A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

e Tendências pedagógicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "e Tendências pedagógicas"— Transcrição da apresentação:

1 e Tendências pedagógicas
As Teorias da Educação e Tendências pedagógicas

2 Pedagogia “Teoria da Prática”
Equacionar Relação educador e educando Orientar Processo de ensino e aprendizagem

3 concepções pedagógicas?
Quais são as tendências concepções pedagógicas?

4 PEDAGOGIA TRADICIONAL
Primeira Prioridade à teoria sobre a prática. PEDAGOGIA TRADICIONAL

5 Segunda PEDAGOGIA NOVA
Subordinam a teoria à prática. PEDAGOGIA NOVA

6 “Teorias da aprendizagem” “Teorias de ensino” x

7 "Como ensinar?" "Como aprender?" X

8 A trajetória inicial da Pedagogia no Brasil

9 A concepção pedagógica tradicional religiosa (1549-1759)
A pedagogia católica chegou através da “pedagogia brasílica” e depois, na versão do “Ratio Studiorum”.

10 Etnocentrismo Se Marx pôde dizer que, para os teólogos, a sua própria religião é considerada obra de Deus ao passo que a religião dos outros é obra dos homens

11 Etnocentrismo ... para os jesuítas a religião católica era considerada obra de Deus, enquanto que as religiões dos índios e dos negros eram obras do demônio.

12 Ratio Studiorum & Pedagogia Tradicional
Essa concepção pedagógica se caracteriza por uma visão essencialista de homem.

13 Pedagogias tradicionais religiosa e leiga (1759-1932)
“Reformas pombalinas da instrução pública” Privilégio do Estado em matéria de instrução.

14 “aulas régias” Disciplinas avulsas
professor nomeado e pago pela coroa portuguesa com recursos do “subsídio literário” instituído em 1772.

15 Escola das primeiras letras
Após 1808 divulgação do método de ensino mútuo - lei das escolas de primeiras letras, de 15 de outubro de 1827.

16 As tendências Liberal Progressista.

17 Libâneo A adoção de uma determinada tendência ou de outra depende, diretamente, dos condicionantes sócio-políticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade.

18 Libâneo E, conseqüentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor-alunos, técnicas pedagógicas etc.

19 Pedagogia liberal Preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais Adaptá-los aos valores e às normas vigentes

20 Pedagogia progressista
Análise critica das realidades sociais; finalidade política; contra o autoritarismo; valoriza a experiência vivida; ênfase ao processo de aprendizagem grupal.

21 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
PEDAGOGIA LIBERAL PEDAGOGIA PROGRESSISTA 1 – Tradicional 1 – Libertadora 2 – Renovada Progressivista 2 – Libertária 3- Renovada Não-Diretiva 3 – Crítico–social dos conteúdos 4 – Tecnicista

22 Pedagogia Liberal O termo liberal não tem o sentido de ‘‘aberto’;
Defende a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade; Vem sendo dotada nas últimas décadas.

23 Pedagogia Liberal Tradicional
Centrada na figura do professor; O professor utiliza-se da oralidade para transmitir seus conhecimentos aos alunos; O aluno passivo.

24 Pedagogia Liberal Tradicional
Acredita-se que o aluno aprende por ouvir o professor, visualizar objetos, mapas, gravuras e por realizar exercícios repetitivos.

25 PEDAGOGIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
John Dewey – crença na relação entre a teoria e a prática; Entende que o conhecimento é construído quando compartilhamos experiências.

26 A teoria Piagetiana O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos. Piaget diz que a embriologia humana evolui também após o nascimento, criando estruturas cada vez mais complexas.

27 A teoria Piagetiana A construção da inteligência dá-se portanto em etapas sucessivas; “construtivismo sequencial”.

28 Emilia Ferreiro e o construtivismo
Pesquisou o processo mental pelo qual as crianças aprendem a ler e a escrever. Restringiu-se a desenvolver uma teoria científica.

29 Maria Montessori Importância aos materiais didáticos com o objetivo de despertar um interesse espontâneo na criança; Obter concentração natural nas tarefas; Criar ambiente propício à auto-educação.

30 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA
A escola tem o papel de formar atitudes, para tanto o professor deve ser um facilitador como diz Carl Rogers.

