tem momentos, por exemplo, numa revisão para uma prova, tudo bem, é pertinente que você monte uma aula de revisão usando recursos de multimídia. Enquanto você faria dez exercícios na lousa, com o multimídia você passa uns vinte. Você ganha tempo. Essa é uma das coisas que tenho percebido. Você tem que tomar cuidado com certas propostas em que você é levado a pensar que está indo para frente, mas está indo para trás. (Professor Thomaz, p. 91) Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematica Barbara Cristina Moreira Sicardi – tese – UNICAMP, 2008

5 Um pouco de conversa... O que deu certo? O que deu errado?

6 Integração Tecnológica, Linguagem e Representação
Evitar ou superar o uso ingênuo das tecnologias: - conhecer novas formas de aprender e ensinar - conhecer novas formas de produzir, comunicar e representar conhecimentos. Importância da hipermídia para estes objetivos: Para compreender as possibilidades é necessário clareza de intenções e objetivos pedagógicos. Maria Elisabeth B. De Almeida

7 Objetivos do uso das TIC na Educação
- Contribuir para processo de construção de conhecimento - Buscar, selecionar, criticar e processar informações - Criar ambientes de aprendizagem para o aluno interagir com situações e problemas - Tornar a sala de informática um espaço para o desenvolvimento de atividades que estejam de acordo com os conteúdos trabalhados de modo que ela se torne mais um recurso metodológico para atingir os objetivos propostos para a série (ano).

8 Proposta de Atividades para o mês de novembro
Sugestões práticas para os professores desenvolverem com os alunos Proposta de Atividades para o mês de novembro 1° ANO Tema 1: Leitura e produção de texto Objetivos - Conhecer o que é, qual a função e as características de um texto biográfico. - Observar mudanças ao longo do tempo. - Produzir texto oralmente: reconto. - Perceber a necessidade de retomar um texto já escrito para pensar sobre ele e aperfeiçoá-lo.

9 Procedimentos Metodológicos:
- Acessar o site - Em HISTÓRIA fazer a leitura para as crianças da BIOGRAFIA (se necessário selecionar os trechos principais), da PERSONALIDADE e do CRIADOR. Conversar sobre o que é um texto biográfico, sua função e suas características. - Em GALERIA observar as mudanças através das décadas. Clicar em cada uma das figuras e fazer a leitura para as crianças de um acontecimento da década. - Em JOGOS jogar JOGO DA MEMÓRIA e GOLEADA DO MICKEY. Ler com as crianças as orientações para o jogo.

10 - No site www. youtube. com
- No site escolher algum vídeo do Mickey para que as crianças assistam. - A partir da história assistida no vídeo produzir um texto coletivo utilizando o Word. A professora poderá fazer o registro utilizando o Datashow para que as crianças acompanhem o processo de escrita. - Num segundo momento retomar o texto produzido fazendo a sua revisão. Observar partes que podem ser melhoradas, escritas de forma mais completa ou mais clara.

11 Propostas de Atividades para o mês de novembro
4ª SÉRIE (5° ANO) Tema 1: Matemática Objetivos - Desenvolver habilidades de percepção visual e espacial. - Utilizar diferentes estratégias para solucionar um problema. - Estabelecer comparações entre objetos.

12 Procedimentos Metodológicos:
- Acessar o site - Em menu escolher JOGOS => RESTA UM, jogar. - Acessar o site - Escolher BALANÇA LÓGICA, explorar coletivamente algumas situações, principalmente as que envolvem mais de uma balança, antes de deixar os alunos jogarem sozinhos nas duplas. - No mesmo site escolher LEDS LÓGICOS. - Ler o objetivo do jogo e como jogar, deixar que os alunos joguem nas duplas e pedir que observem o número de jogadas que cada dupla utilizou para “apagar” todas as luzes. - Socializar as estratégias utilizadas.

13 Site NAE

14 Recursos... -Portal do Professor => Recursos Educacionais => áudios, vídeos, figuras, experimentos, mapas, animação e simulação => Links => Softwares Educacionais -Sites e cds variados -Twitter -Fóruns -Blogs -Chats -Sites -Orkut -

15 Linux Educacional Sistema Operacional -Pacote Educativo
- “Apostilas”: impresso, CD e arquivo em PDF (disponíveis nas Unidades Escolares)


Carregar ppt "NAE – Núcleo de Atualização Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google