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“ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SSMA EM MOMENTO DE CRISES”

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Apresentação em tema: "“ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SSMA EM MOMENTO DE CRISES”"— Transcrição da apresentação:

1 “ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SSMA EM MOMENTO DE CRISES”
Josias Messias, diretor da ProCana I Encontro Técnico GSO 2009 INTERCAMBIO DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS EM SSMA DO SETOR SUCROALCOOLEIRO 11/03/09

2 OS IMPRESSIONANTES NÚMEROS DO SETOR SUCROENERGÉTICO
PANORAMA OS IMPRESSIONANTES NÚMEROS DO SETOR SUCROENERGÉTICO (Safra 2008/09) Movimenta: R$ 51 bilhões (Produção) Representa: 1,76 % do PIB Gera: 4,5 milhões de empregos diretos e indiretos Envolve: agricultores Moe: 560 milhões de toneladas de cana Produz: 32 milhões de toneladas de Açúcar 27 bilhões de litros de Álcool Exporta: 20 milhões de toneladas de açúcar / US$ 9 bilhões 5 bilhões de litros de Álcool / US$ 2,2 bilhões Recolhe: R$ 13 bilhões em impostos e taxas Investe: R$ 6 bilhões/ano Compõem-se de: 373 Usinas e Destilarias em operação 7,7 milhões de hectares – 3,5% área agricultável

3 88,4% EMPREGOS FORMAIS EM SÃO PAULO (2003)
PANORAMA SUSTENTABILIDADE 88,4% EMPREGOS FORMAIS EM SÃO PAULO (2003) 82,8 % EMPREGOS FORMAIS NA REGIÃO CENTRO SUL (2003) O SALÁRIO MÉDIO (2002) PARA A INDÚSTRIA NO BRASIL FOI DE R$ 483,24; PARA A INDÚSTRIA DO AÇÚCAR FOI DE R$ 501,64 E PARA A DE ETANOL FOI DE R$ 554,83 (NA REGIÃO C/S, R$ 678,71) Fonte: Roberto Rodrigues, IEA – USP, 9/11/2006

4 SUSTENTABILIDADE INDICADORES SOCIAIS
PANORAMA SUSTENTABILIDADE INDICADORES SOCIAIS 95% DAS COMPANHIAS TEM AMBULATÓRIO / ENFERMARIA; 86% DAS COMPANHIAS TEM ACOMODAÇÕES PARA TRABALHADORES DE OUTRAS LOCALIDADES; 84% DAS COMPANHIAS TEM PLANOS DE BENEFÍCIOS; 74,8% DOS FUNCIONÁRIOS SÃO NASCIDOS NO ESTADO DE SÃO PAULO; 90% DOS FUNCIONÁRIOS SÃO REGISTRADOS LEGALMENTE PELAS COMPANHIAS EM QUE TRABALHAM; 58,3% DESSAS COMPANHIAS APLICAM EXAMES FÍSICOS EXIGIDOS POR LEI. Fonte: Roberto Rodrigues, IEA – USP, 9/11/2006

5 Relatório de Sustentabilidade da Unica - 2008
PANORAMA SUSTENTABILIDADE Relatório de Sustentabilidade da Unica 110 associadas: R$ 160 milhões em programas sócioambientais R$ 40 milhões em programas de manutenção e recuperação ambiental

6 X PRÉ-CRISE GRANDES CONTRADIÇÕES GRANDES INVESTIMENTOS
35 Novas Unidades + 25% área plantada CRESCIMENTO PRODUÇÃO 10% Moagem + 20% Álcool T. + 2% Açúcar X DEMANDA INCONSTANTE DIFICULDADES DE GERAÇÃO DE CAIXA -5% EBTIDA médio 2007 ENDIVIDAMENTO CRESCENTE R$3 Bilhões BNDES

7 X PERSPECTIVAS Curto Prazo REALINHAMENTO ECONÔMICO CRISE DE CRÉDITO
INADIMPLÊNCIA (em cadeia) POSTERGAÇÕES de projetos e otimizações X MERCADO: FUNDAMENTOS FIRMES AÇÚCAR > + Demanda mundial + Dólar ÁLCOOL > Consumo + 2/3 bilhões de litros

8 REALINHAMENTO ECONÔMICO > ESTRATÉGICO UNIDADE INSTITUCIONAL
PERSPECTIVAS Curto Prazo REALINHAMENTO ECONÔMICO > ESTRATÉGICO UNIDADE INSTITUCIONAL PRESSÃO SOBRE GOVERNO X REDUÇÃO CUSTOS FUSÕES & AQUISIÇÕES