31 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA
O professor deve aceitar a pessoa do aluno; Permitir o autodesenvolvimento; Adequar a pessoa àquilo que o ambiente solicita.

32 Oposição a Skinner Rogers se opôs à teoria de B.F.Skinner de que o homem nasceria como uma máquina e que a sua personalidade seria moldada pelo meio através de repetições e condicionamentos.

33 A essência da humanidade
Para Rogers todos os homens são bons na sua essência; O aprendizado deveria ser organizado no sentido do indivíduo para o meio.

34 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA
Baseada na técnica; A preocupação com o mercado de trabalho; Colaborar com a ordem vigente.

35 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA
Embasada pela análise comportamental de Skinner, o que garante a objetividade da prática escolar. O objetivo é transmitir ao aluno “eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas.

36 As Leis 5.540/68 e 5.692/71 Caracterizadas por uma visão utilitarista de educação; reformas se inspiraram na Teoria do Capital Humano; relação direta entre educação e sistema produtivo - “escola-empresa”; Formação de mão-de- obra,consumidores, etc.

37 A Lei 5.540/68 - Reforma Universitária
Estabeleceu o fim da cátedra e a departamentalização; instituiu os cursos “parcelados” através dos créditos.

38 A Lei 5.692/71 Objetivou o ensino profissionalizante - ginásios orientados para o trabalho (GOT); profissionalização compulsória no ensino de 2º grau; Relação com o modelo de industrialização associado ao capital estrangeiro.

39 PEDAGOGIA PROGRESSISTA
“O termo ‘progressista’ (...) é usado aqui para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sóciopolíticas da educação” (LIBÂNEO, 1992:32).

40 PEDAGOGIA PROGRESSISTA
Estas tendências analisam, criticam e discutem os aspectos sóciopolíticos e econômicos da sociedade.

41 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA
Educação crítica - busca entender as relações do homem com a natureza e dos homens entre si; interferir no processo de transformação da realidade; esta pedagogia tem um caráter político intenso.

42 O Método Paulo Freire Consiste numa proposta para a alfabetização de adultos, que criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita.

43 Conscientização A partir da discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação.

44 A conscientização Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.

45 As pedagogias Paulo Freire ( ) refere-se a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes e a pedagogia do oprimido, na qual a educação surgiria como prática da liberdade.

46 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA
Objetivo de transformar a personalidade do aluno para atuar no sistema. Tem um caráter político também, mas voltado à autogestão.

47 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA
Modificações institucionais a partir dos níveis subalternos; “contaminar” todo o sistema; Contra qualquer forma de poder ou autoridade.

48 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA
O conhecimento não é a investigação cognitiva do real mas, sim, a descoberta de respostas relacionadas às exigências da vida social. acredita na liberdade total; importância ao processo de aprendizagem grupal.

49 Concepção Freinetiana
Mudanças necessárias e profundas na educação deveriam ser feitas pela base, ou seja, pelos próprios professores. Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos.

50 TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
O objetivo primordial desta tendência é a difusão de conteúdos, mas não qualquer conteúdo, e sim de um conteúdo contextualizado

51 TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
... um conteúdo que não pode se dissociar da realidade social, porque a escola é parte integrante da sociedade, portanto, “agir dentro dela é também agir no rumo da transformação” (LIBÂNEO, 1992:39).

52 Demerval Saviani Modelo que deriva de uma concepção que articula educação e sociedade parte da constatação de que a sociedade em que vivemos é dividida em classes com interesses opostos. Esse método apresenta cinco passos metodológicos que veremos a seguir.

53 PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Ponto de partida de todo o trabalho docente. Evidencia que a prática social é comum a professores e alunos. Consiste no primeiro contato que o aluno mantém com o conteúdo trabalhado pelo professor.

54 PROBLEMATIZAÇÃO Constitui o elo entre a prática e a instrumentalização. “Trata-se de detectar que questões precisam ser resolvidas no âmbito da prática social e, em conseqüência, que conhecimento é necessário dominar” (Saviani, 1999, p.80).

