Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
2
ComCorp 2.0 C O M U N I C A Ç Ã O E M T O D O S O S N Í V E I S
3
C Leonardo Tresse Carolina Pellon Tania Sant’Anna Vânia S Carvalho
“O mais importante na comunicação é escutar aquilo que não foi dito.” Peter Drucker
4
OBJETIVOS Apresentar o resultado da pesquisa;
Compreender o significado da comunicação; Entender as razões de uma boa comunicação corporativa; Identificar os modelos de comunicação que podem ser aplicadas nas empresas; Construir um canal de comunicação web.
5
Resultados da pesquisa
7
1. Você tem alguma experiência com o tema "Comunicação Corporativa" (interna ou externa)?
8
2. Você acredita que em todo ambiente de trabalho deve haver algum tipo de comunicação direta:
9
3. Você sabe o que é Comunicação Interna?
10
4. Você conhece a diferença entre Comunicação Interna, Endomarketing e Marketing Interno?
11
5. Você trabalha (ou trabalhou) em alguma corporação privada ou pública onde tenha convivido com os processos de Comunicação da Corporação? Caso positivo, responda as perguntas a seguir:
12
6. A empresa que trabalha (ou trabalhou) possui ações estruturadas para se comunicar com os seus funcionários?
13
7. Caso positivo, que tipos de canais são utilizados na comunicação com os funcionários?
14
8. Você está satisfeito com os canais por meio dos quais a corporação de comunica com você?
15
9. Caso negativo, que outros canais você sugere?
16
10. Você se sente atendido com as informações disponibilizadas pela sua corporação?
17
11. Caso negativo, o que você sugere para a melhoria da comunicação entre a corporação e seus funcionários, entre os funcionários e a corporação e entre os funcionários?
18
12. A informação, que é disponibilizada pela corporação para os seus funcionários, é transmitida?
19
13. Você gostaria de participar da comunicação da corporação?
20
14. Caso positivo, de que forma?
21
15. Que tipo de informação você gostaria de encontrar nos canais de comunicação da corporação?
22
EXERCÍCIOS FERRAMENTAS
23
Canal de comunicação PGTIAE
Construir um canal de comunicação do curso PGITIAE (NCE -> alunos PGTIAE / alunos PGTIAE -> NCE / alunos PGTIAE -> alunos PGTIAE). Dividir a turma em 4 grupos distintos, de acordo com conhecimentos e habilidades pessoais. Colaborativamente construir, em etapas, um canal de comunicação web. DESCRIÇÃO ESTRATÉGIA
24
Canal de comunicação PGTIAE
Brainstorm / Multivotação - Todos Planejamento - Grupo 1 Desenvolvimento Conteúdo - Grupo 2 Desenvolvimento Gráfico - Grupo 3 Construção e Testes - Grupo 4 Projeto Final - Todos ETAPAS
25
Canal de comunicação PGTIAE
Computador Acesso web TECNOLOGIA FERRAMENTAS
26
Canal de comunicação PGTIAE
Brainstorm / Multivotação - Todos O que é Brainstrom? O que é Multivotação O que é o sistema GUT? Ferramenta Planejamento - Grupo 1 O que 5W2H? Montar um 5W2H do Projeto. Desenvolvimento Conteúdo - Grupo 2 O que é Press Release? Montar um Press Release de lançamento do Projeto. CONTEÚDO + FERRAMENTAS
27
Canal de comunicação PGTIAE
Desenvolvimento Gráfico O que é Twitter? Fique por dentro! Como customizar a página do Twitter? Ferramenta Construção e Teste Projeto Final CONTEÚDO + FERRAMENTAS
28
O que é comunicação Comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou.
29
Alguns conceitos Segundo Chiavenato (2000, p. 142), é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Ao conceito de Scanlan (1979, p. 372), a comunicação pode ser definida simplesmente como o processo de se passar informações e entendimentos de uma pessoa para outra. Num conceito mais amplo e moderno, o profissional precisa proporcionar uma comunicação clara e precisa, ter decisões rápidas, visão e ação integral, iniciativa própria e informação plena do negócio da empresa.
30
O processo de comunicação
O processo de comunicação é composto de três etapas subdivididas: Emissor: é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem. Mensagem: é a idéia em que o emissor deseja comunicar. Receptor: é a etapa que recebe a mensagem, a quem é destinada.
31
Comunicação CORporativa
Interna e Externa, para dentro e para fora, de cima para baixo e de baixo para cima, comunicação integrada.
32
formas de se comunicar Boletim Interno Centro de História E-mail
Intranet Quadros de Avisos Reunião Aberta Revista TV Corporativa Website
33
Comunicação CORporativa
“Quando um profissional realmente conhece os planos da empresa em que trabalha, ele pode colaborar com as mudanças propostas.” A comunicação corporativa cria essa realidade.
35
ComCorp 2.0 C O M U N I C A Ç Ã O E M T O D O S O S N Í V E I S
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.