9 AÇÚCAR > India (Ásia e Oriente médio)
PERSPECTIVAS Médio Prazo TRANSIÇÃO DO MERCADO MERCADO EXTERNO AÇÚCAR > India (Ásia e Oriente médio) ETANOL – Janelas MERCADO INTERNO AÇÚCAR > Vegetativo ETANOL – Demanda aquecida % da frota será Flex

10 FORTE DEMANDA ETANOL E AÇÚCAR
PERSPECTIVAS Longo Prazo PLENITUDE FORTE DEMANDA ETANOL E AÇÚCAR Concorrentes: ÁFRICA / AMÉRICA LATINA ETANOL CELULÓSICO ADOÇANTES

11 0 SETOR EM 2025 - Demanda Estimada
PERSPECTIVAS Longo Prazo 0 SETOR EM Demanda Estimada Etanol -        Doméstica 78 bilhões litros -        Exportações: 25 bilhões Açúcar -        Doméstica 20,6 milhões tons -        Exportação: 46 milhões tons Cana necessária -        ATR: 247,1 milhões tons -        Cana: 1,59 bilhões tons -        Área colhida: 16,8 milhões de hectares (rend. médio 95 tc/há) Fonte Plinio Nastari, no evento Jornalcana 20 Anos

12 Confiabilidade Comercial Logística Grandes Volumes
DESAFIOS INSTITUCIONAIS ABERTURA DE MERCADOS Confiabilidade Comercial Logística Grandes Volumes Sustentabilidade: Certificações x Barreiras Sócio-Ambientais Commodity Etanol REDUÇÃO RISCOS LEGAIS/REGULATÓRIOS ICMS - Venda direta aos postos Licenças e Outorgas MAIOR EFICIÊNCIA MECANISMOS DE MERCADO/HEDGE

13 DESAFIOS INSTITUCIONAIS
MATRIZ ENERGÉTICA Consistente e duradoura, sob a perspectiva econômica e sustentabilidade Inclusão do setor sucroenergético Bioeletricidade - Marco Regulatório INVESTIMENTOS EM PESQUISA Aproveitamento integral da Cana – Etanol de 2a geração REPRESENTANTES ÚNICOS

14 Sustentabilidade - Realinhamento Econômico > Estratégico
DESAFIOS EMPRESAS Sustentabilidade - Realinhamento Econômico > Estratégico Equação Sócio-Ambiental (Queimadas X Colheita Mecânica) Formação / Capacitação profissional Integração Produtos/Produtos/Nichos Competitividade (competição por terra - capital e subsídios internacionais) Desconhecimento pela População

15 COMPETITIVIDADE INCIPIENTE
DESAFIOS COMPETITIVIDADE INCIPIENTE Inexistência de Estratégia e Indicadores Sem orçamento/planejamento anuais Sem acompanhamento de resultados Sem recompensas por resultados

16 COMPETITIVIDADE MEDIANA
DESAFIOS COMPETITIVIDADE MEDIANA A Estratégia É formalizada, mas não é claramente entendida Os Indicadores de Performance não estão alinhados com a estratégia Orçamentos e projeções descentralizados por áreas O monitoramento dos resultados não é feito em tempo real O programa de recompensas não é atrelado à estratégia global

17 COMPETITIVIDADE MODERNA
DESAFIOS COMPETITIVIDADE MODERNA A Estratégia É formalizada Os Indicadores de Performance ESTÃO ALINHADOS com a estratégia Os Orçamentos e projeções não são amparados por tecnologias avançadas (uso de planilhas) Alguns relatórios são gerados por sistemas, mas refletem o passado O monitoramento dos resultados não é feito em tempo real Os programas de recompensas são atrelados à estratégia, mas não à retenção de talentos

18 COMPETITIVIDADE AVANÇADA
DESAFIOS COMPETITIVIDADE AVANÇADA A Estratégia é formalizada, divulgada e ENTENDIDA POR TODOS Os Indicadores de Performance ESTÃO ATRELADOS com a estratégia Os Orçamentos e projeções provêm dos Indicadores e da estratégia, e utilizam metodologia avançada O monitoramento dos resultados é feito EM TEMPO REAL Os programas de remuneração vinculam os bônus à realização dos objetivos estratégicos e à retenção de talentos

19 E O PROFISSIONAL DE SSMA?
CONCLUSÃO COMPETITIVIDADE E O PROFISSIONAL DE SSMA? Extrapolar o papel Legal Papel Estratégico - Cultura interna / Entrosamento equipes / Sistematização de processos Institucional – Porta vozes de uma nova realidade Foco em RESULTADOS IMEDIATOS >>> Benefícios Duradouros

20 Agradecimentos OBRIGADO!


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