55 INSTRUMENTALIZAÇÃO Consiste na apreensão, “dos instrumentos teóricos e práticos necessários ao equacionamento dos problemas detectados na prática social; Trata-se da apropriação pelas camadas populares de ferramentas culturais necessárias à luta que travam diuturnamente para se libertar das condições de exploração em que vivem.

56 CATARSE Parte da síncrese inicial à síntese;
momento em que ele estrutura, em nova forma, seu pensamento sobre as questões que o conduziram a construção do conhecimento.

57 CATARSE Trata-se da constituição de uma espécie de "segunda natureza“
Formas de pensar e agir produzidas histórica e socialmente, incorporadas pelo indivíduo que as utiliza de forma natural, mas que na verdade resultam de um longo processo educativo.

58 PRÁTICA SOCIAL FINAL Conforme Saviani (1999, p.82), a prática social inicial e final é a mesma, embora não o seja. É a mesma enquanto se constitui “o suporte e o contexto, o pressuposto e o alvo, o fundamento e a finalidade da prática pedagógica

59 PRÁTICA SOCIAL FINAL E não é a mesma, se considerarmos que o modo de nos situarmos em seu interior se alterou qualitativamente pela mediação da ação pedagógica...”.

60 PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL
Papel da Escola Conteúdos Métodos Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade Conhecimento e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. Exposição e demonstração conceitos da matéria e / ou por meios de modelos. Professor x aluno Aprendizagem Manifestações Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. Nas escolas que adotam filosofias humanistas clássicas ou científicas.

61 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADORA PROGRESSIVA Papel da Escola Conteúdos
Métodos A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas. Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas. Professor x aluno Aprendizagem Manifestações O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança É baseada na motivação e na estimulação de problemas Montessori Decroly Dewey Piaget Lauro de oliveira Lima

62 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADORA NÃO-DIRETIVA
Papel da Escola Conteúdos Métodos Formação de atitudes. Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos Método baseado na facilitação da aprendizagem Professor x aluno Aprendizagem Manifestações Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito Aprender é modificar as percepções da realidade. Carl Rogers, "Summerhill" escola de A. Neill

63 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA
Papel da Escola Conteúdos Métodos É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. São informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações Professor x aluno Aprendizagem Manifestações Relação objetiva onde o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las. Aprendizagem baseada no desempenho. Leis 5.540/68 e /71.

64 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA
Papel da Escola Conteúdos Métodos Visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. Temas geradores. Grupos de discussão. Professor x aluno Aprendizagem Manifestações A relação é de igual para igual, horizontalmente Resolução da situação problema Paulo Freire.

65 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA
Papel da Escola Conteúdos Métodos Transformação da personalidade num sentido libertário e de auto-gestão. As matérias são colocadas mas não exigidas. Vivência grupal na forma de auto-gestão. Professor x aluno Aprendizagem Manifestações É não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres Aprendizagem informal, via grupo. C. Freinet. Miguel Gonzalez Arroyo.

66 TENDÊNCIA PROGRESSISTA "CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS OU "HISTÓRICO-CRÍTICA"
Papel da Escola Conteúdos Métodos Difusão dos conteúdos Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber Professor x aluno Aprendizagem Manifestações Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. Makarenko B. Charlot Suchodoski Manacorda G. Snyders Demerval Saviani.

67 Vamos identificar as Tendências?
Pedagogia Liberal Tradicional 1. Seu método enfatiza a transmissão de conteúdos e a assimilação passiva. É ainda intuitivo, baseado na estimulação dos sentidos e na observação. Através da memorização, da repetição e da exposição verbal, o professor chega a um interrogatório (tipo socrático), estimulando o individualismo e a competição.

68 PEDAGOGIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
2. Para essa tendência o papel da escola é o de atender as diferenças individuais, as necessidades e interesses dos alunos, enfatizando os processos mentais e habilidades cognitivas necessárias a adaptação do homem ao meio social. Sendo o aluno o centro e sujeito do conhecimento.

69 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA
3. Negando os determinantes sociais, tem como princípios à racionalidade, a eficiência, a produtividade e a neutralidade científica produzindo no âmbito educacional, uma enorme distância entre o planejamento, preparado por especialistas e não por professores, seus meros executores, e a prática educativa.


Carregar ppt "e Tendências pedagógicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google